Como lidar com o medo de se expor

Já fiz um outro artigo sobre o medo de se expor, porém, esse é um assunto que a todo momento me pedem ajuda. Por isso, resolvi fazer esse texto para complementar as dicas que já dei anteriormente. Imagina o seguinte…

Em um dia de folga, você resolve fazer uma passeio em uma cidade turística vizinha, mas quando chega lá não sabe onde é a loja que te indicaram e precisa pedir informação. Tem um monte de gente na rua e você olha para todos os lados tentando encontrar a mais simpática. Com muito receio se dirige a ela e fala tão baixo e com a voz trêmula que ela não consegue te ouvir.

Essa situação te parece familiar? Se disse que sim, sofre com o medo de se expor. Mas essa é só uma das muitas situações que você deve passar. Quando seu gestor te chama para conversar, logo você deve começar a suar frio. E quando tem uma reunião na empresa e pedem a sua opinião, você quer sumir de lá!

Te digo que não está sozinha, existem muitas outras pessoas que tem medo de se expor, mas a boa notícia é que você pode superar. E antes de tudo você deve entender que exposição não é ruim, se você sabe o que está falando e como se portar, os resultados serão bastante positivos para a sua marca pessoal.

Já sei! Você vai falar, para você é fácil, Jac, afinal, está acostumada. Mas, eu te digo que ainda sinto um friozinho na barriga em algumas situações, por exemplo, quando vou dar uma palestra. Só que isso não me impede de seguir em frente. Apenas me lembra que eu tenho que transmitir a minha marca pessoal, deixar que as pessoas me vejam como eu quero e que me preparei bem para a situação.

Você também pode perder o medo de se expor e transformá-lo em algo positivo para que as pessoas te vejam como uma referência. Se está disposta a tentar, veja as dicas que separei.

Todo mundo vai passar por uma situação de constrangimento

Mesmo que você se exponha o mínimo possível está sujeita a ter uma situação de constrangimento e lidar com ela pode ser mais difícil se não estiver preparada. Estou falando de coisas simples como tropeçar em uma escada.

Todas nós mulheres, com nossos saltos altos acabamos cometendo alguns deslizes como pisar em falso e torcer o pé. Só que isso não é o fim do mundo, saiba que é algo natural e, se rir da situação, sairá dela facilmente.

Falar alguma coisa errada, esbarrar em alguém, derrubar um objeto no chão, tudo acontece. Por isso, não deixe de fazer ou falar por medo de se expor e algum imprevisto acontecer. Ria se algo der errado ou peça desculpas. Simples assim.

O medo de se expor é um problema e você precisa superá-lo

A iniciativa tem que partir de você. Primeiro deve se conscientizar que não se expor faz com que não seja vista e não permite que a sua marca pessoal seja trabalhada. Só não confunda o seu medo com timidez, pois a timidez não te impede de fazer as coisas, só procure o melhor caminho para isso. O medo te paralisa.

Somente quando entender isso e quiser mudar é que será capaz de trazer a mudança que tanto espera para a sua vida.

Leia muito

Quanto mais você conhece, mais confiante fica, o que facilita a exposição. Busque conhecimento nos mais diferentes locais e dê preferência aos assuntos que têm maior interesse.

Enquanto estiver lendo, faça isso em voz alta, assim vai acostumar com o som da sua voz e será mais fácil quando conversar com outras pessoas.

Frequente locais diferentes

Estando em um lugar que não conhece as pessoas, precisará falar com elas. O primeiro contato é o mais difícil, mas, se fizer isso com frequência, acabará sendo natural e o seu medo de se expor passará.

A dica que eu dou é se matricular na academia, em um curso e até mesmo sair sozinha. Essas situações vão ajudar na sua comunicação e para que se solte.

O medo de se expor pode ser superado e quando fizer isso conseguirá trabalhar melhor a sua marca pessoal. Então, que tal começar a usar as dicas que dei agora mesmo?

Mas antes, que tal me dizer o que já deixou de fazer por medo de se expor?

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram.

Posts relacionados