Reconheça seus talentos e construa sua marca pessoal

PostJacReconheçaSeuTalento

Você já deve ter se deparado com essa situação ou algum conhecido já passou por isto. Em uma entrevista de emprego, o recrutador deseja que você reconheça seus talentos e vem a pergunta: “Quais são os seus pontos fortes e fracos? No que você se destaca?”

Possivelmente você ficou horas tentando achar qual seria a resposta perfeita para a pergunta e ensaiou a resposta com antecedência por muitas e muitas vezes. Mas, qual será a resposta correta?

Paloma Contreras diz que não existe uma fórmula definida, portanto, imitar o que outra pessoa faz não garante sucesso automaticamente para você. Isso quer dizer que o seu branding pessoal é único e é exatamente isso que as pessoas esperam encontrar. Os pontos fortes e fracos são apenas mais algumas maneiras de se conhecer o candidato.

Mas saiba que a sua marca pessoal transcende as salas de recrutamento, ela está presente no seu cotidiano. Lembra do que falamos no post anterior sobre imagem pessoal?

Bom, voltando ao assunto, você precisa descobrir quais são os seus talentos para aproveitá-los da melhor maneira. Então, aprender a fazer isso, é fundamental para você construir sua reputação.

Reconheça seus talentos

Sei que é uma mulher esperta e por isso já deve conhecer muitos de seus talentos. Ele pode ser: falar bem em público, ter criatividade, ser empreendedora e muitos outros. Por isso, aproveite-os ao máximo. Invista neles! Eles serão o seu diferencial  frente a outras pessoas. Reconheça seus talentos!

Só que às vezes é normal a gente se perguntar: “Quais são os meus talentos?” “Qual é o meu dom?” No que eu sou boa? No que me destaco na multidão? Não se preocupe, nem sempre dá para perceber tudo sozinha, pode ser que você seja muito boa em algo e nem descobriu isso ainda.

Seus dons e talentos são o que fazem com que você se destaque. Eles podem envolver sua personalidade, competências, paixões, forças, fragilidades, etc. É muita coisa.

Pense no seguinte: pelo que você já foi elogiada? Essa pode ser a resposta que estava precisando. Sempre que alguém te elogia significa que fez bem alguma coisa, esse é um dos seus talentos. Viu? Fácil, mas não prestamos muita atenção. É bem mais simples do que estava imaginando. Mas, se mesmo assim ainda não sabe muito sobre qual é seu talento, pergunte para quem convive com você. As respostas com certeza vão falar.

Nesse momento, eles também podem apontar os seus pontos fracos, aqueles que fazem com que você fique na média. No post Você está acima da média ou na merd…? Vamos descobrir?, falamos sobre isso.

Seja você, seja verdadeira e reforce os seus pontos fortes

Legal, você já parou para pensar quais são os seus pontos fortes. Aí você me pergunta: “O que eu faço com eles agora?” Não chegamos até aqui apenas para que você saiba quais são eles, precisamos usar essa informação a seu favor.

Lembra que no começo do post citamos que imitar o outro não garante sucesso? Isso mesmo, ser você é o seu diferencial e é ele que determinará onde pode chegar. Esse é o momento de tirar proveito de tudo que você sabe e usar a seu favor, reconheça seus talentos!

Se seus pontos fortes são o que fazem com que você se destaque, então faça com que eles melhorem ainda mais para ficarem incríveis. Olha só, construindo uma boa marca pessoal – o seu branding pessoal – pode fazer com que você vire referência no assunto.

Não é o máximo passar de alguém que está na média para uma especialista? Uma referência? E não adianta negar, isso te fez sentir ainda mais vontade de melhorar. Se sentir orgulhosa de você mesma.

Mas pare de imitar os outros! Sim, você pode usar pessoas como referência, isso é ótimo. Só que precisa criar a sua marca. Ficar copiando vai fazer com que você perca a credibilidade e não conseguirá usar os seus talentos como deveria. Você precisa ter confiança em você é isso que vai agregar valor a sua marca pessoal e consequentemente lhe dar reputação.

Acha que a rainha Elizabeth, Michelle Obama, Madonna e Luiza Helena Trajano chegaram onde estão copiando alguém? Que nada! Elas souberam aproveitar todo o talento que possuem e reforçaram os seus pontos fortes.

Isso é o que você também deve fazer. Mostre para as pessoas no que você é boa e deixe que elas se lembrem de você por isso. Se já ouviu aquela máxima “Nada se cria, tudo se copia”, saiba que ela só pode ter sido dita por alguém que não conhece seus próprios pontos fortes.

Seja única, construa a sua marca pessoal, reconheça seus talentos e se precisar eu estou aqui para ajudá-la.

Agora que já sabe como se destacar, aproveite para compartilhar quais são seus pontos fortes que você já conhecia e aqueles que os outros te mostraram.

Deixe sua mensagem aqui nos comentários para que eu possa ajudá-la. Ou entre em contato.Será um prazer.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!

Jac Lopes

Posts relacionados