Recentemente estava vendo uma reportagem que falava que o empreendedorismo entre as mulheres têm crescido muito, cerca de 34% nos últimos 14 anos. Isso é uma ótima notícia, fico muito feliz, sempre empreendi no meu próprio trabalho.
Empreender deve estar no seu dia a dia, em tudo que você fizer. Poder ver cada vez mais pessoas investindo no seu próprio negócio e realizando um sonho é sensacional, ainda mais em um país como o Brasil.
O problema é que junto com essa nova fase pode surgir um problema mais comum do que se imagina: a solidão do empreendedorismo. Aí você pensa, qual o sentido de abrir um negócio se, no fim, você vai se isolar de todas aquelas pessoas que você ama?
Isso acontece porque nem sempre é fácil encontrar pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você. Nessa situação tomar decisões fica tudo mais difícil, pois não terá com quem discutir ou até compartilhar responsabilidades.
Eu por algum tempo tive dificuldade para colocar meus projetos em andamento, entre eles o meu Blog, eu tinha medo de sofrer com a solidão do empreendedorismo. Mas, eu também sabia que tinha uma boa reputação como profissional, então por que não trabalhar mais ainda a minha marca pessoal? Conheci pessoas ótimas, que acreditaram na minha ideia e estão ao meu lado me ajudando. Nada melhor do que se cercar de bons profissionais. Foi o que eu fiz me cerquei de gente boa e qualificada.
Percebi que não adiantava eu querer me cobrar demais, não deveria buscar a perfeição e sim fazer um bom trabalho. Foram esses pensamentos que ajudaram a não me sentir sozinha e aos poucos poder ver que tinha mais companhia do que imaginava.
Ter uma vida social pode ajudar no empreendedorismo
Para fugir da solidão do empreendedorismo eu sempre digo que a melhor coisa é estar rodeada de pessoas – e não necessariamente aquelas relacionadas ao seu negócio. Simplesmente sair para jantar com as amigas, por exemplo, pode ser uma grande ajuda para o seu negócio.
Inclusive você pode ter insight nesses momentos de descontração e que te farão prosperar. Imagine se você tem uma loja em um shopping que vende roupas infantis e em uma conversa durante esse jantar uma amiga comenta que não consegue encontrar vestidos para a filha dela ir a um casamento.
Pronto, você acabou de ter uma oportunidade de negócio surgindo em uma conversa “informal”. Pode começar a vender vestidos de festas na sua loja. E o melhor: não ficou sozinha para ter essa ideia, ela foi compartilhada, evitando que você precisasse criar tudo.
São esses pequenos momentos que podem te ajudar no empreendedorismo e que fazem com que não se sinta sozinha. Muitas vezes as pessoas acabam te ajudando sem que elas nem mesmo saibam. Eu te garanto que isso é um grande alívio no peso que você precisa carregar.
E não vale falar que não tem tempo para vida social com um monte de responsabilidades com a sua empresa! Como falei no texto anterior, é possível conciliar a vida profissional e familiar com algumas dicas simples.
Acabe de vez com a solidão do empreendedorismo
E se você não conseguir espantar a solidão no empreendedorismo com uma vida social ou com pessoas que te apoiem sempre? Te dou outra dica: procure se reunir com pessoas que possam te ajudar.
Procure participar de grupos que contam com empreendedores. Hoje existem encontros que permitem que pessoas de negócio se conheçam e troquem informações. A internet também é uma ótima ferramenta, com ela é possível ler artigos sobre o assunto, participar de grupos no WhatsApp, interagir em redes sociais, entre outros.
Eu já falei que tenho pessoas que me apoiam e me ajudam nos meus projetos, o que para mim foi muito importante. Porém, percebi que nem todo mundo tem essa oportunidade, por isso resolvi ajudar a outras pessoas a não sofrerem com a solidão do empreendedorismo.
Para isso criei um grupo no WhatsApp o Sua Marca é você! 021 996319899 para trocarmos aprendizado e fortalecer as nossas marcas pessoais e tenho um perfil no Instagram que dou diversas dicas, além disso tenho audios no https://soundcloud.com/jaclopes que não vão lhe deixar mais sozinha.
E então, está interessado em não ficar mais sozinha no empreendedorismo?
Venha fazer parte da minha rede!
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes