Hoje, a minha dica vai para quem se considera uma pessoa introvertida. É bastante comum que haja a confusão entre timidez e introversão, mas, na verdade, essas são coisas diferentes. A primeira tem muito mais a ver com o medo de se expor e eu já falei sobre isso no artigo “Como lidar com o medo de se expor”, vale a pena você reler.
Já a pessoa introvertida tem como característica não se expor, ela prefere atuar nos bastidores. Por isso, dificilmente acaba tendo a sua marca pessoal lembrada, já que raramente se expõe ou demonstra as suas habilidades. O pior é que ela pode ser lembrada como a pessoa antipática ou até esnobe por não interagir muito.
A forma como as pessoas te veem pode prejudicar o seu crescimento na carreira, afinal, quem dará a oportunidade para quem não mostra um trabalho de qualidade ou não o assina?
Você pode mudar essa situação! Não é preciso deixar de ser uma pessoa introvertida, já que essa é uma de suas características, mas tem que mudar algumas atitudes e a forma como se mostra. Separei algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira!
Se desafie
Como uma pessoa introvertida, a sua preferência é por realizar trabalhos individuais e não se relacionar muito com os colegas de empresa. Em alguns momentos, terá que sair da sua zona de conforto para trabalhar a sua marca pessoal, interagindo com os outros.
Havendo a necessidade de montar uma equipe para uma tarefa específica, seja um voluntário e demonstre que consegue trabalhar em grupo. Se o pessoal da empresa vai para um happy hour e te convidou, pare de inventar desculpas e de vez em quando aceite confraternizar.
Chame a atenção pelos seus pontos positivos
Como você se expõe pouco, precisa conseguir demonstrar o que tem de bom em menos tempo. Conheça quais são os seus pontos positivos, normalmente eles estarão voltados a trabalhos mais individuais.
Se faz bem um relatório, consegue analisar dados, desenvolver projetos ou outros, aproveite tudo isso. Deixe que as pessoas saibam que você se destaca em algo e que ser uma pessoa introvertida não é um problema para o seu desempenho profissional. Exponha suas ideias e feitos em momentos estratégicos para chamar a atenção e encantar com as suas habilidades.
Invista no networking com quem valoriza uma pessoa introvertida
As pessoas com quem se relaciona podem te ajudar na divulgação da sua marca pessoal, por isso busque ter um capital relacional que entenda a sua posição e a aceite. Comece se relacionando com outros introvertidos e aos poucos amplie o seu networking, mostrando as suas habilidades e o que está disposta a realizar.
Existe o mito que bons profissionais e empreendedores são aqueles extrovertidos e que atraem a atenção para si facilmente. Porém, quando não se tem um plano para trabalhar a marca pessoal, ser extrovertido atrapalha. Invista na estratégia e saiba de quem se aproximar e que pode lhe ajudar.
Mostre que é um bom ouvinte
A maioria das pessoas gosta de ser ouvida e quando estão para fechar um negócio costumam expressar as suas necessidades. Uma pessoa introvertida tem facilidade em ouvir, uma vez que prefere isso a ter que se expor.
Por ser uma boa ouvinte, acaba entendendo as vontades dos clientes e até mesmo de parceiros de trabalho e consegue oferecer soluções personalizadas e que atendem a todas as necessidades.
Aproveite que tem essa habilidade, ouça o que os outros esperam e entregue algo que supere as suas expectativas. Te garanto que fazendo isso conseguirá encantar qualquer pessoa por sua atenção.
Mostre que você é auto-gerenciável
Você prefere trabalhar sozinha, isso é um fato! Por isso, não precisa que fiquem lhe dizendo o que fazer, como e quando tem de entregar as tarefas. Use isso a seu favor, mostre o quanto é comprometida e que não precisa que fiquem lhe cobrando para fazer o seu trabalho.
Todo gestor adora ter na equipe membros auto-gerenciáveis que “andam” por conta própria e ainda fazem bem as coisas. Te garanto que haverá uma disputa para você entrar em diversos times.
Se você é uma pessoa introvertida, agora sabe que isso não é um problema e que sua característica pode lhe render bons frutos. Só é preciso que você saiba usar os seus pontos a seu favor e logo encantará as pessoas sem precisar se expor mais do que gostaria.
Se ainda tiver alguma dúvida conte comigo.
E lembre-se: a sua Marca é Você!
Jac Lopes
Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais.