Olá, minha amiga! Onde está seu maior valor? O que você considera importante e fundamental, hoje? Que valores você jamais abriria mão, independentemente da situação em que se encontre?
Sobretudo, entender qual é esse valor pessoal pode te auxiliar a nortear a vida, as suas ações, fazendo com que você entenda a razão por ir em direção a uma rota, e não outra.
Assim como precisamos estabelecer metas para o alcance de todos os nossos propósitos, também é necessário ter em mente onde está o nosso maior valor. Ele reúne todas as ações que temos a fim de conseguir obter os resultados e sucesso almejado!
Onde está seu maior valor, então?
É possível não saber muito bem quais são os seus valores. Inclusive, pode ser que você nunca tenha se dado conta disso. Todas as pessoas precisam e têm alguns valores específicos para si.
Estes valores são capazes de influenciar diretamente na maneira como você age frente a determinadas situações e de como se relaciona com os outros.
Você, sendo uma marca, já deve ter ouvido falar sobre valores empresariais. Mas é muito raro falar sobre o valor pessoal.
Não se engane! De uma forma ou de outra, os valores acabam se manifestando na maneira como pensamos, agimos, falamos e nos relacionamos. Eles são pertinentes até no modo como você anda e se expressa! É assim que você descobre onde eles estão.
Mas de onde vêm esses valores?
Eles vêm da própria educação que temos em casa, valores que encontramos na escola quando crianças e jovens, em livros, religião e afins.
É uma vertente intrínseca a você. Mas o mais importante sobre os valores é o modo como você os expressa. Isso precisa ser claro!
Imagine: você consegue perceber se tem demonstrado a atitude correta sobre si e o que pensa?
É muito importante refletir sobre o valor que é inegociável para você. Isto é, aquilo que você não consegue abrir mão. Reflita também sobre aquilo que é mais flexível, que pode sofrer alteração a depender do momento e das situações.
Estes valores caracterizam você.
A sua marca e seus valores
Toda marca tem missão, visão e seus valores, não é mesmo? Os valores, no entanto, compreendem a maneira como uma marca deve se apresentar na sociedade e no mercado.
Trata-se do modo como a marca quer obter reconhecimento. Isso ajuda a definir, inclusive, a postura do profissional – e profissionais envolvidos – da marca.
Há o reconhecimento de algumas marcas pelo produto de qualidade. Outros, pela segurança dos serviços, pelo atendimento respeitoso, por atitudes sustentáveis e afins.
É possível dizer que o estabelecimento dos valores de uma marca é a mesma coisa que fazer a definição dos princípios.
E por que isso é importante? Simples. Os valores fazem parte do contexto da marca, de todas as atitudes e pensamentos.
Por isso, uma marca de sucesso precisa ter seus valores bem definidos. Eles guiarão o caminho até que a missão se concretize!
O seu maior valor!
Quando a gente é criança, obedece a muitas regras impostas pelos ambientes em que estamos presentes: família, casa, escola.
Nem sempre entendemos essas regras, mas as respeitamos, porque isso era considerada uma atitude valorosa, que expunha caráter.
Mas com o passar do tempo, criando nossas próprias experiências e maturidade, os valores se moldam com aquilo que achamos correto, adequado e realmente importante.
Já ouviu aquela frase que diz “o seu maior valor é aquele que você se dá”? Pois é algo muito próximo disso mesmo.
O seu maior valor se integra à prática de atitudes respeitosas, uma comunicação clara, responsabilidades, conhecimento e engajamentos.
Os valores, enquanto marca, focam nas estratégias, nas atitudes que precisa tomar diariamente, e não esquecem a sua missão.
Dentre os seus principais valores, qual deles é o que mais inspira, motiva e engaja? Pois bem. Este é o seu maior valor!
Talvez o meu maior valor esteja engajado em guiar as pessoas que me procuram a encontrarem um norte para o que elas já estão determinadas a realizar. Determinação? Comprometimento? Responsabilidade? Confiança? Respeito? Todos estes são termos que a gente sempre vê por aí.
Mas o importante mesmo é saber onde ele está.
E lembre-se: Sua Marca é Você!
Com amor,
Jac Lopes