Posicionamento de Marca Pessoal: Como se comunicar no digital para gerar conexão

Um bom posicionamento de Marca Pessoal está muito relacionado somente com a forma como você se comunica. O seu conteúdo tem gerado conexão nas redes sociais?

Como mentora de Marca Pessoal no digital, conheço quem é o meu público e quais são os problemas que elas desejam resolver. A partir daí, elaboro um planejamento editorial para conectar com a minha audiência.

É desta forma que eu gero conexão e me posiciono nas redes sociais. 

E é desta forma que você também deve comunicar o seu saber e ajudar outras pessoas ao mesmo tempo em que conecta e posiciona a sua Marca no digital.

Acompanhe este artigo produzido especialmente para te ensinar a conquistar relevância no seu mercado de atuação a partir do que deve e não deve ser feito no digital.

O que é posicionamento de Marca Pessoal?

Posicionamento é o trabalho que gera a percepção que seus seguidores terão sobre a sua Marca. Qual é a imagem que você deseja criar para o seu público?

A partir deste questionamento, o próximo passo é criar uma estratégia para gerar a percepção da imagem ideal que você deseja que o seu público tenha sobre você. 

Afinal, sua Marca é você!

É muito difícil atingir um objetivo sem planejamento. Por isso é fundamental aprender como produzir conteúdo para redes sociais para promover sua Marca Pessoal.

Já disse num outro momento e repito: não basta estudar sobre um tema e não colocar em prática todo o conhecimento adquirido. 

O sucesso da sua Marca Pessoal não é só sobre como produzir conteúdo, depende do aprendizado contínuo sobre várias outras áreas. 

Neste sentido, posso citar aprendizados sobre: 

  • Sua área de atuação;
  • Como se comunicar e posicionar;
  • Como empreender no digital; 
  • Sobre como criar e aplicar estratégias tanto de negócios quanto nas redes sociais;
  • Sobre si mesmo.

Quero mostrar que o posicionamento é também o resultado de vários tipos de conhecimento aplicado. Entendeu?

Como definir seu posicionamento para criar conexão nas redes sociais

Outro passo importante que faz parte do planejamento para a construção de Marca Pessoal no digital é conhecer o seu público.

  • Você já sabe para quem vai falar? 
  • Qual é o problema que você vai ajudar o seu público resolver?
  • Como o seu serviço ou produto soluciona este problema?
  • Qual é seu diferencial competitivo? 
  • O que diferencia a sua Marca dos demais?

Não precisa se preocupar em aumentar o número de seguidores nas redes sociais ou postar 10 stories ao dia se você não consegue responder essas questões. 

Posicionamento de Marca Pessoal não é sobre isso. Aprenda a mostrar seu valor para se destacar no seu mercado.

Escolha um segmento e um grupo pequeno de pessoas para quem falar. Entenda suas necessidades, dores e converse com elas.

Com o tempo você encontrará o seu diferencial, ou seja, algo que te destaca dentro do seu segmento. E a partir daí tudo flui.

O que poucos falam sobre definição de objetivo e estratégia no digital

Como já mencionei anteriormente, não ter uma estratégia e um plano de negócios nas redes sociais pode ser desastroso. 

Por isso, evite alguns dos erros mais comuns que você confere a seguir.

Muitas pessoas querem empreender no digital e não têm conhecimento básico sobre marketing digital. 

Sabia que é fundamental integrar todos os esforços e possibilidades para desenhar com força a sua estratégia nas redes sociais?

Usar o feed como vitrine publicando apenas produtos e serviços também não contribui em nada para o posicionamento da Marca Pessoal no digital.

Se você vende maçãs, ninguém vai interagir com o preço do kg da maçã.

Neste caso, por exemplo, amplie o seu horizonte e compartilhe receitas sobre como prepará-las. 

Acreditar que fazer negócios nas redes sociais é um projeto fácil é um grande engano cometido pela maior parte das pessoas. Por isso, a maioria não consegue ter sucesso e desiste rápido.

Consistência e conhecimento aplicado para posicionamento de Marca Pessoal

Falamos muito sobre como deve e não deve ser feito. Eu poderia dar sequência neste post relacionando dicas de estratégias de marketing de conteúdo para gerar conexão nas redes sociais. 

Mas analisando o meu público, percebo que a dificuldade da maioria das pessoas não é aprender como fazer, e sim fazer.

Como mentora de Marca Pessoal no digital, preciso deixar muito claro que sem consistência, estudo, foco direcionado e aplicação prática, dificilmente você consegue alcançar algum resultado, seja nos negócios ou na vida pessoal.

Portanto, estude muito sobre a sua área de atuação, sobre os canais de divulgação, entenda e acredite no potencial do seu negócio antes de querer que outra pessoa o faça.

Quer saber mais dicas sobre posicionamento de Marca Pessoal nas redes sociais?

Me siga no Instagram, lá compartilho diariamente conteúdo sobre engajamento e conexão para você construir a jornada profissional que desejar!

Sou sua mentora de Marca Pessoal no digital, 

Com amor,

Jac Lopes

Posts relacionados