As redes sociais fazem parte das nossas vidas, ou vai dizer que você não perde alguns minutos no Facebook, Instagram, Linkedin e outras tantas. Não há nenhum mal nisso, com elas você pode se informar e até mesmo aprender.
O problema é que as redes sociais foram banalizadas, as pessoas acabam usando para fins pessoais e se expondo mais do que devem, ou então, misturam o perfil pessoal com o profissional.
Pense naquela pessoa que você segue e acha que ela não faz nada da vida além de futilidades. Ela posta o que vai comer, que o cachorro rasgou o sapato, que está andando de carro, que no trabalho estava fazendo uma pausa, etc. Tudo que é postado não acrescenta em nada, apenas demonstra que o quanto a pessoa é superficial.
Aí surge a pergunta: “Será que eu transmito essa mesma impressão?”. Se parar para pensar e achar que sim, isso pode não ser bom para a sua marca pessoal. Afinal, quem quer ser visto como uma pessoa desocupada e que não tem conteúdo?
Eu comecei a investir mais forte nas redes sociais a mais ou menos 1 ano e confesso que no começo cometi alguns deslizes. Mas, recebi muitas dicas e sugestões que hoje me ajudam a transmitir exatamente a mensagem que eu quero e que reflete quem eu sou de verdade: a minha marca pessoal.
Por isso, quero ajudar você a conseguir o mesmo: usar as redes sociais com cautela para não passar a impressão errada. Veja as dicas que aprendi e que me foram de grande valia.
Seja sempre educada
Não importa se a rede social é usada para fim pessoal ou profissional, a educação sempre deve prevalecer. Quando os seus comentários são fundamentados e você respeita o próximo, demonstra que está atenta ao que está acontecendo e que não está fazendo um post apenas para chamar a atenção.
Cuidados com os erros gramaticais nas redes sociais
As vezes tenho a impressão que as pessoas que usam a internet não sabem escrever. As palavras são todas abreviadas, mas, o que mais me assusta são os erros de português. Eu entendo que as vezes podem ter erros de digitação, porém os de grafia demonstram falta de conhecimento.
Uma dica para quando for fazer uma postagem é sempre reler o conteúdo com atenção e se não souber como escrever uma palavra, busque no dicionário. Além disso, utilizar o corretor do Word ou de outro software de texto te poupará de passar vergonha.
Não compartilhe tudo o que recebe
Você deve usar um filtro em relação aos conteúdos que recebe, pois sei que muita coisa não interessa nem mesmo a você. Então porquê compartilhar? Não estou falando que não deva divulgar os conteúdos de qualidade, mas evite as correntes, testes diversos, pontuação de jogos e fotos negativas.
Cabe o bom senso nesse caso, se compartilhar tudo vão pensar que você passa o dia toda nas redes sociais e não tem mais o que fazer. Aí a imagem de que é uma pessoa superficial será quase que certa.
Invista no conteúdo
Quer ser vista como alguém inteligente e que pode contribuir com os demais? Invista no conteúdo! Não importa se usa o Twitter que tem limitação de palavras ou o Linkedin para publicar artigos, sempre preze pelo conteúdo.
Exponha sobre assuntos que possui conhecimento, divulgando o que sabe. Aponte quais são as tendências de sua área, como podem contribuir com as empresas e empresário, etc. Enfim, se torne uma referência para quando as pessoas buscarem informações confiáveis e sólidas.
Não faça desabafos
Rede social não é consultório de psicólogo e nem ombro de amiga para falar tudo o que está pensando ou desabafar. Se tiver de falar algo para alguém, que isso fique restrito apenas a você e a ela. Um canal em que todos podem ver os seus comentários jamais deve ser usado para essa finalidade.
Lembre-se as redes sociais são uma vitrine na qual você expõe o produto “você” e quando são bem utilizadas te dão destaque e vendem a sua marca pessoal. Mas, se não fizer as coisas seguindo algumas regras, será vista como uma pessoa superficial e que não desperta interesse nos demais.
Espero ter ajudado a melhorar a sua marca pessoal nas rede sociais. Existe algum erros que você cometia e já percebeu?
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
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