Imagem pessoal: como você é vista pelas pessoas?

imagem-pessoal-Jac-Lopes

“Eu não me importo com o que as pessoas pensam de mim”! Provavelmente você já ouviu essa frase diversas vezes, mas, analisando, ela não é bem verdade. A sua imagem pessoal com certeza tem uma importância na sua vida.

Posso falar isso pensando no tempo que você demora para se arrumar ou escolher uma roupa.

Aposto que você não gosta de sair de casa desarrumada e não faz isso apenas para se sentir bem, mas para que possa transmitir uma boa imagem. Seu branding pessoal é muito importante no seu dia a dia. Quando as pessoas te olharem, você vai querer que vejam uma mulher segura, bem-sucedida e feliz.

A parte visual será a primeira a transmitir essas impressões e, normalmente, ela prevalece..Já falamos em outros posts o quanto é importante ter seus objetivos de marca pessoal bem definidos.

Quando as pessoas olham para você, o que veem?

Muitas vezes o que se enxerga não é exatamente o que você está querendo passar, por isso é muito importante saber o que os outros pensam.

A imagem pessoal que você transmite

A sua imagem pessoal é a sua marca pessoal e quando ela é positiva pode ajudar em diversos aspectos pessoais e profissionais. Portanto, é necessário conhecer o que está sendo transmitido e comparar com o que se pretende demonstrar.

Imagine que você transmita uma imagem de uma pessoa fechada e pouco receptiva, quando, na verdade, é muito expansiva e deseja ser vista dessa forma. Então, como descobrir onde está o erro para poder corrigi-lo? Simples! Comece pedindo ajuda para as pessoas próximas.

Elabore um questionário com algumas perguntas para que seus amigos e parentes possam dizer o que veem ao olhar para você. Mande essa lista para, pelo menos, 10 pessoas e peça para que lhe respondam com sinceridade. Depois compare os resultados e veja se você está sendo vista como gostaria.

Veja algumas perguntas que podem ser usadas para identificar a sua marca:

  • Para quais assuntos você pediria minha ajuda?
  • Quais são os meus pontos fortes?
  • Quais são os meus pontos negativos?
  • Quando você pensa em mim, qual a primeira característica que vem à sua mente?
  • A minha aparência condiz com as minhas características?
  • Quando eu falo, é possível entender facilmente o que quero explicar observando meu tom de voz, gestos e postura?
  • Se não me conhecesse e me visse pela primeira vez, diria que eu sou uma pessoa de sucesso?

Esses são apenas alguns exemplos. Você pode incluir todas as perguntas que achar necessárias para que consiga identificar melhor como as pessoas te veem. Dessa forma você pode entender como anda o seu personal branding.

Escreva como gostaria de ser vista e o que deseja transmitir com a sua imagem pessoal. Assim que receber o feedback do questionário, analise as respostas e verifique se elas condizem com o que você esperava. Se tudo estiver dentro dos conformes, perfeito, você está indo pelo caminho certo. Porém, se as coisas não foram como o esperado, é hora de mudar.

Como passar uma imagem pessoal correta

As pessoas te veem da forma como você se mostra e nem sempre é possível ter muito tempo para mudar a primeira impressão. Por isso, trabalhe a sua imagem pessoal para que ela sempre transmita a intenção que você deseja.

Lembra do questionário que aplicou para os amigos e familiares? Ele vai te ajudar muito! Comece pelos itens que não te agradaram ou que não condizem com o que você esperava.

Esses devem ser os primeiros a serem trabalhados. Veja o que as pessoas pensam de você e elabore estratégias para mudar essas impressões.

Por exemplo, se as pessoas citaram o desleixo como uma de suas características, e você quer se mostrar uma pessoa organizada e elegante, terá que mudar.

O problema pode estar nas suas roupas, maquiagem, cabelo e até mesmo na sua fala. Identifique o que está levando as pessoas a essa conclusão e trabalhe diariamente para fazer uma transformação.

No começo pode ser um pouco difícil, mas quando pensar nos benefícios que a mudança pode trazer, nenhum esforço será em vão.

Se a sua atitude e imagem mudarem você poderá perceber isso na maneira como os outros te tratam. Se antes era considerada desleixada no trabalho, as pessoas começarão a te dar mais responsabilidades e até a elogiar a sua aparência.

A sua imagem pessoal pode mudar a maneira como você é vista e ajudar a conseguir uma melhor reputação e credibilidade. Por isso, nunca deixe de observar a si mesma e estar atenta ao que os outros dizem sobre você.

A velha máxima de que eu não me importo com que os outros dizem em personal branding não existe. Mesmos que você ainda não saiba, seu comportamento, seu modo de vestir, suas atitudes são os responsáveis pela construção da sua marca pessoal. E você deve SIM  se importar.

Essa é a única forma de melhorar os seus pontos fracos e conseguir o sucesso que sempre desejou.

Enquanto isso deixe aqui sua opinião ou entre em contato.

Forte Abraço e lembre-se: Sua Marca é você!

Jac Lopes

Posts relacionados