Como alavancar a sua Marca Pessoal com o Instagram

Se você me segue e lê o meu blog, já sabe que eu sempre incentivo a utilização de redes sociais. Elas possuem um grande alcance e permitem que seu perfil seja visto em várias partes do mundo e assim amplie o seu capital relacional. Hoje, eu vou focar em uma, especificamente, para falar da marca pessoal: o Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce. Com apenas uma imagem ou vídeo e poucas palavras você consegue transmitir a sua mensagem.

Eu diariamente posto alguma coisa por lá, mas as minhas postagens são muito bem selecionadas. Nada de postar qualquer foto ou fazer um vídeo apenas para aparecer, quero que meu conteúdo seja relevante e transmita uma mensagem certa.

A minha estratégia tem dado resultados, há pouco mais de 1 ano eu venho investindo na minha marca pessoal com o Instagram e o retorno tem sido bastante positivo. Meus seguidores aumentaram e o engajamento com a minha marca também.

Quando eu conto dos resultados positivos que tive e continuo a ter, muitas pessoas perguntam como eu consegui isso.  Como eu gosto muito de compartilhar o meu conhecimento, separei algumas dicas para que você também possa alavancar a sua marca pessoal com o Instagram.

Seja você, transmita a sua marca pessoal com o Instagram

O seu perfil precisa ser verdadeiro, afinal, tem muita gente que se esconde nas redes sociais e você não vai querer ser mais um fake. Comece preenchendo o máximo de informações possíveis no seu perfil e tenha um nome de usuário que transmita a sua mensagem.

Nada de @aninha, @maria_simpática. Profissionalize o seu perfil se essa for a finalidade, use identificações com o seu nome. Eu, por exemplo, uso @jaclopes.com.br. Mas, se quiser ir além vincule o seu nome ao seu trabalho, como @julia_empreendedora.

Interaja e seja sociável

Se quer que as pessoas te sigam e interajam com o seu perfil é preciso que faça o mesmo. Quando faz comentários em outros perfis acaba chamando a atenção de outros públicos que podem ter o interesse de te conhecer melhor, e você ganha novos seguidores e comentários.

Mas, nada de sair curtindo tudo ou interagindo com o que não tem interesse. Selecione as empresas que seguirá e os assuntos que possui conhecimento para opinar.

Identifique as suas fotos

Imagens podem dizer muito sozinhas, mas quando acompanhadas de uma legenda causam um melhor impacto.

Quando coloca uma descrição, incentiva as pessoas a comentarem ou pensarem sobre algum tema. O ideal é você fazer postagens com perguntas ou comentários que chamem a atenção.

Não se divulgue com a intenção de seguir de volta

Apenas conseguir seguidores não tem a menor validade se eles não estiverem interessados no seu conteúdo. Há algum tempo publiquei o artigo: Por que você deveria buscar seguidores e não apenas “likes”. A ideia nesse caso é a mesma, você não deve olhar apenas para os números, mas para a qualidade dos seus fãs.

Portanto, nada de usar aquela frase bastante conhecida nas redes sociais: me segue que eu sigo de volta.

Foque na qualidade

Transmita a sua marca pessoal com o Instagram de forma correta, por isso cuide do conteúdo. Não publique uma foto embaçada e que mal se consegue ver a imagem, se for o caso tire outra foto melhor e faça a publicação.

Uma dica que dou e que uso muito são os filtros. É possível aproveitar os que o Instagram oferece ou então baixar um aplicativo específico para “trabalhar” a imagem. Eles fazem que a foto ou vídeo fiquem mais atrativos e geram mais engajamento do seu público.

Faça integração com outras redes sociais

Hoje há a possibilidade das redes sociais “conversarem” e as publicações de uma podem ajudar na sua estratégia de todas elas. Dessa forma, as publicações são compartilhadas automaticamente, o que te poupa um pouco de tempo.

Use hashtags

Ter uma hashtag própria pode ajudar na divulgação da sua marca pessoal com o Instagram e até com outras redes sociais. Sempre coloque a sua identificação pessoal nas suas postagens.

As hashtags relacionadas com a sua marca pessoal e da forma como deseja se posicionar também deve ser usadas.  Eu por exemplo, costumo usar: #empreendedorismodigital, #personalbranding, #marcapessoal, entre outras.

Espero que essas dicas possam te ajudar a alavancar a sua marca pessoal com o Instagram, e posso dizer que testei e que funcionam de verdade. Aproveite para compartilhar o seu perfil, quem sabe eu não o visito e te dou mais algumas dicas.

Gostou desse texto? Então aproveite para ler mais artigos no meu blog e se tornar meu seguidor no Instagram.

E lembre-se: a sua Marca é Você!

Jac Lopes

Posts relacionados