Muita gente vem me perguntando se o marketing pessoal pode ajudar a ganhar mais, pois, é preciso investir tempo e às vezes dinheiro para o construir. É claro que a ideia é ter um retorno financeiro, afinal, não estará se dedicando para não ganhar nada com isso.
Já vou avisando, ter um bom marketing pessoal não necessariamente te fará ganhar mais, porém, pode contribuir com a sua carreira e ser uma meio de conquistar uma remuneração maior.
Você deve estar pensando: Jac, se ele não me faz ganhar mais, como influência na minha remuneração?
Vou te explicar como seu marketing pessoal afeta as suas finanças e como conseguir encher o seu cofrinho.
Trabalhe o conteúdo online
Uma das possibilidades de ganhar mais é utilizar a internet a seu favor depois de ter uma marca pessoal forte e reconhecida. As pessoas vão procurar o seu site e redes sociais para te seguir e aprender um pouco mais com você e, nesse momento é possível conseguir dinheiro.
Se o seu site tem um grande número de visitantes, as empresas te procurarão para colocar um anúncio pago nele. Se possui um canal no Youtube, as visualizações do seu vídeo podem ser convertidas em dinheiro.
Um livro digital é outra maneira de conseguir atingir esse objetivo, afinal, as pessoas pagam por produtos de pessoas que tem uma marca pessoal forte e na qual elas acreditam.
Venda os seus produtos
Você já deve ter notado que muitas pessoas criam linhas de produtos com o seu nome ou vinculam o seu nome a uma marca. São inúmeros exemplos. A atriz Taís Araújo vincula a sua imagem a uma linha de shampoos e Gisele Bündchen promove uma empresa de TV por assinatura.
Isso sem falar em quem possui sua própria linha de produtos como a Larissa Manoela que aproveitou a fama para vender livros e Giovanna Ewbank que abriu o seu salão de beleza.
Por serem especialistas em uma determinada área, essas mulheres aproveitaram o prestígio e reconhecimento que possuem para divulgar e vender um produto. Você pode fazer o mesmo e começar o seu negócio vinculado ao seu nome que é forte.
Crie os seus cursos e palestras
Quando trabalhar bem o seu marketing pessoal, será uma autoridade na sua área e as pessoas terão interesse em aprender com você. Hoje conhecimento é algo muito importante e valioso, mas, com tanta gente querendo ganhar dinheiro nessa área, a qualidade acaba prejudicada.
É nessa hora que você pode se destacar, crie um conteúdo que atenda a sua audiência e que realmente possa ajudar os outros a aprenderem o que precisam.
Elabore cursos e palestras, presenciais ou online e venda o seu conhecimento com qualidade. Se além de dominar um assunto ainda conseguir transmitir bem o seu conhecimento, poderá ganhar mais, e o melhor, fazendo o que você sabe.
Direcione o seu marketing pessoal para possíveis clientes
Um dos grandes erros das profissionais e empresárias é trabalhar o marketing pessoal para pessoas conhecidas e que nada tem a ver com os seus negócios. Se direcionar os seus esforços para o público certo, nesse caso para possíveis clientes conseguirá um retorno.
Passará a ser conhecida e isso fará com que o seu trabalho ganhe destaque e outras pessoas comecem a te procurar profissionalmente.
Consiga um emprego que remunera melhor
Se a ideia é apenas ganhar mais como profissional de uma empresa, use o seu marketing pessoal. Por meio do seu networking conhecerá outros profissionais que podem te indicar e dar referências quando estiver buscando uma recolocação.
Comigo sempre foi assim, eu trabalhei o meu marketing pessoal e era convidada a ingressar nas empresas para ganhar mais do que estava recebendo naquele momento. Se não tivesse trabalhado a minha marca pessoal, teria mais dificuldade em conseguir uma boa recolocação e que pagasse bem.
Saiba montar a sua rede relacional e a informe quando estiver em busca de uma nova oportunidade, poderá ficar surpresa com as chances que aparecerão.
Depois de entender que o marketing pessoal não é um fim, mas um meio de conseguir ganhar mais, terá uma nova motivação para cuidar da sua imagem e divulgação. Se começar a fazer tudo certo em pouco tempo verá que a sua remuneração está bem maior do que quando não se preocupava em se promover.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!
Jac Lopes