Um bom posicionamento de Marca Pessoal está muito relacionado somente com a forma como você se comunica. O seu conteúdo tem gerado conexão nas redes sociais?
Como mentora de Marca Pessoal no digital, conheço quem é o meu público e quais são os problemas que elas desejam resolver. A partir daí, elaboro um planejamento editorial para conectar com a minha audiência.
É desta forma que eu gero conexão e me posiciono nas redes sociais.
E é desta forma que você também deve comunicar o seu saber e ajudar outras pessoas ao mesmo tempo em que conecta e posiciona a sua Marca no digital.
Acompanhe este artigo produzido especialmente para te ensinar a conquistar relevância no seu mercado de atuação a partir do que deve e não deve ser feito no digital.
O que é posicionamento de Marca Pessoal?
Posicionamento é o trabalho que gera a percepção que seus seguidores terão sobre a sua Marca. Qual é a imagem que você deseja criar para o seu público?
A partir deste questionamento, o próximo passo é criar uma estratégia para gerar a percepção da imagem ideal que você deseja que o seu público tenha sobre você.
Afinal, sua Marca é você!
É muito difícil atingir um objetivo sem planejamento. Por isso é fundamental aprender como produzir conteúdo para redes sociais para promover sua Marca Pessoal.
Já disse num outro momento e repito: não basta estudar sobre um tema e não colocar em prática todo o conhecimento adquirido.
O sucesso da sua Marca Pessoal não é só sobre como produzir conteúdo, depende do aprendizado contínuo sobre várias outras áreas.
Neste sentido, posso citar aprendizados sobre:
- Sua área de atuação;
- Como se comunicar e posicionar;
- Como empreender no digital;
- Sobre como criar e aplicar estratégias tanto de negócios quanto nas redes sociais;
- Sobre si mesmo.
Quero mostrar que o posicionamento é também o resultado de vários tipos de conhecimento aplicado. Entendeu?
Como definir seu posicionamento para criar conexão nas redes sociais
Outro passo importante que faz parte do planejamento para a construção de Marca Pessoal no digital é conhecer o seu público.
- Você já sabe para quem vai falar?
- Qual é o problema que você vai ajudar o seu público resolver?
- Como o seu serviço ou produto soluciona este problema?
- Qual é seu diferencial competitivo?
- O que diferencia a sua Marca dos demais?
Não precisa se preocupar em aumentar o número de seguidores nas redes sociais ou postar 10 stories ao dia se você não consegue responder essas questões.
Posicionamento de Marca Pessoal não é sobre isso. Aprenda a mostrar seu valor para se destacar no seu mercado.
Escolha um segmento e um grupo pequeno de pessoas para quem falar. Entenda suas necessidades, dores e converse com elas.
Com o tempo você encontrará o seu diferencial, ou seja, algo que te destaca dentro do seu segmento. E a partir daí tudo flui.
O que poucos falam sobre definição de objetivo e estratégia no digital
Como já mencionei anteriormente, não ter uma estratégia e um plano de negócios nas redes sociais pode ser desastroso.
Por isso, evite alguns dos erros mais comuns que você confere a seguir.
Muitas pessoas querem empreender no digital e não têm conhecimento básico sobre marketing digital.
Sabia que é fundamental integrar todos os esforços e possibilidades para desenhar com força a sua estratégia nas redes sociais?
Usar o feed como vitrine publicando apenas produtos e serviços também não contribui em nada para o posicionamento da Marca Pessoal no digital.
Se você vende maçãs, ninguém vai interagir com o preço do kg da maçã.
Neste caso, por exemplo, amplie o seu horizonte e compartilhe receitas sobre como prepará-las.
Acreditar que fazer negócios nas redes sociais é um projeto fácil é um grande engano cometido pela maior parte das pessoas. Por isso, a maioria não consegue ter sucesso e desiste rápido.
Consistência e conhecimento aplicado para posicionamento de Marca Pessoal
Falamos muito sobre como deve e não deve ser feito. Eu poderia dar sequência neste post relacionando dicas de estratégias de marketing de conteúdo para gerar conexão nas redes sociais.
Mas analisando o meu público, percebo que a dificuldade da maioria das pessoas não é aprender como fazer, e sim fazer.
Como mentora de Marca Pessoal no digital, preciso deixar muito claro que sem consistência, estudo, foco direcionado e aplicação prática, dificilmente você consegue alcançar algum resultado, seja nos negócios ou na vida pessoal.
Portanto, estude muito sobre a sua área de atuação, sobre os canais de divulgação, entenda e acredite no potencial do seu negócio antes de querer que outra pessoa o faça.
Quer saber mais dicas sobre posicionamento de Marca Pessoal nas redes sociais?
Me siga no Instagram, lá compartilho diariamente conteúdo sobre engajamento e conexão para você construir a jornada profissional que desejar!
Sou sua mentora de Marca Pessoal no digital,
Com amor,
Jac Lopes