Garantir o crescimento da sua marca pessoal de forma constante pode não ser uma tarefa muito fácil para algumas pessoas, mas não deve ser uma barreira para você.
Já se perguntou os motivos pelos quais as pessoas não lhe dão o crédito que merece ou não consegue fechar novos negócios?
Pode ser que esteja tomando atitudes erradas que impedem que os outros te conheçam e saibam do seu potencial. Se pensa que a sua marca pessoal está estagnada ou que pode atingir um público maior, veja algumas dicas que separei e que podem contribuir.
1. Não pensar nas estratégias da sua marca pessoal
Se você quer ser vista e ter crescimento da sua marca pessoal, é preciso planejar como conseguir atingir seus objetivos. A imagem que as pessoas têm de você deve ser verdadeira e, acima de tudo, transmitir a mensagem que você deseja.
O personal branding visa definir os seus objetivos e assim garantir que adotará as estratégias certas para chegar onde quer. Não deixe que sua marca pessoal seja construída ao acaso, invista nela!
2. Se mostrar da forma errada
Quando os seus serviços estão em vista de alguma empresa, ela pesquisará sobre você. Esse levantamento de informações pode ser com outros profissionais que já te contrataram ou por meio da internet.
Eu sempre falo da importância de cuidar da sua marca pessoal na internet, pois, esse é um canal que você se mostra para o mundo. Se, ao buscar suas informações, as empresas encontrarem dados ou comportamento que não condizem com o que esperam de um profissional, não irão te contratar.
Por isso, demande um pouco de tempo para cuidar das suas redes sociais, atualizar o seu blog ou site e transmita a imagem certa, aquela que apresenta a sua marca pessoal.
3. Não ter um conteúdo relevante
Conteúdo é uma maneira de você demonstrar o que pensa e o quanto domina determinado assunto. Aposto que você sabe diferenciar uma pessoa com e sem conteúdo e não vai querer fazer parte do grupo que não admira.
Faça com que as pessoas ao seu redor ou seus seguidores aprendam com você. Todo dia passe um ensinamento diferente, contribua com ideias e agregue valor. Faça textos e publique nas suas redes sociais, elabore um material para ajudar a sua equipe de trabalho, enfim, forneça conteúdo relevante.
4. Parar no tempo
O crescimento da sua marca pessoal pode ficar paralisado se você deixar de se atualizar. Hoje, o mundo está em constante movimento, a tecnologia avança diariamente e todos os dias surgem novas ferramentas para o campo corporativo.
Você precisa estar ciente dessas mudanças para poder seguir junto com elas. Faça cursos e participe de seminários e palestras frequentemente para se manter informada. Mesmo que o assunto não esteja diretamente ligado ao seu campo de atuação, mesmo assim é válido saber do que se trata.
5. Ser mediana
Quantas pessoas você conhece que querem apenas fazer o suficiente? Penso que várias. Porém, você conseguiria apontar o diferencial delas?
As pessoas que estão na média são apenas mais uma na multidão, não fazem diferença, não se destacam e também não são lembradas por algo importante.
Não seja mediana, invista nas suas habilidades e faça com que elas permitam você ser o centro das atenções. Busque sempre fazer o melhor para ser lembrada como A pessoa que fez a diferença ou que é uma inspiração.
6. Deixar o networking de lado
Como irá trabalhar o crescimento da sua marca pessoal se não se relacionar com as pessoas? O capital relacional é um bem precioso, pois você poderá cultivar novos parceiros, divulgar o seu negócio e criar relacionamentos profissionais.
O mundo online é importante, mas não se esconda atrás de um computador. Tenha contatos virtuais, mas não deixe de se relacionar pessoalmente, isso contribui para que as pessoas te conheçam melhor e você se divulgue.
7. Ter medo de se expor
Você que deve tomar a iniciativa de se expor sempre, desde que esteja seguro. Como já disse: Não se expor faz com que não seja vista e claro sua marca pessoal não será reconhecida. Lembre-se o medo não pode te paralisar. Medo não é timidez, jamais confunda os dois, pois a timidez não te impede de fazer as coisas. Você tem muito a mostrar para o mundo e dessa forma estará ajudando a muitas pessoas.
8. Não ser grata
Gratidão é uma das palavras que mais está em evidência no momento e não é por acaso. É preciso saber agradecer e reconhecer quando algo de bom lhe acontece, pode ser uma ajuda, uma dica ou qualquer outra coisa que te faça pensar.
Seja grata a tudo o que tem. Quando você emana energias positivas, consegue atrair coisas boas para você e isso contribui com o crescimento da sua marca pessoal.
O crescimento da sua marca pessoal dependerá apenas das suas atitudes, mas você está disposta a mudar? Se estiver, saiba que muitas coisas boas estão por vir e que com as dicas que dei esse processo será mais fácil.
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E lembre-se: a sua Marca é Você!
Jac Lopes