5 Dicas práticas para se tornar uma referência no seu segmento

Muitas vezes me perguntei o que deve ser feito para uma pessoa se tornar uma referência em um determinado segmento. Mas, quando parei para pensar eu tinha me tornando uma.

As pessoas me procuravam para pedir sugestões, conhecer um pouco mais sobre a minha história e queriam seguir meu exemplo. Portanto, mesmo sem saber, eu estava fazendo a coisa certa.

Mas, como sempre quis transmitir este conhecimento da melhor maneira possível, precisei parar e pensar em tudo o que eu havia feito ao longo de minha carreira, além de procurei outras fontes de informações para chegar a um método claro e fácil de ser implementado por qualquer pessoa.

Com isso consegui descobrir diferentes maneiras de como se tornar uma referência e também o que deve ser feito construir uma marca pessoal simultaneamente.

Muitas delas estão relacionadas à tecnologia, como as redes sociais, e têm se mostrando bastante eficientes. Por isso, reuni algumas dicas para que você também se torne uma referência em seu segmento, seja ele o corporativo (como eu), esportivo ou qualquer outro.

1. Entenda quais são as dores do seu público

conheça seu público|
Quem você está ajudando?

Se quer se tornar uma referência é preciso saber qual o seu público e quais as suas dores. Se pretende ajudar as pessoas a fortalecerem sua marca pessoal, deve saber quais são as principais dificuldades que elas enfrentam.

Pode ser a timidez, a procrastinação, falta de apoio, entre outras. Mostre como você superou esses desafios, sirva de exemplo, e mostre que assim como você outras pessoas também podem. Quanto mais souber sobre as pessoas que te seguem, mais acertadas serão as suas dicas.

2. Produza conteúdo úteis e relevantes

Seus conteúdos são relevantes?
Seus conteúdos são relevantes?

Quando a gente vai pesquisar algum assunto na internet encontra muita coisa boa, mas também existem conteúdo que não agregam em nada – pelo contrário, têm um monte de informação errada.

Para agregar valor no mercado e construir uma marca pessoal forte, produza conteúdos que realmente sejam úteis, que possam ajudar quem os lê. Conhecendo as dores do seu público vai ficar muito mais fácil de esclarecer as dúvidas que eles possam ter.

Eu, por exemplo, busco conhecer ao máximo quem procura pelos meus conteúdos. Muitas das inspirações para os textos e webinar saem do grupo que tenho no WhatsApp, dos comentários que deixam nas redes sociais e do convívio diário com as pessoas.

3. Esteja presente nas redes sociais para se tornar uma referência

redes sociais
Esteja onde o seu público está.

Tem uma forma bastante interessante de se conectar com pessoas de diferentes lugares a qualquer momento: usando as redes sociais. É preciso tomar cuidado com quem você demonstra ser nesses canais, falei sobre isso no artigo: Sucesso nas redes sociais, cuidado é lá que a gente vê quem é quem!

Quando você é autentico e está disposto a contribuir de forma positiva com os outros, acaba por se tornar uma referência. As pessoas começam a gostar do que encontram e passam a sempre acessar o seu perfil para trocar informações e adquirir os conhecimentos passados por você.

Outro ponto de atenção é que cada rede social tem a sua própria linguagem, assim a forma como fala no Facebook não vai funcionar no Instagram, Twitter ou Snapchat. É preciso se adaptar a cada uma delas para ter bons resultados.

4. Converse com as pessoas por meio de canais digitais

Não cometa o erro de imaginar que você irá se tornar uma referência apenas postando conteúdos e não interagindo com o seu público. Os meios digitais como redes sociais, blogs, aplicativos de mensagens, entre outros são canais de comunicação de mão dupla. Isso significa que você manda mensagens, mas também recebe e deve ter o cuidado de respondê-las.

Fazer vídeos ao vivo pelo Facebook ajudam as pessoas conhecer melhor o seu trabalho. O Webinar é uma ótima ferramenta para transmitir o seu conhecimento e participar de fóruns de discussão ajuda a interagir em diferentes grupos. Veja quais são todas as possibilidades e não deixe de fazer uso delas.

Usar os canais digitais é uma forma rápida e simples de atingir pessoas em qualquer lugar e que passam a ter ver como uma inspiração. Hoje não é raro eu receber mensagens no grupo ou nas redes sociais de alguém contando um situação e me pedindo com conselho. Isso só foi possível porque eu trabalhei a minha marca pessoal e me tornei uma referência.

5. Invista no seu personal branding

branding pessoal é tudo
Branding Pessoal é a “alma do negócio”

Já falei anteriormente da importância de trabalhar o seu personal branding, já que é ele que transmitirá a imagem que você deseja. Ele te ajuda a se tornar uma referência fazendo com que as pessoas te vejam de acordo com as suas habilidades.

Quando mais forte for a sua marca pessoal, mais fácil irá se tornar uma referência. Isso porque não adianta apenas ser “famosa”, é preciso ter muito conteúdo.

Agora que já sabe como se tornar uma referência, é preciso deixar o seu medo de lado e colocar o que aprendeu em prática. Escolha um dos canais para começar e logo verá o retorno, fazendo com que queira explorar novos caminhos.

E então, onde posso absorver seus conhecimentos? Me passe as suas redes sociais, blog ou outras formas em que eu possa conhecer a sua marca pessoal.

Lembre-se: Sua Marca é você!

Jac Lopes

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