5 Passos para ter sucesso no Marketing Digital

marketing digital

Cada vez mais empresas estão entrando neste mundo online, atraídas pelas novas oportunidades que ferramentas e atividades específicas de Marketing Digital permitem aproveitar.

A realidade do Marketing Digital é relativamente nova, e está em contínua e rápida mudança. Consequentemente, muitas vezes as empresas iniciam nesse mercado sem um critério muito específico, sem uma estratégia planeada e pensada, correndo o risco de não explorar ao máximo o potencial e não obter resultados.

No post de hoje, eu trouxe 5 Passos para te ajudar a ter sucesso no Marketing Digital e turbinar o seu negócio. Confira:

1. Identificação do seu público e das redes sociais mais úteis

Para ter sucesso no marketing digital é necessário conhecer bem o seu público-alvo: quem são seus clientes, que idade média eles têm, onde moram, que trabalho fazem e assim por diante.

Um processo que ajuda muito nesta fase é a criação de personas ou perfis imaginários de seus clientes típicos, para melhor analisá-los.

Isso ajudará você a identificar seu público e a selecionar as redes sociais mais relevantes para seus objetivos e seu negócio. Por fim, defina uma missão para cada rede social, isso o ajudará a dar a ela um propósito de comunicação específico.

2. Identificação de objetivos

Outra etapa importante é definir seus objetivos para sua estratégia social. Devem ser poucos, claros e simples. Uma ótima maneira de delimitá-los é seguir a sigla em inglês SMART:

  • S (Específico)
  • M (Mensurável)
  • A (Alcançável)
  • R (Relevante)
  • T (empo limite)

Se o seu objetivo respeitar esses parâmetros, certamente será claro e bem definido. Com isso, será possível ter maior fidelização do cliente, aumentar o valor da marca e aquisição de clientes.

Portanto, abrir um canal social é um de comunicar e divulgar a sua marca pessoal da melhor forma possível.

3. Estudo de um Plano Editorial

Nesta fase devemos pensar e identificar o melhor conteúdo a ser veiculado em nossos canais e sua cadência de tempo de publicação.

Você pode publicar conteúdo original ou compartilhar algum já presente na internet que melhor reflita a filosofia da sua empresa; você pode se inspirar nos líderes do setor, analisar concorrentes ou obter sugestões de seus clientes, por meio de seus comentários ou pesquisas.

O importante é que o conteúdo que você propõe seja útil e de qualidade para seus seguidores.

Outra coisa muito importante é como falar com o seu público, o chamado Tom de Voz. Isso será decisivo na identidade da sua marca.

A melhor opção é usar seu próprio estilo pessoal, baseado na personalidade do negócio, só assim você será capaz de manter a consistência ao longo do tempo no mundo online e offline.

4. Não negligencie a publicidade paga

Embora possa ser tentador construir sua marca, apenas por meio de iniciativas gratuitas, você não pode descartar a publicidade paga no marketing digital.

Uma das formas mais comuns de publicidade é o Google Ads (antigo Google AdWords). Esses anúncios geralmente aparecem no topo de qualquer pesquisa relevante do Google e são pagos pelas próprias empresas.

A plataforma do Google opera em um modelo de pagamento por clique (PPC) que só cobra quando uma pessoa realmente clica no link do anúncio.

Esta é, uma ótima maneira de direcionar o tráfego para o seu site e, ao mesmo tempo, fornecer os dados e análises necessários sobre quantas pessoas clicam nos links do seu anúncio, quem são e de onde vêm.

Plataformas de mídia social como o Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e outros também têm modelos de publicidade semelhantes. Mas, se você está iniciando no marketing, experimente o Google Ads primeiramente e analise os seus resultados.

5. Análise de dados

Por fim, a última etapa é analisar constantemente sua estratégia social. A vantagem das ferramentas digitais é sua extrema capacidade de registrar e medir todas as nossas ações.

Na verdade, ao estudar os dados de uma campanha específica, será possível obter informações úteis sobre o desempenho da estratégia e sobre as melhorias que podem ser feitas no futuro.

Numerosas ferramentas permitem essas medições, incluindo Google Analytics, Facebook Pixel e as estatísticas disponíveis por plugins no WordPress. Também é necessário que os dados coletados sejam analisados não apenas quantitativamente (seguidores, curtidas de uma página, quantidade de compartilhamentos ou “curtidas” em postagens individuais), mas também qualitativamente.

Para medir a qualidade será necessário compreender se conseguimos atingir os objetivos que nos propusemos no início da nossa jornada.

Comece agora

Seja qual for o ramo de atuação e o porte da empresa, com um trabalho de marketing digital de qualidade ela é capaz de atingir os mais altos níveis de sucesso no seu mercado.

Para extrair toda a potencialidade de crescimento e atingir o sucesso, se atente para todos os passos citados neste artigo, certamente é um bom começo para alcançar a lucratividade e o reconhecimento do mercado online.

Me siga no Instagram, lá compartilho diariamente conteúdo sobre engajamento e conexão para você construir a jornada profissional que desejar!

Sou sua mentora de Marca Pessoal no digital,

Com amor,

Jac Lopes

Posts relacionados