Todo empreendedor quer ser referência de mercado, mas poucos sabem traçar o caminho para que isso aconteça. Para sua marca pessoal ter sucesso é necessário conhecer e apostar em técnicas e estratégias capazes de alavancar seus resultados, inclusive, você veio ao conteúdo certo para isso!
Segundo pesquisa feita pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), a taxa de empreendedorismo no Brasil chega a 38%. Isso quer dizer que cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio.
É aí que está o “X” da questão desse conteúdo, afinal, em um país com milhões de empresas abertas, como você faz para se destacar e tornar-se referência de mercado em um ambiente tão concorrido?
Como resposta, separamos 10 dicas para você que são capazes de fazer toda diferença em sua marca pessoal, te tornar referência de mercado e potencializar seus resultados. Confira!
- Crie conteúdos de qualidade
- Esteja onde as pessoas te buscam
- Inove para se tornar referência de mercado
- Faça networking para fortalecer sua marca pessoal
- Pense e sonhe grande
- Observe e aprenda com seu cliente
- Fique de olho nas oportunidades
- Aprenda a vender seu peixe
- Busque melhorias em seu produto ou serviço
- Aposte no Marketing como estratégia de negócio
Crie conteúdos de qualidade
Oferecer conteúdo útil, interessante e relevante para o seu público é uma das melhores formas de se tornar referência de mercado. Isso porque você começa a mostrar para seus potenciais clientes que você tem autoridade no que está falando e vendendo.
Sendo assim, crie algo que gere entusiasmo nos leitores e diversifique os formatos para não cansá-los. Você pode apostar em podcast, eBooks; webinars, infográficos e assim por diante.
Esteja onde as pessoas te buscam
Outra dica fundamental para quem quer se tornar referência de mercado e reforçar sua marca pessoal é: esteja onde as pessoas te buscam.
Ou seja, analise quais redes sociais seu público mais acessa, quais canais eles utilizam para buscar informações, em que meios eles mais estão presentes.
Dessa forma vai ser possível direcionar suas ações de forma mais assertiva e focar no que realmente te traz um retorno positivo.
Inove para se tornar referência de mercado
Sair da mesmice e propor uma ação surpreendente, que chame a atenção de seus consumidores é ótimo para quem busca se tornar referência de mercado.
Afinal, em um mercado tão concorrido, não adianta oferecer para o seu potencial consumidor o que sua concorrência já oferece, é necessário ter um diferencial para se destacar.
Faça networking para fortalecer sua marca pessoal
Se aproximar dos seus potenciais clientes é fundamental para que sua marca pessoal comece a se fortalecer e se tornar referência no mercado.
Então busque participar de eventos, grupos, conversas que te ajudem a melhorar sua relação com o público.
Pense e sonhe grande
Você pode AINDA não ser líder do seu mercado, mas aja como tal. Assumir essa postura é ótimo para destacar e gerar confiança em sua marca pessoal.
Então, mostre ao mercado como sua empresa pode mudar sua vida. Não se contente com o que já existe, pelo contrário, mire mais alto e mais longe, só assim impulsionará seu negócio ao sucesso.
Observe e aprenda com seu cliente
Analise, vivencie e aprenda com o comportamento de compra dos seus clientes. Conheça suas preferências, desejos e objetivos.
Isso é fundamental para que você consiga falar a mesma língua dos seus consumidores e propor as melhores soluções para eles, conquistando sua admiração.
Fique de olho nas oportunidades
Uma vez que você conhece bem seus consumidores é necessário se atentar aos sinais que eles dão para melhorias em seu negócio, seja no produto, serviço, estratégia e assim por diante.
As empresas que se destacam ao conseguirem suprir a demanda para certa necessidade. Então, estude o mercado, a política, o seu cliente e assim por diante.
Conhecer as oportunidades te permite trabalhar onde e com quem precisa de você, o que te ajuda a fortalecer sua marca pessoal e te tornar referência de mercado.
Aprenda a vender seu peixe
Ter uma imagem positiva é essencial para sua marca pessoal, principalmente se quer se tornar referência de mercado.
Então, fale de seus pontos fortes, do seu valor e não apenas do seu preço, do porquê é eficiente, mostre cases de sucesso do seu negócio.
Também é importante ser profissional na hora de fazer contato com clientes e fornecedores, estar sempre apresentável, saber se comunicar com clareza e assim por diante.
Busque melhorias em seu produto ou serviço
Estar por dentro com o que acontece em sua área, as tendências, as dicas, conhecer a concorrência, ouvir as críticas e sugestões dos seus clientes são algumas das formas que você tem de encontrar melhorias para o seu negócio, o que proporcionará se tornar referência de mercado.
Sendo assim, seja flexível para se adaptar, afinal não há nada no mundo que não possa ser melhorado!
Aposte no Marketing como estratégia de negócio
Atualmente, abrir negócio sem pensar em apostar em estratégias de Marketing é fadar um negócio ao insucesso.
Se você busca tornar referência de mercado a sua marca pessoal, opte por investir em estratégias de Marketing que melhor se adequam ao perfil do seu público-alvo. Você pode apostar em Marketing Digital, Marketing Tradicional ou inclusive, atrelar mais de uma estratégia de promoção em seu negócio.
Ser referência de mercado é mais que uma atitude diária, é uma decisão, afinal, a concorrência sempre está aí. O segredo é acreditar em si mesmo, oferecer bons serviços, buscar melhorar e ter foco.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes