Quer saber como ter um Instagram de sucesso? Depois que você aprendeu a produzir conteúdo de forma geral variada para o Instagram.
Agora é a hora de colocar a mão na massa para conquistar e engajar os seus seguidores com aquilo que você tem melhor, o seu saber.
O Instagram é a rede social que mais cresce atualmente, e já atingiu a marca exponencial de mais de 1 bilhão de usuários ativos.
Já sabemos que ele não é mais apenas um aplicativo que você tira uma foto legal, faz um reels, stories e publica com algum filtro bonito.
Para quem quer promover sua Marca Pessoal no marketing digital, esta rede social, quando usado de maneira correta, pode se tornar uma das ou a principal fonte de renda de qualquer Marca empreendedora.
Para se destacar no meio da multidão, é muito importante estar presente diariamente na rede com estratégias de produção de conteúdo que converse com o seu público.
Mas antes, me diga uma coisa: como anda o seu perfil no Instagram?
Existe uma infinidade de ferramentas interativas que fazem toda a diferença na rede social quando bem utilizadas.
Por isso preparei algumas dicas que vão te ajudar a ter um perfil expressivo nesta rede. Confira!
Dica 1 – Comece com um Perfil Comercial
A primeira dica para um Instagram de sucesso é aprender as noções básicas do Instagram For Business.
Só assim você consegue fazer análises mais assertivas e aumentar as chances de ser mais vista, transformando a sua conta atual ou criando em um perfil comercial.
Sabia que quando você cadastra ou transforma o seu perfil para conta comercial, o Instagram disponibiliza uma série de dados importantes que podem ser usados a favor da sua Marca Pessoal?
Você consegue entender e otimizar o resultado da sua estratégia nesta rede social. Por exemplo, é possível analisar o alcance dos seus posts, dados demográficos, visitas ao perfil e impressões.
Dica 2 – Defina uma estratégia
Quem é o seu público-alvo? Como definir a sua persona? Como chegar até ela? Qual é o seu objetivo na rede social? Qual valor você entrega para o seu público?
“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve” – Alice no País das Maravilhas. Esta conhecida frase diz muito sobre a importância da estratégia na produção de conteúdo para promover sua Marca Pessoal nas redes sociais.
Sem uma estratégia definida,o seu negócio não chega a lugar nenhum.
Delimite uma e tenha em mente as respostas para as perguntas acima. Em qualquer circunstância da vida, é fundamental se planejar para conquistar objetivos.
Dica 3 – Faça um planejamento
Com os objetivos em mãos, planeje a produção de uma série de conteúdos que mostre a sua missão e que também agrega valor na vida dos seus seguidores para aumentar o engajamento no Instagram.
Pesquise qual é o melhor horário para publicar e atingir o maior alcance entre os usuários. Crie um cronograma para as suas postagens para evitar postar conteúdos a qualquer hora e sem objetivo traçado.
Existem ferramentas na internet que possibilitam o agendamento de posts no Instagram. Pesquise e veja qual se adequa mais ao que você procura.
O ideal é fazer testes para definir qual é o melhor horário. Ninguém disse que seria tarefa fácil, mas também não é difícil e impossível.
Como qualquer outra coisa na qual a gente se dedica, temos que ter paciência e estar aberta a novos aprendizados até que tudo comece a fluir com naturalidade.
Dica 4 – Interaja com o seu público
Não interagir com o público faz com que você perca pontos na hora de ter um Instagram de sucesso. Faça tanto via direct quanto em um post do seu feed.
Outro fator positivo que faz com que você interaja com o seu público é o próprio algoritmo do Instagram.
A rede social gera muito engajamento quando você interage com muitas curtidas e comentários que aparecem na linha do tempo, principalmente se for logo após a sua publicação.
Sendo assim, tente responder os seus usuários e desenvolva um relacionamento duradouro com a sua base. Foque em publicações relevantes e utilize uma linguagem mais leve e até mesmo com emojis, por que não? 😋
Stories: A ferramenta poderosa para um Instagram de sucesso
Uma das funções mais utilizadas no aplicativo são os Stories, já falei dele aqui no post anterior. Estratégias não faltam para usar esta funcionalidade.
Não esqueça que USAR E ABUSAR de todas as ferramentas do Instagram para variar na produção de conteúdo.
Curtiu as dicas para Instagram de sucesso? Existem muitas outras possibilidades para promover sua rede social como Destaques, Bio, IGTV e o uso da chamada hashtag (#).
Enquanto você espera por novos artigos que vão turbinar o seu Instagram, junte-se a outras mulheres da comunidade ‘Sua Marca é Você’ e construa uma jornada profissional empreendedora de sucesso.
Com amor,
Jac Lopes.