Como divulgar uma marca pessoal no marketing digital

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Ter uma estratégia sólida de marca pessoal no marketing digital é fundamental se você deseja promover o seu negócio. Independentemente do seu produto ou serviço, é importante que você seja capaz de transmitir a imagem certa sobre si.

Afinal, a sua marca é a sua essência: representa os seus valores, as suas ideias. Compõe os seus pontos fortes (aptidões, competências, conhecimentos, etc.), mas também seus pontos fracos. Ou seja, são todas as características que a tornam exatamente quem você é, que a distinguem de forma única.

Confira no post de hoje tudo sobre marca pessoal, e como divulgá-la no marketing digital, a fim de se destacar dos concorrentes e alavancar os resultados. Vamos lá?

Por que a marca pessoal é importante?

A marca pessoal sempre foi importante, considerada como a capacidade de se destacar e ser notada para ser escolhida. Na verdade, as pessoas investem e compram de outras pessoas, não de empresas.

Muitas vezes os consumidores não se limitam a comprar um produto ou serviço, mas compram, as ideologias, o status que aquele produto ou serviço oferece.

O que isto significa?

Uma das principais palavras-chave nos negócios hoje é: diferenciação. As vendas e o marketing são cada vez mais personalizados e giram em torno das necessidades dos clientes.

Que sua marca não precisa se dirigir a todos ao mesmo tempo, mas deve identificar públicos-alvo para interceptar. Quanto mais específicas forem as mensagens, mais os consumidores se sentirão representados por sua marca.

Logo, a marca pessoal serve para atrair usuários, criar conexões, estabelecer diálogos, construir a credibilidade da sua marca e conquistar a confiança do cliente.

Se conseguir criar uma imagem profissional forte, será percebida pelos consumidores como uma líder natural em seu setor. Sua marca pessoal  é motivo de atração,  vai levar cada vez mais seu negócio ao sucesso.

Leia também: Marca pessoal na prática: Aprenda a mostrar o seu valor e agir como uma marca

Como divulgar uma marca pessoal no marketing digital

A marca pessoal é a forma como nos promovemos usando as melhores técnicas de marketing. Portanto, veja algumas etapas abaixo para uma divulgação eficaz:

  1. Análise de mercado

O primeiro passo real na marca pessoal é a análise de mercado.

Onde preciso me posicionar para ter sucesso e ver os frutos do meu negócio?

Para compreender isso, é fundamental definir o seu posicionamento profissional: a partir daí, analise as suas competências e coloque-as num mercado que as necessite, considerando-as úteis e válidas.

  1. Analise as tendências

Depois de entender o que é o mercado de referência, você deve passar à análise de suas tendências. Para isso, pode ser útil realizar uma análise SWOT para notar quais são os pontos fortes, fracos e oportunidades do seu negócio.

Portanto, a pesquisa do concorrente também é uma boa prática para entender o valor de sua proposta, o que pode diferenciá-la dos demais.

  1. Crie o seu site

Criar um site para o seu negócio, a ajudará a se destacar e se diferenciar dos concorrentes online.

Para isso, torne o seu trabalho o mais pessoal e cativante possível, marcando o estilo através da escolha das cores que melhor combinam com o produto e que atraiam a atenção do seu público-alvo.

  1. Use as redes sociais

Escolha as mídias sociais mais próximas das suas necessidades para promover a sua marca!

  • Defina o seu objetivo: antes de começar, é fundamental ter uma ideia clara do que pretende alcançar com os seus perfis sociais. Você quer compartilhar seus trabalhos? Destacar suas habilidades? Ou ainda quer construir uma rede? Quanto mais clara for a sua mensagem, mais fácil será para você delinear o seu plano de ação.
  • Invista em conexões: Seguir e criar parceria com empresas do mesmo nicho que o seu, permite não só ter visibilidade, mas também estabelecer laços lucrativos e duradouros.
  • Organize seu conteúdo: Poste conteúdo de relevância para a sua audiência. Além disso, use ferramentas gráficas como o Canva para tornar suas postagens mais envolventes.
  • Siga um plano editorial – se quiser tornar o perfil dos eu negócio atraente, você precisa dedicar algum tempo a ele. Tente publicar um post todos os dias ou pelo menos três vezes por semana para desenvolver plenamente sua marca pessoal. Para ajudá-lo a gerenciar seu conteúdo, você pode programar imagens e vídeos para postar em um calendário, existem diversas plataformas que disponibilizam este serviço.

Então, gostou do post de hoje sobre como divulgar uma marca pessoal no marketing digital? E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo para eu saber. A sua opinião é muito importante para nós.

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Com amor,

Jac Lopes

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