Quando eu falo de Anitta as vezes algumas pessoas torcem o nariz e outras veneram suas músicas. Eu entendo que nem sempre agradamos a todos, mas não podemos deixar de observar a sua marca pessoal e como essa é trabalhada.
A qualquer pessoa que você pergunte o que acha sobre Anitta terá uma resposta pronta e essa nunca será: “Quem é essa?’. A cantora se mostrou para o Brasil e agora para o mundo de uma maneira que a fizesse ser inesquecível.
Você liga a TV e lá está ela, se acessar a internet verá algum assunto relacionada, na capa da revista está estampada, as pessoas comentam na rua, etc.
Temos que admitir que Anitta se tornou conhecida, mas não foi ao acaso. Ela trabalha muito bem as suas estratégias de marca pessoal e o seu marketing para que esteja em constante evidência. A própria cantora afirmou que foi para os Estados Unidos estudar como fortalecer a sua imagem e traçar uma carreira internacional. E parece que teve resultado.
O case da marca pessoal da Anitta
A Anitta é um caso que merece ser estudado e muitas das estratégias adotadas por ela podem ser usadas por nós que estamos buscando fortalecer a nossa marca pessoal. Tudo bem que o que você quer fazer não precisa ser tão grandioso como o da artista, mas vale pensar em como adaptar para a sua realidade.
Veja o que ela fez para ganhar tanto reconhecimento para a marca Anitta.
A autenticidade
Anitta é uma mulher que não esconde quem é, o que pensa e as causas que defende. Isso faz com que ela seja reconhecida como uma pessoa autêntica, mesmo por quem não admira o seu trabalho.
Ela nunca escondeu que veio de uma comunidade pobre do Rio de Janeiro e que sempre quis ir longe. O empoderamento feminino é uma bandeira que defende e isso fica bastante evidente nas letras de suas músicas e na forma de se vestir.
Diferente de muitas artistas, ela fala a verdade, agrade ou não. Não tem medo de dizer que fez cirurgia plástica, que gosta de comer e outras coisas.
A presença em todos os canais
Como já disse, Anitta está em todos os lugares e faz isso para ser lembrada. Nas redes sociais possui um perfil muito ativo, tanto que ela é a maior produtora de conteúdo do Instagram Stories do mundo.
Mas, ela não se limita apenas a isso, está em quase todas as redes sociais e em plataformas de músicas como o Spotify e fica entre os tops. Simultaneamente, ela lança clipes em plataformas de vídeo como o Youtube. Em 2017, ela teve um projeto de lançar um clipe por mês, isso fez com que estivesse sempre em evidência.
Se você sair da internet também verá a marca pessoal de Anitta, seja na capa de revista, em programas de televisão no Brasil e no mundo, fazendo shows, em comercias de TV e até mesmo fazendo publicidade pelas ruas.
O Co-branding
Uma estratégia adotada pela cantora foi de fazer parceiras com diversos artistas, fortalecendo o seu nome e atingindo novos públicos. Entre as pessoas que buscou realizar trabalhos junto estão: Weslley Safadão, Simone & Simaria, Pabllo Vittar, J Balvin, Maluma e muitos outros.
As parcerias também ocorrem com DJs, estilistas, marcas de roupas e outras empresas para as quais faz propaganda.
Versatilidade
E quem acha que a marca pessoal de Anitta está restrita apenas a cantora de funk se engana, ela é uma das artistas mais versáteis da atualidade. Para começar ela possui 2 shows: um voltado para os adultos e outro para as crianças.
As suas apresentações são nos locais mais variados, desde grandes eventos de músicas como boates e até mesmo trio elétrico.
Mas não pense que ela aceita qualquer convite que aparecer, a própria cantora diz que escolhe muito bem o que vai fazer. Isso só mostra que ela está trabalhando a sua marca pessoal corretamente e que o seu objetivo é muito claro.
Se a Anitta continuar assim, ela não será apenas um fenômeno passageiro, ela tem tudo para conquistar o mundo e ser lembrada para sempre.
Apesar de não saber qual o futuro da cantora, as estratégias de divulgação adotadas por ela são tem dados resultados positivos. Por isso, eu reforço que o caso da marca pessoal da Anitta merece ser estudado e que você também pode adotar algumas dessas ações. Eu já faço isso.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
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