Olá, essa foto em especial faz parte de um painel do artista KOBRA no centro do Boulevard Olímpico no Rio de Janeiro, o objetivo da marca pessoal desse artista é mostrar através dos painéis que faz, que a arte pode ser acessível a todos.
Fantástico! Ele é “ele” mesmo para muitos. E é sobre isso que quero falar hoje com você.
Nos artigos “Personal Branding, o que é afinal? e Você está acima da média ou na merd…? Vamos descobrir? eu falo sobre o quanto o Branding Pessoal é importante e vou reforçar isso cada vez mais.
Eu venho construindo a minha carreira e minha marca pessoal,ao longo dos últimos 10 anos, aplicando técnicas de Branding Pessoal. Lógico que no início da minha jornada profissional eu não sabia o que era Branding e muito menos o que era Branding Pessoal. Nem imaginava o quanto ele era importante e poderia ser um diferencial para mim.
Fui propagandista de uma farmácia de manipulação no início da minha carreira, os idos de 1993. Eu visitava um médico muito famoso, acredito que todas vocês já ouviram falar, Dr. Ivo Pitanguy.
Com ele aprendi os primeiros passos para me diferenciar na minha carreira. Ele me ensinou, o quanto é importante observar os objetivos e propósitos de cada profissional e, principalmente, o que e como os formadores de opinião construíam suas carreiras.
Observando o Dr. Ivo aprendi, por exemplo, sobre a importância de ter uma cultura geral e ter conhecimento sobre arte pode ser um diferencial. A importância de poder viajar e conhecer outras culturas. Como é fundamental dar importância aos detalhes e aos cuidados da nossa aparência física.
Toda vez que eu o visitava era uma aula. Seu consultório era cheio de esculturas, obras de arte, uma mesa impecável, o endereço era na Rua Dona Mariana em uma casa bem arborizada no bairro de Botafogo. Dr. Ivo tratava a todos com muita educação, carinho e gentileza. Isso me chamava muito atenção.
Ele era “Ele” em todos os pontos e detalhes, estivesse em sua clínica, junto a seus pacientes ou conosco propagandistas. Como marca Dr. Ivo sempre foi um sucesso, sabe porquê? Repito, por que ele era “ele” mesmo.
Isso é fundamental, você como marca tem que ser você mesma. Sendo assim, cuidado! Não há disfarces. A verdade da sua marca é o “seu” dia a dia.
E por que ele era um sucesso? Porque ele construiu sua marca pessoal com objetivo, afinco, cuidado. E nós que não somos o Mestre Pitanguy como podemos fazer o mesmo?
Bom o ponto número 1 você acabou de aprender: Seja você mesma sempre e em todos os lugares, transmita verdade! Em seguida tenha em mente que em qualquer estratégia de Branding Pessoal é preciso ter seus objetivos claros e bem planejados e muito bem detalhados sobre quando, como e onde você quer chegar com sua carreira ou seu negócio.
Eu sempre tive objetivos claros:
· Crescer na vida profissional de forma consistente e conquistando cargos importantes de liderança.
· Ser diretora em alguma empresa com até 35 anos.
· Morar em vários estados do Brasil, se possível, para aprender a cultura brasileira.
· Viajar pelo mundo o máximo que puder para adquirir cultura mundial.
· Aprender sobre arte.
· Estudar marketing e coisas afins…e por ai vai…
Viu como temos que detalhar nossos objetivos? Sem dedicação nessa primeira fase de detalhamento, não conseguimos saber o que, como e quando queremos.
As empresas, sejam elas grandes ou pequenas, fazem um planejamento. Elas detalham seus objetivos, investem dinheiro e tempo no desenvolvimento de uma marca institucional para empresa e para seus produtos. Nós somos como as empresas.
E como empresas precisamos trabalhar nossa marca. Pense como sua marca influencia em seu trabalho e carreira e a importância que ela tem no ciclo de pessoas que você quer atingir.
Logo, seus objetivos devem ser voltados para melhorar continuamente essa percepção de importância.
Como sua consultora virtual, sua Personal Branding, estou pedindo para você fazer algumas considerações:
- Pensar que você é uma marca importante no mundo e deve construí-la no dia a dia.
- Onde você quer chegar com sua marca pessoal?
- Como podemos fazer essa construção diária da marca “você”?
- Em que momento sua marca é importante?
- Qual é o conhecimento que você precisa adquirir?
No próximo artigo vou continuar a lhe contar como cuidar da sua marca pessoal. Enquanto isso deixe aqui sua opinião ou entre em contato.
Forte Abraço e lembre-se: Sua Marca é você!