Qual a importância do marketing pessoal?

Recentemente, falei no blog sobre o que é o marketing pessoal. Essa é uma maneira de se divulgar, fazer com que as pessoas conheçam a sua marca pessoal usando as estratégias corretas.

Saber o conceito é muito importante, mas se não entender de que maneira ele pode ajudar, não terá nenhuma valia. É preciso saber a relevância que ele possui e o que é capaz de conquistar para que realmente comece a investir nele.

Lembra que falei que nós somos um produto? Agora pense nos produtos que são vendidos nas lojas, quando você vê algum deles por meio de uma campanha de marketing, sente vontade de comprar?

Conosco, acontece o mesmo. Quando trabalhamos o nosso marketing pessoal, as pessoas também querem nos comprar. Só que a importância não se resume a isso, ela pode ajudar a conquistar outros objetivos.

Importância do marketing pessoal

Quantas vezes você já achou que uma pessoa era melhor que você apenas porque sabia se vender bem? Conseguir fazer isso melhor do que sua concorrência é um dos motivos pelos quais você precisa investir no seu marketing pessoal. Aproveite para conhecer outros.

Atingir um objetivo

Você trabalhará o seu marketing pessoal para que consiga alcançar um objetivo. Toda a sua estratégia será feita com base nas suas metas e como fazer para atingí-las.

O seu objetivo pode ser o mais variado possível, entre eles se tornar uma referência no seu segmento, ganhar reconhecimento para o seu negócio e conquistar uma vaga de emprego.

Conseguir ser vista pelas pessoas

Quando eu falo de ser vista, não é apenas fazer com que as pessoas olhem para você, sua aparência física. Ser notada vai muito além, pois permite que as pessoas te conheçam como você realmente é e possam enxergar as suas características e no que é boa.

É conseguir ter um destaque na prateleira, mesmo estando entre muitos concorrentes similares. É chamar a atenção por ter algo único e fazer com que prestem atenção no que tem a oferecer.

Ampliar o seu capital relacional

O capital relacional é o chamado networking e você sabe o quanto ter contato com pessoas diversas pode te ajudar.  Um marketing pessoal bem-feito faz com que sua marca pessoal se torne mais interessante e acabe atraindo as pessoas.

Logo, sua rede de contato se amplia, terá mais pessoas para trocar informações e experiências, será lembrada em mais situações e sem perceber se tornar referência.

Sabe aquela história “eu não sei, mas conheço quem sabe”, vai começar a se passar com você. Se não souber de algum assunto saberá quem consultar e sempre terá soluções para os problemas.

Saber o momento certo de falar

O marketing pessoal ajudará na sua divulgação, mas é preciso saber o momento certo de fazer isso. Sua estratégia vai ajudar a compreender quando é hora de falar e qual o momento de ficar quieta e apenas ouvir.

Falando no momento certo, a coisa certa e para as pessoas corretas, conseguirá provocar um impacto positivo e será lembrada.

Pense em uma frase que já ouviu durante toda a sua profissão e que ficou marcada. Você só lembra dela até hoje porque foi dita a coisa certa, no momento certo e provavelmente nunca mais esqueceu de quem falou. A ideia é exatamente essa.

Ter um diferencial

Qual o seu diferencial quando se divulga? Você pode simplesmente falar sobre suas experiências ou contar em forma de histórias, se optar pelo segundo caminho vai chamar bem mais a atenção.

A sua aparência pode ser comum ou ter um diferencial, só cuidado para não se destacar pela coisa errada. Se trabalhar em uma área mais formal, tenha como um diferencial estar sempre bem-vestida e com uma maquiagem adequada. Se o seu negócio é bastante informal e descolado, se for adequado com o seu estilo, ouse com um cabelo colorido, uma tatuagem ou piercing.

Use algum recurso que faça com que você apareça e isso pode ser tanto na parte física quanto no conteúdo. Só se lembre que o marketing pessoal vai te ajudar na sua promoção, mas para que permaneça em destaque você precisa ter conteúdo, por isso, invista constantemente no seu aperfeiçoamento.

O marketing pessoal é importante para que possa ser vista e reconhecida, sem ele você será apenas mais uma na multidão. Por isso, elabore a sua estratégia e se venda de uma maneira que todos queiram adquirir o produto você.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal

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