A marca pessoal está diretamente relacionada à reputação e ao legado, ou seja, é a forma como o mundo te enxerga.
Pense que as pessoas vão se lembrar de você sempre pelas suas ações, relacionamentos e também pelos conhecimentos disseminados e passados por você à elas.
Sendo assim a sua marca pessoal deve ser usada para que as pessoas se lembrem de quem você é, sobretudo no trabalho, para que decidam se devem ou não te contratar futuramente.
No entanto o desenvolvimento de uma marca pessoal exige uma estratégia bem delimitada, que tenha potencial de contribuir positivamente para que você alcance os seus objetivos profissionais.
Dessa forma é possível agregar valor tanto ao seu trabalho quanto ao seu mercado de atuação, de modo que você se destaque frente aos demais profissionais. Nesse post você verá como fazer isso de forma mais eficiente.
Como criar uma marca pessoal?
A criação de uma marca pessoal é um assunto que traz muitas dúvidas e, a primeira coisa a se fazer é compreender qual é o seu significado e a sua influência na sua carreira.
Mas existem algumas dicas de ouro para que você faça isso acontecer de forma mais eficiente.
Invista no encantamento das pessoas
Uma marca pessoal forte tem como uma das principais características um nível elevado de encantamento.
Isso porque ao encantar às outras pessoas você faz com que elas confiem mais em você, aumentando as chances de uma negociação.
A melhor maneira de se conseguir isso é surpreendendo as pessoas, fazendo algo inesperado, mesmo que sejam pequenas atitudes. É muito importante também manter essa impressão por muito tempo.
Marque presença online
Hoje em dia a internet é um local de interação forte em que as pessoas buscam informações e desenvolvem relacionamentos de confiança com pessoas que nem conhecem.
Por isso se você pretende fortalecer a sua marca é muito importante estar presente em um ambiente online.
Faça isso criando conteúdo interessante e mantendo as suas mídias sempre atualizadas, transmitindo sempre informações confiáveis que demonstrem o seu profissionalismo.
Faça os contatos certos
Sempre que for necessário buscar algum contato online é muito importante que você estude os perfis para selecionar as pessoas mais adequadas ao que você necessita. Algumas informações relevantes são:
- Hobby;
- Área de atuação;
- Preferencias musicais;
- Filmes e livros de interesse;
- Se é uma pessoa ativa.
Descubra o seu verdadeiro valor
É comum que as pessoas não conheçam exatamente o seu potencial, ou seja, o seu verdadeiro valor. Mas é importante focar a sua imagem pessoal naquilo que você tem a oferecer.
Estude o seu público
O seu público alvo são as pessoas que você deseja alcançar com o seu trabalho e, por isso é muito importante que você conheça quais são as principais características dessas pessoas para que você entregue aquilo que elas desejam.
A partir disso você pode criar uma proposta de valor mais atraente, que demonstre de maneira clara quem você é, o que você faz e os motivos que te fazem melhor do que os seus concorrentes
Gestão de Marca Pessoal
Falar em gestão da marca envolve o conceito de branding, que é uma postura empresarial ou ainda uma forma de agir de modo que a marca tenha a máxima atenção nas tomadas de decisão.
Dessa forma todos os profissionais envolvidos são de alguma forma responsáveis pela formação e manutenção da imagem da empresa. Mas além do desenvolvimento é imprescindível fazer avaliações frequentes sobre como isso é visto por parte dos clientes e do mercado em geral.
Dessa forma mais uma vez pode-se dizer que a gestão estratégica é realmente necessária e indispensável para que a marca pessoal consiga atingir o valor desejado e, proporcione o retorno esperado.
No entanto para que seja possível alcançar o sucesso da sua marca pessoal é necessário antes de mais nada saber onde se deseja chegar, ou seja, quais são os objetivos a serem atingidos. Eles podem ser divididos em:
Objetivos maiores
Os objetivos maiores são de longo prazo e, envolvem um conceito mais amplo, em que a visão ampliada da marca deve guiar as ações de todos os profissionais envolvidos.
Com isso para se chegar aos objetivos desejados é necessário desenvolver um planejamento de ações e, focar nos resultados.
Objetivos específicos e metas de curto prazo
Esses são pequenos passos a serem dados para que se torne possível alcançar os objetivos maiores. Essas ações de curto prazo contribuem para a manutenção do foco dia após dia.
Mas para que isso se torne possível é preciso desenvolver metas alcançáveis e, determinar prazos rígidos, mas que sejam possíveis.
Além disso fazer reflexões constantes à respeito da trajetória profissional que levou uma marca pessoal até um determinado patamar também é uma parte importante da estratégia.
Isso porque com esse tipo de análise é possível perceber claramente quais são os aspectos positivos, bem como as falhas para que elas possam ser corrigidas.
Dessa forma deve-se avaliar as forças e as fraquezas da marca pessoal e assim desenvolver uma estratégia de melhoria a ser aplicada.
Uma das principais questões a se observar é o quanto a marca se destaca frente ao mercado, ou seja, com o seu potencial de diferenciação.
Como desenvolver minha marca pessoal
Primeiramente tenha em mente que marca pessoal não é a mesma coisa que marketing pessoal. O marketing na verdade é uma ferramenta auxiliar na construção da marca.
Algumas estratégias que podem ser usadas de forma benéfica para o desenvolvimento da sua marca pessoal são:
- Buscar boas referencias profissionais;
- Interagir pelas redes sociais, inclusive nas postagens de terceiros;
- Criar um estilo que seja adequado para a sua profissão;
- Investir em qualificação profissional.
Exemplos de marca pessoal
Uma marca pessoal de sucesso está relacionada a pessoas famosas, das quais quase todo mundo pelo menos já ouviu falar.
Alguns exemplos são:
- Oprah Winfrey;
- Mark Zuckerberg;
- Elon Musk;
- Jeff Bezos;
- Victoria Beckham.
Essas pessoas não apenas alcançaram o sucesso como conseguiram transformar os seus nomes em uma marca.
Dessa forma percebe-se a influência que a marca pessoal possui em proporcionar destaque em um nicho ou ainda na fidelização do público.
Com amor, Jac!