Para não dizer que não falei de marca pessoal na Copa de 2018

O sonho da Copa do Mundo de 2018 para o Brasil acabou na última sexta feira, me marcou porque era véspera do meu aniversário, estava torcendo muito para o Brasil como muita gente. Cada jogo eu vibrava  e queria muito ver os gols e os meninos jogarem bem. O melhor é que daqui a quatro anos tem outra .

Essa Copa me inspirou muito a falar sobre marketing pessoal, o que eu queria falar hoje não é exatamente sobre futebol, mas como as pessoas se comportam e alguns acontecimentos recentes.

Você deve ter visto na mídia que alguns torcedores brasileiros cercaram uma russa e começaram a falar algumas palavras que ela não estava entendendo. Eles se referiam ao órgão sexual dela.

Dava para perceber que ela ficou sem reação e, se tivesse entendido o que foi dito, provavelmente não gostaria e muito menos repetiria.  

Notícia velha, né? Mas bem importante e que não deve ser esquecida. Leva anos para você construir reputação e imagem e segundos para destruí-la.

A questão é que quem fez isso se mostrou como? De que forma fizeram o seu marketing pessoal e que marca pessoal transmitiram?

Quem viu o vídeo, na maioria das vezes, não aprovou. Alguns classificaram como uma brincadeira sem graça e outros disseram que foi ofensivo. Os torcedores brasileiros que cercaram a mulher ficaram com a sua marca pessoal manchada e passaram a ser conhecidos mundialmente por algo negativo.

O marketing que fizeram foi o de homem machista, que não respeita as mulheres. Agora, imagine a repercussão que isso teve. Em pouco tempo os internautas começaram a buscar que eram essas pessoas e o que faziam. Com a ajuda da internet conseguiram o que queriam.

Três participantes foram identificados, um advogado, um tenente da Polícia Militar e um engenheiro civil. Agora eu te pergunto, você contrataria para te defender um advogado que não cumpre um código de ética. Se sentiria segura com um policial que não respeita as pessoas? Deixaria a reforma da sua casa na responsabilidade de um engenheiro que faz brincadeiras de mau gosto?

Provavelmente não, e se os encontrasse pela frente, recusaria o trabalho deles. As empresas em que trabalham e prestam serviços também foram por esse caminho. Já está sendo investigada a postura e dois deles perderam o emprego.

Só que a questão não é apenas essa. Imagine quanto tempo o tenente da polícia demorou para construir a sua marca pessoal como de um profissional sério e conseguiu colocar tudo a perder em minutos. O advogado estudou anos tentando passar uma imagem de respeito e que cumpre as leis e jogou tudo fora.

Eu sempre digo que nós precisamos nos policiar a todo momento e que atitudes que temos podem afetar a nossa marca pessoal. O que fazemos, mesmo que seja em momentos de lazer, acaba impactando na vida e no trabalho.

Cuidado para não manchar a sua marca pessoal na próxima Copa

Acho que esse exemplo serviu de alerta, afinal você deve querer se divertir durante os jogos.

Só que é preciso ter cuidado, até porque eles estão sendo, em boa parte, em dias e horários comerciais e muita gente vai assistir da empresa. Nesses casos, é preciso ter cuidado redobrado com o seu marketing pessoal. Divulgue-se como uma torcedora consciente, não a que xinga o juiz e ofende o outro time.

Se for assistir em um bar ou com os amigos também fique atenta, não beba demais e tenha um comportamento adequado com os objetivos da sua marca pessoal. Imagine se um vídeo vai parar na internet, que repercussão gostaria que ele tivesse? Da torcedora que está se divertindo ou da desbocada que não respeita ninguém?

A Copa 2022 será um momento para aproveitarmos e torcemos ainda mais para o Brasil, mas também para cuidarmos do nosso marketing pessoal. Mostre-se como uma torcedora exemplar.

Lembre-se do que eu sempre ensino, cuide e valorize a sua marca. Use a internet a seu favor para se promover por algo positivo, e se está na dúvida se a repercussão será boa, talvez seja válido não arriscar.

E como a próxima copa já já está aí de novo, será o momento de ser ainda mais brasileiro e mostrar a sua torcida, que tal fazer isso de acordo com a sua marca pessoal? Aproveite para fazer uma postagem torcendo para o Brasil e divulgar  a sua marca pessoal de forma correta.

E lembre-se: a sua Marca é Você!

Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal

Posts relacionados