Sua marca pessoal te representa?

A sua marca pessoal consegue te representar? Ela consegue passar clareza sobre a sua história, sua essência, te conecta com as pessoas, te inspira e motiva? Se você tiver qualquer dúvida sobre a resposta, você veio ao lugar certo!

Quando falamos sobre marca pessoal precisamos de amor e brilho nos olhos, afinal seu negócio pessoal deve conseguir refletir exatamente quem você é, seus propósitos e te ajudar a se conectar com objetivos em comum de parceiros e clientes.

Você sabia que executivos globais atribuem 45% da reputação de sua empresa à reputação de seu CEO? Ou seja, no caso da sua marca pessoal, seu CEO é você e sua imagem deve ser bem representada se você quer atingir patamares elevados de sucesso.

Pensando nisso, separamos 4 dicas fundamentais para o sucesso da sua marca pessoal e sua representatividade. Confira!

  • 1. Defina o seu conceito
  • 2. Estabeleça o seu posicionamento
  • 3. Trace uma estratégia
  • 4. Crie uma identidade para sua marca pessoal

1. Defina o seu conceito

Uma marca quando é bem planejada e tem um conceito definido se torna forte no mercado e memorável para clientes e parceiros, o que te ajuda a criar uma relação verdadeira e duradoura com o seu consumidor, uma vez que começa a gerar confiabilidade e representatividade.

Isso porque as marcas servem para reconhecer algo, distingui-lo de outros e identificar sua função. Além disso, para quem tem uma marca pessoal, por exemplo, é fundamental pensar no conceito dela.

O conceito é a essência da empresa, é como se fosse seu DNA. O conceito da sua marca pessoal deve ser capaz de responder questões como: Quais seus valores? Que mensagem você quer passar para o seu público?

Quando você define o conceito da sua marca pessoal, você tem uma base para para toda e qualquer ação, campanha ou tomada de decisão da sua empresa. Isso se torna uma ferramenta poderosa para gerar identificação e influência no seu público-alvo.

Garanta que a experiência do seu público com a sua marca seja única e memorável.

2. Estabeleça o seu posicionamento

Uma marca bem posicionada é aquela que entende seu lugar em relação ao consumidor e ao mercado. O seu posicionamento é uma das experiências que irá oferecer para os seus consumidores de forma diferenciada, pois ele irá mostrar aos seus clientes o motivo pelo qual eles estão buscando por você e não pelas demais marcas.

Logo, para pensar no seu posicionamento, estabeleça: Para que público você se comunica? Seu produto ou serviço é pensado para ser visto de qual forma? Em quais mídias você divulga seu serviço?

Atrelando conceito e posicionamento da sua marca pessoal, você começa a entender quem você é, para quem você fala, como seu público enxerga você e como seus concorrentes se posicionam também.

Para isso, conheça a fundo o seu produto e serviço. Quem o consome? Como eles enxergam você? O que eles valorizam? Como funciona os seus processos de compras? Com essas informações em mãos é hora de definir o próximo passo.

3. Trace uma estratégia

Quando o assunto é sua marca pessoal e a representatividade dela, além de conceito e posicionamento é fundamental traçar estratégias também, pois é isso que colocará em prática tudo que foi pensado anteriormente.

Vamos lá, comece traçando seus objetivos de curto, médio e longo prazo de forma simples e clara. Para isso, o que foi falado no tópico anterior é fundamental também: conheça a fundo a sua marca, o seu cliente e o seu produto, dessa forma você saberá quais estratégias se encaixam no seu objetivo e ficará mais fácil alcançá-lo.

Fora isso, o ideal é ter em mente um leque de estratégias. Dessa forma você poderá inovar, mensurar seus resultados e entender o que está de fato dando certo. Feito isso você pode começar a direcionar seus esforços de maneira inteligente e eficaz.

4. Crie uma identidade para sua marca pessoal

Você com certeza está mais próximo de ter sucesso com sua marca pessoal, mas falta mais um fato importante: a sua identidade visual.

A identidade visual, ou identidade de marca, é um conjunto de símbolos, ações e fatores que facilitam que o seu público veja você da maneira que você deseja.

É nesse momento que você deve pensar em: nome, slogan, cores e logotipos, mas também entram conceitos que muitos não prestam atenção, como roteiro de atendimento e ambientação.

A sua identidade de marca precisa caminhar alinhada com o conceito, posicionamento e estratégia definidos.

Agora faça uma lista de todos os pontos de contato que o seu cliente tem com a sua empresa. Todos eles devem estar alinhados, desde a imagem do seu logo, até o atendimento prestado ao cliente final.

Depois disso, confira: todos eles estão alinhados com o seu conceito, mensagem e posicionamento? Estão de alguma forma sendo úteis para atingir alguma demanda ou objetivo? Quando analisados em conjunto seguem um padrão estético reconhecível? Se as respostas forem “sim”, provavelmente você conquistou uma identidade de marca pessoal forte e bem consolidada.

E aí, sua marca pessoal está alinhada com essas 4 dicas de sucesso? Se sim, meus parabéns, você tem um caminho brilhante pela frente. Se não, mãos a obra, está na hora de colocar o seu negócio nos trilhos de sucesso.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

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