Eu sempre falo no blog sobre a importância de desenvolver a sua marca pessoal, mas de nada adianta trabalhá-la se não puder mostrar os resultados. É preciso que todos saibam quem é você e o que tem a oferecer, e nesse momento é que entra o marketing pessoal.
Associar marketing com produtos é normal, afinal, sempre ouvimos falar que empresas de marketing ajudam a aumentar as vendas de um determinado item; que a propaganda é a alma do negócio. O marketing pessoal funciona quase da mesma forma, só que, nesse caso, o que será divulgado é o VOCÊ.
Isso mesmo, é preciso que você se veja como um produto e saiba apresentar ele da melhor forma possível, tem que se vender.
Não venha me falar que você não sabe fazer isso. Desde pequena você usa estratégias de marketing para conseguir o que queria. Quando queria ir brincar com suas amigas, dizia para sua mãe que tinha se comportado e já havia feito a lição para que ela deixasse. Olha você fazendo o seu marketing pessoal desde criança, mostrando as suas habilidades e responsabilidades.
Conforme foi crescendo, deve ter mudado algumas estratégias, talvez inconscientemente, mas sempre buscando uma forma de se vender, apresentar o que tem de melhor e assim conseguir chegar a um objetivo.
Pense em quando participa de uma entrevista de emprego e o entrevistador diz: “Me conte um pouco mais sobre você.” Logo começa a imaginar como se apresentará de forma que passe uma imagem positiva e que tenhas as características desejadas no cargo que está almejando. Nesse momento é que começa o seu marketing pessoal, com suas palavras, atitudes e forma de comportamento.
O marketing pessoal está presente em todos os momentos da sua vida e talvez nem tenha notado. Ele nada mais é do que uma forma de se promover, apresentar a sua marca pessoal para conseguir alcançar um objetivo.
Estratégia é uma palavra que define bem o marketing pessoal, pois ele não ocorre ao acaso. É preciso planejar qual será a sua marca pessoal, como vai divulgá-la, as ações que podem ter o efeito esperado e quem é a sua audiência.
Só tome cuidado para trabalhar o seu marketing pessoal de forma correta, pois não vai gostar de ser lembrada por uma ação errada.
Marketing pessoal, quando usar?
Como eu disse, desde sempre você usa alguma estratégia para conseguir o que quer, só que quando faz isso de forma inconsciente, não há planejamento e isso pode ser perigoso. O fato de você ser ouvida ou dar uma palestra não necessariamente significa que está fazendo marketing pessoal.
Pode parecer confuso, afinal, você está aparecendo e será lembrada. O marketing só ocorre quando há planejamento, e esse é o segredo das pessoas bem-sucedidas.
Imagine que você foi dar uma palestra sem planejar como divulgaria a sua marca pessoal. Não se preocupou com quem seria seu público e o local da apresentação. Acontece que você chega atrasada por esquecer de conferir o tempo que demoraria para se locomover e está vestindo uma camiseta e calça jeans.
Ao entrar para palestrar, percebe que está em um ambiente super formal, com executivos bem-vestidos e um pouco irritados com o seu atraso.
Se tivesse investindo no seu marketing pessoal, isso jamais teria ocorrido, porque teria se planejado. Teria estudado o ambiente, sua audiência e traçado objetivos a serem alcançados, entre eles a imagem a se passar.
Por isso, se está em dúvida de quando investir no seu marketing pessoal, eu te respondo: faça isso sempre. Não importa se é um encontro formal como uma palestra, reunião ou entrevista de emprego, saiba qual a imagem que deseja transparecer.
Nos momentos informais, também não deixe de lado o seu marketing, isso porque em um passeio no shopping, por exemplo, pode encontrar um potencial cliente.
Entender o que é o marketing pessoal te ajudará a trabalhar a sua marca pessoal e se promover de forma correta. É só lembrar que o produto você precisa estar em uma prateleira de destaque para ser comprado.
Fique atenta ao meu blog, em breve darei dicas de como trabalhar o seu marketing pessoal e como pode ser importante na sua vida.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal