Marketing pessoal é agora um tema que vou me dedicar muito, como sabem, sou embaixadora da Ponto Pessoal. Já venho ensinando no meu blog algumas coisas sobre esse importante assunto, marketing pessoal. Já dei algumas dicas de como se divulgar melhor e transmitir a marca pessoal que você deseja.
Só que esse assunto é muito abrangente, não basta apenas saber o seu conceito é preciso conhecer alguns dos seus segredos. Tem temas que muitas vezes não são lembrados quando se trata de marketing pessoal, por isso resolvi listar alguns deles.
Espero que eles ajudem a abrir os seus olhos, e assim, você consiga melhorar a sua marca pessoal trabalhando seu melhor produto: VOCÊ.
1. Evitar opiniões fortes
Ter opinião é muito importante, porém, não vai querer que sua marca pessoal fique comprometida ao expor o seu ponto de vista. Use sempre o bom senso. Mostre personalidade mas não discuta.
Nem sempre todos pensarão como você, então é importante ter cuidado na forma como falará. Em alguns casos é melhor não dar a sua opinião com tanta convicção, ao invés de ser vista como uma pessoa que provoca discussões.
2. Não exagerar na elegância
Ser elegante é importante, tanto que já falei da importância de se vestir adequadamente para cada situação. Só que você deve se lembrar que se vestir bem não é só usar as roupas, sapatos e acessórios caríssimos e ficar desfilando com eles.
Cada lugar, evento ou mesmo no seu trabalho exige um tipo de roupa, sapato e acessórios que você gostar e se sentir bem usando. Eu sempre penso menos é mais! Elegância vem de dentro.
Bom senso novamente! Você precisa sempre bem vestida de acordo com a ocasião e não exagerar para não parecer exibicionista. Não cabe uma roupa de festa, ou um bolsa de grife famosa em uma ação assistencialista, por exemplo.
3. Transformar seu talento em oportunidade
O marketing pessoal consiste em se divulgar e enquanto as pessoas não conhecerem o seu talento estará perdendo oportunidades.
Você deve conhecer muitas pessoas inteligentes e que são ótimas profissionais, porém não conseguem crescer na carreira. Se não quiser ser uma delas, se mostre: deixe que conheçam o seu talento e logo as oportunidades aparecerão.
4. Deixar claro que deseja aprender
Já vi muita gente falando que tem vergonha em admitir que não conhece sobre um assunto com medo de ser taxada de burra. Eu digo que o inteligente é aquele que está disposto sempre a aprender e diz isso para as pessoas, assim elas não terão receio em orientar.
Dizer que você quer aprender não prejudica o seu marketing pessoal, pelo contrário, demonstra que está disposto a conhecer o novo e que tem uma mente aberta.
5. Improvisar dá resultados
Você já deve ter ouvido a expressão: “Dá uma de MacGyver”. Mesmo que não tenha acompanhado esse seriado, que não seja do seu tempo, é do meu risos…. saiba que essa expressão significa improvisar com o que se tem, fazer o impossível e ter bons resultados.
Não tenha receio em inventar, quando não se tem recursos é isso que deverá ser feito. Se agir diferente da maioria que fica se lamentando e não age por falta de meios, será só mais uma na multidão.
Pegue todo o conhecimento que possui e “dê uma de MacGyver”. Deixe que seu marketing pessoal seja divulgado por ser aquela que consegue achar soluções quando mais ninguém está vendo.
6. Resistir é preciso
O mundo é competitivo e você precisa ter resistência para superar todos os obstáculos. Deixe que a sua imagem seja a da mulher resistente, que não se deixa abater por qualquer coisa e que também não desiste.
Nem sempre os seus planos darão certo, mas reveja as estratégias e as coloque em ação.
7. Achar que ter muitos seguidores é sinônimo de bom marketing pessoal
Sempre reforço a importância de trabalhar as redes sociais, pois elas ajudam a fazer com que você seja vista. Só que você pode ficar impressionada ao perceber que pessoas sem conteúdo tem um grande número de seguidores.
Não se iluda com isso, existem programas que podem gerar curtidas e seguidores para quem está disposto a pagar. O seu marketing pessoal virtual refletirá na sua vida real, então, se não fizer sucesso de verdade, não conseguirá colher os frutos.
É melhor ter poucos seguidores e fazer com que esse número cresça gradualmente, dessa forma saberá que suas estratégias estão dando certo.
Espero que possa entender o que deve e não deve fazer para conseguir ser notada. Agora que já conseguiu ter uma visão mais ampla sobre marketing pessoal, pode trabalhar melhor a sua marca.
Que tal começar trabalhando a sua forma de se expressar deixando a sua opinião sobre o post?
Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal