Como ter mais confiança para tomar decisões importantes

Vou começar esse texto fazendo uma pergunta: O que você faz quando tem que tomar decisões importantes?

Se respondeu que fica receosa, pensa em todas as alternativas e busca opinião de outras pessoas, parabéns!

Você sabe que a sua decisão pode impactar na sua vida, na de outras pessoas e nos negócios, sendo que esses sentimentos fazem parte desse conhecimento e das consequências que podem vir.

Mas, se respondeu que prefere ficar adiando o máximo possível e joga a responsabilidade para outra pessoa na hora de tomar decisões importantes, isso não é bom. E não vai te fazer nada bem.

Por mais difícil que seja é preciso que você assuma suas responsabilidades, uma vez que somente assim poderá se tornar um empreendedor e ter uma reputação positiva. Se a todo momento deixar que outros decidam por você, logo perderá a sua autonomia e não conseguirá construir a sua marca pessoal.

Não é preciso se sentir mal por ter receio, esse é um sinal de que não tomará decisões arbitrárias por saber que as consequências podem não ser boas. Pelo contrário: é isso que te fará refletir e sempre seguir o caminho correto, escolhendo o que é melhor.

Dicas para tomar decisões importantes

Quando se trata de tomar decisões importantes como empreender, decidir mudar de cidade, admitir ou demitir colaboradores e coisas do tipo, é preciso ter calma e refletir.

Se você faz parte das pessoas que prefere jogar a responsabilidade para os outros, pare com isso! Você precisa ser dona do seu destino.

Como esse tipo de coisa não se aprende sozinha e, quando se tem ajuda todo o processo se tornar mais fácil, hoje separei algumas dicas que recebi ao longo de minha vida que me ajudaram muito.

Vamos lá?

Saiba quais são as consequências da sua decisão

Não é novidade que toda ação possui uma reação. Você está disposto a arcar com elas?

No caso de deixar seu emprego tradicional e empreender, por exemplo, você precisa decidir se está disposta a arcar com todas as dificuldades e riscos (financeiros e psicológicos) que essa ação pode desencadear em sua vida ou, em alguns casos, na vida de seus filhos e/ou marido.

Será que está pronto para encarar esse desafio? Se depois de analisar muito a resposta for sim, então é hora de seguir em frente. Se achar que não é a hora certa, que não está preparada, melhor adiar por enquanto e se preparar melhor.

Faça simulações e compare

Se tem que fazer escolhas, significa que possui mais de uma opção. Se não está seguro de qual caminho seguir, que tal simular o resultado deles? Se tem um novo cliente e você sabe que ele tomará bastante o seu tempo, por exemplo, você prefere assumir essa responsabilidade ou deixar que outro profissional o assuma?

Se optar por ficar com ele provavelmente não conseguirá passar tanto tempo com a sua família ou então dar andamento a todos os seus projetos profissionais.

Aliás, já falei aqui no blog como conciliar vida pessoa e profissional no artigo “Vida profissional e familiar: como conciliar as duas?”. Nesse caso terá que abrir mão de uma delas ou será possível assumir todas as responsabilidades.

Se optar por deixar que outro profissional assuma o cliente, terá mais tempo, mas, em compensação deixará de mostrar o seu potencial com esse trabalho específico.

Ou seja, antes de tomar qualquer decisão, é preciso pensar em todas as possibilidades e consequências das opções que você tem às mãos.

Peça conselhos de quem pode ajudar

Ouvir pessoas que já tiveram experiências semelhantes pode ajudar a tomar decisões importantes. Como disse: é totalmente normal ouvir a opinião de outras pessoas que entendem e podem te aconselhar – principalmente se passaram por uma situação parecida.

Não tenha vergonha de pedir ajuda e buscar entender o que a outra pessoa passou. Essas dicas podem ser valiosas, inclusive, na hora de fortalecer a sua marca pessoal.

Pense fora da caixa para tomar decisões importantes

Se você sempre age da mesma forma, terá sempre os mesmos resultados. Se não se arriscar, estará sempre na média e acredito que não seja isso que quer, certo?

Ouse! Pense em algo novo, não tenha medo de arriscar, saia da mesmice. Mesmo que sua ideia pareça loucura veja quais podem ser as consequências de optar por ela.

Lembro que uma vez li que uma companhia aérea conseguiu reduzir os seus custos tirando a azeitona das refeições servidas nos voos. A ideia que parece absurda e foi dada por um piloto e, ninguém deu muita importância de início. Mas, depois que fizeram as contas a empresa percebeu que tinha lógica.

Isso é pensar fora da caixa.

Ou melhor, como coloca de forma brilhante Chico Montenegro, autor e empreendedor do projeto Olhar Fora da Caixa:

“É necessário ação para que mudanças possam acontecer. O pensamento é a força motivadora, mas a ação é a força criadora. Olhar fora da caixa te motiva a agir, a ir além em suas ideias e começar a trilhar seu caminho em busca de uma vida extraordinária – ao seu modo. A vida gosta de quem se posiciona.”

pensar fora da caixa

Agora que já sabe dessas dicas espero que esteja mais preparada para tomar decisões importantes. Lembre-se que elas que te fazem crescer e ajudam a fortalecer a sua marca pessoal.

Não tenha medo de decidir, mas, de não sair do lugar por se abster.

Depois de ler todas essas dicas espero que esteja mais preparado para tomar decisões importantes. Mas se o problema é o medo, então recomendo que leia o artigo Medo de se expor? Chega vamos à luta!.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

Posts relacionados