Quebra de confiança pode te fazer perder cerca de 75% de clientes

Quebra de confiança é um assunto muito sério para quem tem uma marca pessoal para zelar. Isso porque uma confiança quebrada pode significar cerca de 75% da sua perda de clientes, sabia?

Os números mostram que o Brasil é um país com consumidores bastante desconfiados, uma vez que a média global de consumidores que confiam em marcas é de cerca de 22%, já no Brasil essa média cai para 19%.

Isso quer dizer que os clientes estão ficando cada vez mais criteriosos na hora de comprar ou fechar negócios.

Se você tem receio de que essa realidade chegue até sua marca pessoal, lembre-se você é um produto, veio ao lugar certo. Aqui vamos falar sobre as atitudes que podem gerar a quebra de confiança e como você faz para não permitir que a confiança seja quebrada entre você e o seu cliente. Confira!

  • O que é confiança quando o assunto é marca pessoal?
  • Atitudes que geram a quebra de confiança
  • Como fazer para não permitir que a confiança seja quebrada

O que é confiança quando o assunto é marca pessoal?

Você viu que a quebra de confiança é um assunto sério e pode ser um dos principais problemas da sua marca, mas você sabe o que significa ter um cliente que confia na sua marca pessoal?

Quando seus clientes confiam na sua marca pessoal, além de se tornarem fidelizados ao seu negócio, eles começam a fazer de você uma autoridade de mercado, dando mais voz e relevância ao seu negócio.

Inclusive, eles podem se tornar até promotores da sua marca pessoal, por conta da satisfação que eles sentem com o produto entregue ou serviço prestado. E lembre-se: pessoas confiam em pessoas! Então preocupe-se com a sua relação com seus clientes de modo geral.

Além disso, quando você tem autoridade de mercado, uma cartela de clientes que confiam em você e na experiência no que você faz, novos clientes param de enxergar o preço do seu serviço/produto e começam a enxergar o seu valor.

Sendo assim, trabalhar para que não haja confiança quebrada entre você e o seu cliente é fundamental para o sucesso da sua marca pessoal. Inclusive, é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Atitudes que geram a quebra de confiança

Você já deve ter ouvido que para conquistar a confiança de alguém levam-se anos, mas para a quebra de confiança bastam segundos.

Uma experiência ruim do seu cliente com sua marca pode fazer com que a confiança seja quebrada em questão de pouco tempo.

A questão é que a diferença estão nos detalhes. Você sabe, por exemplo, quais são as atitudes que podem gerar quebra de confiança na sua marca pessoal?

Algumas delas são:

  • Entregas atrasadas e sem aviso prévio;
  • Entrega incompleta ou com erros no que foi acordado;
  • Falta de qualidade de produtos e serviços;
  • Dificuldade de contato com você quando necessário;
  • Resposta lenta à necessidades urgentes;
  • Falta de paciência ou educação na hora do atendimento;
  • Promessas quebradas sem explicação prévia;
  • Inconstância nos valores pré-estipulados pelo produto/serviço;
  • Dar desculpas ou culpar os outros ao invés de dar respostas e soluções;
  • Incoerência no preço cobrado.

Essas são algumas das atitudes que podem fazer com que seus clientes se decepcionem e haja uma quebra de confiança entre as partes.

Como fazer para não permitir que a confiança seja quebrada

Agora que você já sabe quais ações podem gerar uma confiança quebrada, está na hora de entender como fazer para não deixar que isso aconteça com sua marca pessoal.

Por exemplo:

  • Pense na necessidade do cliente e não apenas o que beneficia seu negócio;
  • Seja parceiro do seu cliente;
  • Admita o erro e peça desculpas quando acontecer;
  • Tome iniciativas para resolver o problema ou erro;
  • Seja humilde de reconhecer sua falha e arrumá-la;
  • Renegocie uma proposta tendo certeza que o cliente concorda com ela;
  • Ofereça um trabalho de qualidade;
  • Cumpra prazos.

São diversas as ações que você pode tomar para que não ocorra uma quebra de confiança, então seja prevenido e não pague para ver.

Afinal de contas, seus clientes são seu maior ativo. Isso porque confiança gera retenção de clientes e autoridade de mercado.

Sua marca depende de você. Então não perca tempo e nem tenha confiança quebrada.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

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