Como a mudança de mindset traz sucesso para a sua marca pessoal

Mudança de mindset talvez seja tudo o que faltava para a sua marca alcançar o sucesso, já pensou nisso? Mas para saber qual o mindset que te traz resultados, é necessário primeiro conhecer quais existem. E é sobre isso que vamos falar agora!

No post sobre o que é mindset falamos tudo sobre o conceito criado pela professora de psicologia Carol Dweck, a qual escreveu o livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”.

Conhecida por seu trabalho ao traçar perfis psicológicos e estudar a mente humana, Dweck revolucionou o empreendedorismo ao ajudar diversos profissionais a entender sua própria forma de pensar, a de seus consumidores e concorrentes.

E para quem trabalha com marca pessoal, traçar perfis psicológicos de seus clientes e entender qual é o seu próprio é fundamental para saber como se comunicar e criar sua marca. Ainda mais aqui no Brasil, por exemplo, que em dez anos passou de 14,6 milhões de empreendedores para 49,3 milhões.

Ou seja, se você se preocupa com sua marca pessoal e está buscando o sucesso dela é necessário entender sobre os tipos de mentalidade que existem, assim você saberá o que melhor se adequa ao seu negócio e qual é a forma de pensar dos seus clientes também. Então confira o que preparamos para você:

  • Mudança de mindset
  • Os tipos de mentalidade

Mudança de mindset

Quando a sua marca pessoal está em foco é necessário estudar e ter claro o que é melhor para ela, desde a forma de se posicionar sobre seus clientes até a compreensão de como eles vão receber as informações que você quer passar.

Às vezes você tomar uma postura mais rígida e conservadora sobre a sua marca, com estratégias que geram resultados padronizados e confortáveis para trabalhar pode ser o ideal para o seu negócio, como também pode ser que o melhor seja inovar, sair do comum e expandir horizontes.

Foi para entender melhor esses perfis e formas de comportamento humano que Carol Dweck separou a mentalidade em dois tipos.

Cada mindset tem suas características e peculiaridades e para que você entenda se a mudança de mindset valeria a pena para o seu negócio, vamos te explicar abaixo sobre os dois tipos.

Os tipos de mentalidade

Como falado no tópico anterior, Dweck separou em dois os perfis psicológicos. Cada um oferece características diferentes e, naturalmente, resultados diferentes quando se trata de marca pessoal, por exemplo.

Para saber se seu negócio precisa que você tenha uma mudança de mindset para começar a ter sucesso, você precisa conhecer sobre a mentalidade fixa e a mentalidade progressiva primeiro, assim saberá qual é a sua e se vale considerar a mudança.

A mentalidade Fixa

Já percebeu que algumas pessoas acreditam que já nasceram com um nível de inteligência fixo, assim como personalidade e moral? Elas entendem que só é possível ter grandes conquistas na vida se elas tivessem nascido com algum dom ou determinadas habilidades.

Essa é a forma de pensar de pessoas que Carol Dweck chamou de mentalidade fixa. E precisamos te dizer que se você está nesse grupo: cuidado, a mudança de mindset precisa começar a acontecer se você quer o sucesso da sua marca pessoal.

Isso porque essa mentalidade impede as pessoas de evoluir sua mente e conseguir novas habilidades e conhecimentos. Pois quando esse perfil dá de cara com dificuldades ou situações que provam a sua capacidade, geralmente ele aceita a situação e justifica com um “eu não posso”, “isso não é pra mim”.

Quando isso acontece, as pessoas chegam até a culpar tudo ao seu redor, ocasiões, pessoas, objetos, mas a culpa nunca é delas. Por isso, as pessoas com mentalidade fixa têm mais pensamentos negativos e tendem a ficar desmotivadas rápido diante de situações complicadas.

Preocupadas em sempre ter que provar algo pra alguém, elas permitem que os pensamentos se multipliquem de forma negativa, fazendo com que elas desistam da luta. Ou seja, se tem o perfil de uma pessoa de mentalidade fixa está mais do que na hora de dar início a sua mudança de mindset, caso contrário a sua marca pessoal estará fadada ao insucesso.

A mentalidade Progressiva

Agora, falando sobre pessoas de mentalidade progressiva o cenário é completamente diferente.

Ao contrário do que te explicamos sobre o perfil anterior, pessoas com mentalidade progressiva acreditam que suas habilidades podem ser melhoradas, basta apenas se dedicar e se esforçar.

Isso não quer dizer que as pessoas com essa mentalidade sejam mais inteligente ou capazes, a diferença é que elas acreditam que é possível se desenvolver e progredir, que tudo depende apenas delas e da sua força de vontade.

Além disso, as pessoas com mindset progressivo encaram os fracassos não como motivos para aceitarem e desistirem, mas como uma oportunidade de melhorar e tentar novamente. Até vencer!

Sendo assim, quando o assunto é sua marca pessoal, a mentalidade progressiva é o caminho para o sucesso.

Sendo assim, faça sua mudança de mindset começar a acontecer, não tenha medo de tentar, não tenha receio do que as pessoas vão pensar, apenas trace seus objetivos e lute para que eles aconteçam. Não entenda um “não” como a resposta definitiva, entenda como um “não ainda” e lute, se aprimore e faça acontecer.

Espero que o conteúdo tenha te ajudado a dar início a uma nova fase do seu negócio, uma fase de muito sucesso.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

Posts relacionados