Com tanta informação, como produzir conteúdo para promover sua marca pessoal nas redes sociais? Chegou a hora de aprender técnicas especiais essenciais para que você se torne autoridade dentro do seu segmento.
Este artigo vai te mostrar os três primeiros passos para a produção de conteúdo que vão te ajudar na promoção da sua carreira ou negócio nas redes sociais.
Não basta apenas estudar sobre marca pessoal sem colocar em prática todo o conhecimento adquirido.
Por isso, preparei com muito carinho este post com a intenção de que você se liberte das crenças limitantes e dos pensamentos que te bloqueiam a partir do compartilhamento estruturado do seu saber.
Antes de mais nada desejo que você acredite no seu potencial, no seu valor e saiba que para crescer nas redes sociais é preciso muita consistência, determinação e foco no objetivo.
O seu nome é sua marca, portanto, para promover sua marca pessoal nas redes sociais, basta ser você!
Tenha sempre em mente uma coisa: sua marca fala mais sobre seus valores do que de si.
E não se esqueça: todo mundo começou um dia!
Para quem você vai promover a sua marca pessoal?
O primeiro passo para produzir conteúdo para redes sociais é descobrir para quem você vai falar. Ou seja, quem é o público que você vai direcionar o seu conteúdo?
Aqui você tem que definir muito bem qual é o tipo de problema que o seu serviço ou produto vai resolver antes de falar sobre ele.
A partir daí, fica muito mais fácil descobrir qual é o perfil do público que precisa da sua ajuda.
E mais! Qual o tipo de conteúdo é importante para transmitir aquilo que você realmente é e acredita.
A sua marca só se torna relevante se você entregar valor para o seu público segmentado (persona)!
Qual é esse valor?
Independente da sua área de atuação, a moeda de troca é sempre a mesma: informação relevante.
Você vai engajar a sua persona entregando informação da sua área que agregue valor para ela.
Além de inspirar outras pessoas com conteúdos de qualidade mostrando a sua jornada no cumprimento da sua missão.
Lembra que a sua marca é você?!
Linha editorial para promover sua Marca Pessoal
Depois de descobrir para quem você vai produzir conteúdo, o segundo passo é montar uma linha editorial. E o que é uma linha editorial?
Uma linha editorial são os assuntos ou temas que serão trabalhados em seus posts. Com ela você organiza todos os tópicos para atingir a sua persona de forma assertiva.
É aqui que você vai definir os temas que serão abordados nas suas redes sociais.
Por exemplo, para uma personal trainer, os assuntos mais interessantes para montar a sua linha editorial a fim de engajar a sua personal, podem ser:
- Alimentos para ganhar massa muscular;
- Treino com foco na perda de gordura;
- Exercícios de baixo impacto para fortalecimento muscular.
Aprender a montar uma linha editorial é fundamental para promover sua Marca Pessoal.
Não se esqueça que a sua linha editorial tem que estar conectada com a sua causa, propósito e missão. Esses são os pilares que tornarão o seu conteúdo autêntico e de acordo com os valores da sua Marca Pessoal.
Calendário de Conteúdo para Marca Pessoal
O terceiro passo para produzir conteúdo para redes sociais e promover sua marca pessoal é desenvolver um calendário de conteúdo a partir da sua linha editorial.
De volta ao exemplo acima, com base nos assuntos listados, confira algumas categorias de publicações que podem ser distribuídos num calendário de conteúdo:
- Motivacional e força de vontade para treinar e se alimentar bem;
- Receitas ou dicas do que comer e não comer;
- Dicas de exercícios físicos funcionais que podem ser feitos em casa.
Entre os produtos e os serviços que a sua marca vai oferecer, ao cruzar com os interesses da persona, você pode criar as categorias de conteúdos.
Chegou a hora de produzir conteúdo para redes sociais
Acredite, a partir do momento que você tem claro o que vai entregar, para quem você vai entregar e de que forma você vai fazer esta entrega, tudo muda. Você vai ficar muito mais confiante.
Siga os passos que foram listados neste artigo e tenha claro quais assuntos serão produzidos e compartilhados nas suas redes sociais. Não tenha dúvida que este processo é importantíssimo para gerar segurança quanto aos conteúdos produzidos.
Determinação e esforço são premissas que te farão seguir em frente independente do que os outros vão pensar sobre ti. Não tente ser perfeita e tome muito cuidado com seus pensamentos sabotadores.
É normal não agradar a todos, por isso não fique preocupada se o número de seguidores está aumentando ou diminuindo. O seu negócio digital não depende disso!
Em algum momento da minha vida eu também já comecei. A minha história não é diferente da sua história, porque ambas partem da superação do medo da exposição.
Seja você empresária ou profissional independente, você é uma mulher experiente dentro da sua carreira ou do seu próprio negócio.
Agora você precisa dar mais este passo para promover sua marca pessoal e construir o seu negócio usando as redes sociais.
Para concluir este post, deixo uma última dica: Não fuja do simples, sintetize a sua mensagem e deixe bem claro qual é o seu objetivo e a sua missão.
Chegou a hora de você mostrar a sua marca para o mundo!
Saiba que você não está sozinha nesta caminhada, junte-se com outras mulheres à comunidade ‘Sua Marca é Você’ e construa a jornada profissional que você desejar!
Com amor,
Jac Lopes.