Muitas vezes ouvimos as pessoas dizer “Nossa essa pessoa tem estrela” eu discordo, podemos criar a nossa estrela se tivermos a empatia, verdade, lealdade aos nossos valores e pensarmos que podemos sim mudar e ser quem quisermos. O marketing pessoal nos ajuda muito a transformar a nossa Marca Pessoal e foi exatamente isso que essa mulher fez, vamos conhecê-la?
Hoje eu vou falar de uma mulher que eu admiro muito é que souber criar sua estrela. A Oprah Winfrey, provavelmente você já ouviu falar dela . Ela nasceu em 1954, no estado do Mississipi nos Estados Unidos. O que pouca gente sabe é que na sua certidão de nascimento o seu nome consta como Orpah, só que como quase ninguém conseguia pronunciar acabou sendo chamada de Oprah.
Oprah teve uma infância pobre e foi criada por sua avó que tinha poucos recursos financeiros. Por causa disso foi morar com sua mãe que trabalhava como empregada doméstica, isso quando tinha 9 anos. Foi nessa época que ela começou a ser abusada por familiares, o que durou 4 anos até que fugisse de casa.
Nesse momento foi morar com o pai e começou a ser incentivada a estudar, foi então que sua vida começou a mudar. Trabalhava em um sacolão quando aos 17 anos ganhou um concurso de beleza e foi trabalhar em uma rádio. Desde então, não parou de crescer na mídia, sendo âncora de jornal até se tornar a apresentadora que ficou famosa mundialmente.
Ela conseguiu tudo isso devido a sua dedicação, carisma, simpatia e por ouvir o público. Foi bastante criticada no início do talk show, o The Oprah Winfrey Show, mas a sua audiência já deixava claro que ela seria um sucesso.
Depois de anos entrevistando celebridades e desconhecidos, conseguiu mudar o jeito americano de ser e alguns conceitos. Foi a primeira mulher negra a se tornar uma bilionária, uma promotora de livros do EUA, se envolveu em diversas causas humanitárias e foi considerada uma das mulheres mais generosas dos Estados Unidos.
Todas essas atitudes representam quem Oprah Winfrey é de verdade e isso ajudou a promover o seu marketing pessoal. Essas atitudes tornam a sua marca pessoal muito mais consistente, pois, ela age de acordo com as causas que defende e acredita.
A diversidade de Oprah Winfrey
Se você acha que Oprah Winfrey ficou conhecida apenas por ser apresentadora, provavelmente não sabe que ela se aventurou em outras áreas.
Ela também marcou presença no cinema, atuando no filme “A cor púrpura” e “Heranças de Sangue”, sendo que o primeiro lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Ela deu voz a personagens da animação nos filmes: “A Princesa e o Sapo”, “A Menina e o Porquinho” e “Bee Movie – A História de uma Abelha”
Outras áreas em que Ophah investiu e que ajudaram na construção de seu marketing pessoal foi comprando a sua produtora, fundando um clube do livro, se tornando empreendedora, autora, investidora, jornalista e licenciado seus produtos.
O que podemos aprender com o marketing pessoal de Oprah Winfrey
O trabalho de marketing pessoal de Oprah Winfrey foi um processo longo e ela usou a sua história para transmitir a transparência e verdade que a sua marca precisava.
Outro ponto que chama a atenção é que ela soube a hora de parar para não desgastar a sua imagem. Depois de anos estando a frente de um programa de grande audiência, decidiu em 2011 por um ponto final nessa etapa de sua vida.
Isso deixou ainda mais claro que ela era um ícone e que dificilmente seria superada por outra pessoa, o seu marketing pessoal a transformou em uma referência que inspirou milhões de telespectadores.
Mas, ela só conseguiu ser reconhecida porque se conectava com o seu público, falava com quem estava no palco, assistindo ao programa no estúdio e com quem estava em casa. Ela tem o poder da comunicação e esse é uma das habilidades que possui.
O que fica evidente quando analisamos a marca Oprah Winfrey é a sua paixão pelo que faz. Mesmo tendo se tornado uma bilionária, continua não se importando com bens materiais e está sempre se preocupando com a imagem que passa.
Até hoje Oprah Winfrey continua atuando em causas sociais e se fazendo presente em diferentes áreas, mas, isso não a impede de sofrer preconceito e, são essas situações que ajudam ainda mais no fortalecimento de seu marketing pessoal. Quando divulga esses casos, mesmo que polêmicos, atrai ainda mais olhares e ganha visibilidade.
E aí você acha que a Oprah é uma estrela ou fez a sua estrela brilhar com sua verdade, honestidade, empatia e muito marketing pessoal?
Você gosta da Oprah Winfrey? O que pensa sobre a sua imagem e reputação? Deixe seu comentário com a sua impressão.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes