Fazer marketing pessoal é fundamental para a sua carreira, sem ele você não será vista e lembrada. Como profissional, deve querer que, quando surgir uma oportunidade, o seu nome seja citado – e conseguirá isso se promovendo da forma certa.
Muita gente acredita que fazer marketing pessoal é apenas estar em evidência e se divulgar, mas eu tenho que discordar. Isso faz parte do processo, só que existem outras coisas que são importantes e não podem ser esquecidas.
Hoje, me orgulho de ter seguido os passos certos na minha promoção, por isso estou colhendo os frutos do meu investimento.
Quem me conhece e me acompanha sabe que eu gosto de partilhar, acho que um conhecimento só é válido se puder ser passado para frente. Por isso, fiz uma espécie de guia para que saiba quais passos seguir na construção do seu marketing pessoal.
1. Conheça sobre você
Não importa se está divulgando um produto ou você mesma, é preciso conhecer quais são as qualidades que possui para divulgar.
Faça uma autoavaliação, uma análise SWOT pessoal, pesquisas com seu público e utilize outros recursos para ter uma resposta satisfatória.
Não esqueça de se questionar sobre o que pretende fazer da vida e que caminho deseja seguir. Tudo isso ajudará no conhecimento sobre si mesma.
2. Cuide da sua imagem
Não saia se divulgando se não tiver encontrado uma imagem adequada, com uma postura que condiz com quem é e com os objetivos que pretende atingir.
O visual também é muito importante, não esqueça que existe um dress code (código de vestimentas) utilizado socialmente.
3. Encontre o seu nicho
Ninguém é bom em tudo e consegue agradar a todos. Por mais que seja uma pessoa de amplo conhecimento e multitarefas, jamais saberá sobre tudo.
Saiba qual é o seu nicho, a sua especialidade. Eu, por exemplo, sou especialista em gestão de shoppings e em marca e marketing pessoal. O meu público são mulheres, empresárias e profissionais que estão em busca de melhorias na carreira.
Identifique, com base nas suas características, qual o seu nicho, para que possa começar a investir nele. Sair atirando para todos os lados não dará resultados.
4. Se venda bem
Trace uma estratégia que permitirá se vender bem. Ser uma líder ajudará bastante, pois passará uma imagem positiva e cativará os outros, sem falar das chances de mostrar as suas competências.
Deixe que todos saibam dos seus feitos sem que pareça arrogante. Assine os seus projetos e mencione quais já foram as suas conquistas.
Nas redes sociais, esse trabalho deve continuar. Sempre que for postar algo, pense o quanto vale a pena o conteúdo e de que forma ele vai e ajudar no seu marketing pessoal. Faça com que ele transmita uma imagem positiva sobre você.
5. Faça marketing pessoal com cobranding
Tenha o seu próprio nome, isso quer dizer nome e sobrenome e não nome da empresa em que trabalha. Seja a profissional, independentemente da empresa para a qual está prestando serviços.
Você já deve ter ouvido aquela frase: “juntos somos mais fortes”. O seu nome junto com outro te dará mais visibilidade.
Invista em cobranding fazendo parcerias com empresas e pessoas que possuem os mesmo ideais e objetivos que os seus. Dessa forma será vista por um público maior e sua marca pessoal começará a ganhar mais força.
6. Seja insistente
Investir em marketing pessoal é algo contínuo, os resultados não surgem de uma hora para outra.
Faça um planejamento a longo prazo, pode ser para 12 meses. Aos poucos, os resultados começarão a aparecer, mas você não pode desistir em momentos de dificuldade. Pode levar anos para chegar onde pretende, então não deixe de alinhar as suas estratégias com as expectativas.
Nenhuma referência em um determinado assunto conquistou esse posto repentinamente, foi preciso investir muito em estudos, atitudes, marketing pessoal e aprendizado.
O marketing pessoal é um trabalho de formiguinha e sobre conhecer a si mesma. Espero que possa utilizar bastante esse conteúdo e que trabalhe o seu marketing pessoal da forma correta para aproveitar o que ele lhe trará. Quero ver o resultado do seu trabalho e que de alguma forma eu contribuí.
Um forte abraço!
E lembre-se: Sua marca é Você!
Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal