Trabalhar a sua imagem pessoal é, em poucas palavras, fazer com que os outros te vejam de uma maneira positiva e da forma como você deseja. Eu como executiva sempre olho a maneira como as pessoas se mostram e a forma como elas passam a positividade que está em cada um.
Mas apesar da maioria das pessoas reconhecer que saber causar uma primeira impressão inesquecível é uma habilidade valiosa nos dias de hoje, ainda vejo muita gente falando coisas como “nossa, quando me veem pela primeira vez me julgam esnobe” ou “as pessoas acham que eu sou muito tímida quando me encontram”.
Aí eu te pergunto: será que está conseguindo transmitir a primeira impressão que deseja? Se a resposta for não, provavelmente algo na construção do seu personal branding está errado.
Mas não se desespere! Isso pode ser reparado com algumas dicas bem simples que eu vou te ensinar a partir de agora.
Sempre seja simpática para transmitir uma primeira impressão inesquecível
Um sorriso no rosto pode fazer toda a diferença para quem se aproxima. Você não gostaria de chegar perto de alguém que está com uma cara emburrada, parecendo que vai atacar qualquer um que se aproxime. Tenha absoluta certeza : Simpatia gera empatia e essa palavra mágica muda qualquer relação.
Sorrir é sempre um bom começo
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. Simples assim : Se colocar no lugar do outro é a chave da aproximação.
Se você estiver com um ar leve e receptível as pessoas irão, no mínimo, te achar simpática e a partir daí te darão abertura para apresentar melhor a sua marca pessoal. Só cuidado para não forçar o sorriso, aquele “sorriso amarelo” vai transmitir a impressão errada. As pessoas notam quando você não é sincera.
Vai dizer que nunca percebeu alguém que estava “obrigada” em algum lugar e tentou ser simpática? Eu noto rapidamente e me afasto e sei que a maioria das pessoas faz o mesmo. Preste atenção isso é mortal.
Cuide da sua linguagem corporal para não passar a mensagem errada
Se você vê uma pessoa de cabeça baixa e toda curvada, o que pensa sobre ela?
Provavelmente que ela tem medo, está triste e não quer ser incomodada. Já uma pessoa de cabeça erguida inspira muito mais confiança.
O corpo pode transmitir uma primeira impressão inesquecível, só é preciso saber se posicionar da maneira adequada. Simples gestos e movimentos podem transmitir mais mensagens do que uma conversa de alguns minutos.
Separei um vídeo para que possa entender uma pouco melhor sobre como se posicionar, confira ele a seguir.
Assistir no Youtube
Vista-se adequadamente e não seja uma estranha no ninho
A forma como você se veste influencia muito na forma como as pessoas te veem. Falei um pouco sobre isso no artigo “Sem sucesso pessoal e profissional? Não coloque a culpa na sua falta de estilo”, se quiser pode conferir mais detalhes lá.
A verdade é que você precisa estar adequadamente vestida para todas as ocasiões para não se destacar como “alguém que não sabe se vestir”. Cada ambiente exige um tipo de vestimenta e essa deve ser respeitada, mas sem deixar de dar o seu toque para reforçar a sua marca pessoal.
Qual é o seu estilo?
Seja você mesma e esteja convicta da mensagem que deseja transmitir
Fica nítido quando você está tentando ser quem não é de verdade e isso causa uma primeira impressão inesquecível ruim. As pessoas te verão como alguém artificial, com falta de personalidade. E com certeza, não é isso que você deseja.
Quando você age de acordo com o que você realmente é se sente mais confortável, todos ao seu redor acabam tendo o mesmo sentimento. E isso é tão simples, né?
Confiança gera confiança
Se adapte as ocasiões para a conversa fluir
Cada ambiente (e pessoa) demanda um comportamento específico para conseguir causar uma primeira impressão inesquecível. Por isso é fundamental que você saiba conversar um pouco sobre tudo e, principalmente, saiba ouvir. Saber ouvir é uma arte que eu desenvolvi ao longo da minha carreira e isso destacou muito a minha marca pessoal.
Isso porque, ao ouvir com atenção o que as pessoas estão falando, você consegue formular perguntas inteligentes e assim dar fluidez às conversas. A forma como se fala também deve ser respeitada e acima de tudo não atropele os assuntos. Da mesma forma que não gosta de ser interrompido os outros também não apreciam essa atitude.
Essas são algumas dicas que tenho para que você possa causar uma primeira impressão inesquecível, mas eu sempre digo que o bom senso deve prevalecer acima de tudo. Agora é só colocar tudo em pratica e fortalecer ainda mais a sua marca pessoal.
Mas, antes de sair dessa página, aproveite para deixar a sua contribuição. Deixe nos comentários outras dicas de como criar uma primeira impressão inesquecível.
Lembre-se: a sua Marca é você!
Jac Lopes
Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais!