Marca pessoal tem a ver com sua sua reputação, que tem a a ver com seus valores, caráter, familia, eu digo que é sua essência. É como os outros enxergam você através de suas ações, suas experiências e suas conexões emocionais com elas.
Marketing é uma ciência ligada as necessidades e desejos das pessoas e tem como objetivo oferecer produtos e serviços que os atendam.
O Marketing Pessoal propaga sua imagem de acordo com os desejos e necessidades dos consumidores, ou seja, dos seus clientes ou a quem você queira atingir com seu propósito.
O objetivo fundamental do marketing pessoal é divulgar suas características, aquelas que o mercado valoriza, que as pessoas ou um grupo de pessoas estejam procurando. É saber comunicar seu conjunto de valores, competências, habilidades, atitudes e comportamentos, a fim de atender desejos e necessidades de quem procura.
Trabalhar o seu marketing pessoal é essencial para formar uma imagem que você deseja, que transmita a pessoa e profissional que é. Mas já pensou em como trabalhar o seu?
Tem gente que acha que fazer marketing pessoal é vestir uma máscara e encontrar uma forma de se promover, muitas vezes de uma maneira que não condiz com a realidade. Só que não é nada disso.
Na verdade, você precisa fazer com que a sua marca pessoal seja notada e comece a ser conhecida. É divulgar as suas habilidades e deixar que as pessoas vejam.
Se está pensando em trabalhar o seu marketing pessoal para que ele possa te ajudar no reconhecimento e até mesmo na sua carreira, vou te dar algumas dicas que funcionam. Confira!
1. Crie e personalize os seus perfis nas redes sociais
É fundamental que você esteja presente nas redes sociais e que mantenha os conteúdos atualizados se quiser trabalhar o seu marketing pessoal. Porém, não misture o profissional com o pessoal completamente.
O Facebook e Instagram são redes mais voltadas a perfis pessoais, nelas você pode divulgar um pouco da sua rotina, seus pensamentos e assuntos variados. Isso não quer dizer que não possa abordar assuntos profissionais, porém, esse não deve ser o foco.
Já o Linkedin é voltado apenas para o seu perfil profissional, portanto nele devem ter apenas assuntos relacionados ao trabalho e de desenvolvimento profissional.
Separar essas informações é fundamental para trabalhar a sua imagem adequadamente e transmitir a mensagem certa ao público certo.
2. Ensine o que você sabe para trabalhar seu marketing pessoal
Transmitir conhecimento é fundamental para demonstrar o que você sabe e como pode contribuir com os outros. Ao fazer isso, trabalhará o seu marketing pessoal, ou seja, se vendendo como uma grande especialista em algum assunto.
Isso lhe renderá mais seguidores e vai ajudar a divulgar a sua marca pessoal. Para isso, faça post diários dando dicas de assuntos que você domina, ofereça valor para que as pessoas te admirem e troque informações com elas.
Eu já falei sobre ter seguidores e não apenas likes nas redes sociais, isso é muito importante para o seu marketing pessoal. Se não se lembra direito é só reler o artigo Por que você deveria buscar seguidores e não apenas “likes”.
3. Foque na construção de um networking poderoso
Quem não é visto não é lembrado, por isso cultive muito bem a sua rede relacional. Busque incluir na sua rede de relacionamento pessoas com as quais têm afinidade e que poderá trocar informações valiosas.
Apesar de ter um foco direcionado a um público específico, nunca restrinja o seu networking. É muito importante ter um mix de profissionais, afinal, a troca de informação em todos os campos é bastante valiosa.
4. Relacione-se constantemente com as pessoas no mundo virtual
A correria do dia a dia muitas vezes nos impossibilita de termos um contato tão próximo com as pessoas, tornando difícil fazer o networking. Porém, a internet proporciona algumas facilidades nesse campo, aproximando as pessoas que estão distantes.
Como eu já disse, mantenha as suas redes sociais atualizadas e use-as para se comunicar com os seus seguidores e seguidos. A troca de informações é rápida e pode ser feita de qualquer lugar.
Além disso, existem outros recursos muito valiosos, entre eles o e-mail e o WhatsApp. Quando você adota mais de uma ferramenta de comunicação tem uma chance maior de atingir mais pessoas.
Fazer o seu marketing pessoal é saber se divulgar da maneira certa para o público certo, e por isso é preciso aproveitar todos os recursos que se tem. Mas, fazer isso de forma esporádica não terá o efeito esperado, lembre-se que: Você é uma marca. E como todas as marcas, enquanto estão se divulgando são lembradas, mas quando abandonam a sua propaganda acabam esquecidas.
Trabalhe o seu marketing pessoal com frequência e seja consistente nas suas ideias e conteúdos divulgados. O reconhecimento não virá da noite para o dia, mas, quando o sucesso começar ele só tende a crescer.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais.