O ano novo se aproxima e com ele os velhos hábitos. Despedir-se do velho para abraçar o novo, deixando para trás tudo aquilo que não queremos mais, para que assim sobre mais espaço para novos hábitos e conquistas.
Muitas vezes colocamos na balança as nossas ações do ano que está terminando, para então compreendermos as mudanças que queremos para o ano que entra. É assim, desejamos, planejamos e vivemos, colocando o máximo de nós para concretizarmos as nossas promessas para o novo ano.
Grande parte daquilo que almejamos nasce a partir de questões que já estão ali, próximas de nós. Às vezes aprimorar alguma atitude, mudar situações, adquirir bens ou até mesmo dar mais um passo em nossa vida profissional.
E uma boa forma de começar é usando a nossa criatividade.
O potencial de criar
A criatividade é tão velha quanto a história da humanidade, desde que os seres humanos convivem entre si, o pensamento inventivo os acompanha. Podemos dizer que as nossas necessidades podem despertar a nossa curiosidade e, consequentemente, a criatividade.
O pensamento inventivo vem em constante crescimento, nos últimos 50 anos inúmeros pesquisadores e especialistas na área de inovação trabalham a criatividade como o grande vetor de mudanças, seja no âmbito público ou privado.
E o que isso nos mostra?
A criatividade muda pessoas e situações. Quando compreendemos que as nossas necessidades são apenas uma janela de oportunidades para que grandes mudanças se instalem, conseguimos utilizar do nosso pensamento inventivo para o melhor dos resultados.
Você já ouviu falar que do conflito nascem possibilidades? Então, são os tensionamentos que nos tiram da zona de conforto. É claro que nem todas as ideias precisam nascer de um conflito. Mas, com o tempo, o uso da criatividade se torna um hábito. Faça do pensamento inventivo a sua grande estratégia para as mudanças.
Como ser ainda mais criativa em 2020?
Já que a criatividade é a grande aposta de destaque para pessoas que buscam ser ainda mais bem-sucedidas, vamos falar sobre como você pode usar essa estratégia para que o seu 2020 prospere.
Observe os detalhes
Muitas vezes as melhores ideias surgem nos pequenos detalhes. São neles que a razão de ser de cada situação está presente.
Uma vez que você consegue entender a essência de um problema, você poderá ter boas ideias para resolver o que for preciso. E, com sorte, otimizar ainda mais as situações que orbitam o contexto.
Pesquise, use a curiosidade ao seu favor
Busque por informações que podem indicar a você como proceder com possíveis soluções criativas. Você pode buscar por informações interna ou externamente. Tirar dúvidas também pode ser um bom método para coletar dados e entender melhor onde você pode propor soluções criativas.
Converse com todas as partes envolvidas, acolha as questões trazidas, possivelmente esse movimento pode ajudar você a focar no que realmente importa.
Pense fora da caixa
O termo “pensar fora da caixa”, é uma tradução de thinking outside the box, um conceito muito utilizado na área de empreendedorismo. O objetivo de pensar fora da caixa visa dar vazão à ideia de ampliar a mente para pensamentos criativos e práticas inovadoras.
Pensar fora da caixa é um grande exercício, e para colocar em prática é necessário mudar hábitos. Por exemplo, olhar as dificuldades como uma grande oportunidade de promover soluções expressivas e benéficas para o contexto em questão. E é exatamente nesse ponto que a sua criatividade pode vir a alavancar o seu próprio sucesso.
Dê asas a sua imaginação
Estar aberta à novas possibilidades pode ser uma estratégia muito interessante para criar oportunidades usando a sua criatividade. Seja propositiva em 2020!
E lembre-se: Sua Marca é Você!
Com amor,
Jac Lopes