Você já ouviu alguém contar a sua história e teve vontade de sair ou dormir? Isso é mais comum do que se imagina, mas não deveria acontecer, afinal, o ser humano é curioso e quer saber sobre os outros.
Apesar dessa curiosidade, se a história não prender a atenção e tiver elementos com os quais o ouvinte não se identifique, está fadada ao fracasso. Por outro lado, existem histórias de vida que dão prazer de ouvir e se pudesse ficaria ali por horas apenas apreciando o que está sendo contado.
Como contar a sua história sem parecer uma pessoa chata?
Se você refletiu sobre o que eu já mencionei nesse texto e está acostumada a contar a sua história, deve estar imaginando como fazer isso sem parecer uma pessoa chata. Como fazer com que a sua história seja a interessante e não a entediante?
Primeiro você deve se preocupar em como contar a sua história, dê a ela uma sequência lógica, sem ficar indo e voltando nos acontecimentos para que todos possam acompanhar. Além disso, é muito importante saber quem é o seu público.
De acordo com a sua audiência é que deve selecionar os momentos que contará. Por exemplo, se der uma palestra para jovens lembre-se de mencionar momentos da sua juventude, de quando tinha a idade da sua plateia.
Como conquistar a atenção das pessoas?
Essa talvez seja uma das etapas mais difíceis para contar a sua história. Você não vai querer ninguém com cara de tédio, bocejando ou sentado na ponta da cadeira louco para sair correndo.
A identificação com a plateia como já foi dito é fundamental. Encontre pontos em comuns e use os para chamar a atenção. Fique atenta a reação dos outros quanto comentar sobre algum fato, se chamar a atenção conte-o mais detalhadamente.
Outra dica que sempre funciona é mudar a entonação de voz. Se ficar sempre com aquela voz morna até você sentirá sono. Quando estiver falando de um obstáculo que encontrou, fale pausadamente e com um tom de voz mais baixo. Já se for contar sobre suas conquistas e objetivos alcançados eleve um pouco o tom e deixe evidente o sorriso na voz.
O gostinho de quero mais é muito importante ele prende a atenção. Deixe para mencionar algum fato somente no final da sua história ou questione a sua plateia sobre o que acham que aconteceu. A interação faz com que todos fiquem mais atentos.
E lembre-se de que a sua história não pode se basear apenas na sua voz. Se está na frente de seu público dê movimento aos fatos. Use o seu corpo, se expresse com ele e esteja em movimento para atrair ainda mais a atenção.
Mas, se mesmo com essas dicas você ainda está insegura, pratique. Faça um roteiro e se filme contando a sua história. Depois veja o vídeo e entenda o que pode ser melhorado. Só não vale ler o seu roteiro, esse você precisa conhecer bem, afinal, está falando de você mesma.
A importância de contar história no desenvolvimento da marca pessoal
Ao contar a sua história não estará apenas divulgando fatos da sua vida, mas como aconteceu a construção da sua marca pessoal. Se ela for divulgada de forma interessante, será fortalecida e te dará mais visibilidade. Eu tenho um bom exemplo, minha própria história eu conto como se fosse a minha biografia, atrai muito a atenção do meu público da uma olhada aqui no blog.
Isso ajuda o seu público a te conhecer, pois, quanto mais eles ouvirem de alguém, mais querem conhecer essa pessoa.
Por isso, mesmo quando for fazer uma apresentação profissional ou uma palestra é muito importante que você se apresente também como pessoa. A sua história deixa evidente quais as suas habilidades e como foi realizada a construção da sua marca pessoal, fazendo com que você ganhe muito mais crédito pelos seus feitos.
Ao contar sua trajetória, pense bem em quais fatos apresentará e qual o seu público. Use todo o seu conhecimento para fortalecer a sua marca pessoal e se divulgar. Aproveite também para investir nas suas redes sociais, divulgue-as e diga que elas também ajudam a contar a sua história.
Pronta para contar a sua história? Por que não me fala um pouco dela e te digo se está indo pelo caminho certo?
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais.