Como lidar com mentiras de colaboradores

JacPostMentirasdeColaboradores

Mentir no ambiente no trabalho não é uma boa coisa. Como dizem os mais velhos (e sábios): mentira tem perna curta.

Mas, infelizmente, a verdade é que elas existem e uma das principais funções de um líder é saber lidar com as mentiras dos colaboradores. Quando a punição é necessária? Apenas conversar resolve?

Hoje, meu objetivo é te ensinar como lidar com essa situação constrangedora, mas infelizmente bastante comum.

Em primeiro lugar, você precisa entender que existem diferentes tipos de mentiras – inclusive algumas até são saudáveis, as famosas mentiras brancas na linguagem popular. Vai dizer que você nunca “mentiu” para sua equipe marcando uma reunião muito importante e na verdade estava preparando uma surpresa pelo bom trabalho que eles fizeram? (Se não fez, fica a dica para conquistar o carinho deles!)

A gente sabe que existem pessoas que mentem para conseguir uma promoção, conseguir uma vaga e até mesmo prejudicar um colega por se sentir ameaçado. Essas mentiras de colaboradores não são aceitáveis e precisam ser paradas, já que podem prejudicar pessoas que realizam um bom trabalho.

Como identificar as mentiras de colaboradores?

Identificar as mentiras dos colaboradores nem sempre é fácil. Isso porque existem pessoas que podem ser consideradas mentirosas profissionais. Aí você me pergunta: “então não tenho como saber, Jac?”

É claro que tem! Só que você precisa conhecer bem a sua equipe, por isso acho importante manter um relacionamento profissional bem próximo a eles. Quanto mais conhecer cada um deles, mais fácil será de perceber se existe algo de errado. Por isso quando estiver construindo a sua marca pessoal, coloque como um dos objetivos conhecer os seus colaboradores.

Além disso, fique atenta as atitudes.

Quando elas mudam repentinamente pode ser um sinal de que algo não está certo. Se pela manhã não achar o colaborador na mesa dele e depois ele disser que tinha ido falar com outra área ou estava no banheiro, isso é normal. Mas se a situação começa a se repetir, então, alerta! Ela pode todo dia chegar a atrasado e mentir para você.

mentiras

Algumas pessoas não conseguem sustentar uma mentira e quando questionadas acabam se entregando. Vamos supor que um membro da equipe tenha passado uma informação errada para um cliente e isso causou um transtorno. Se questionar, dificilmente alguém assumirá a responsabilidade, mas se disser que já sabe quem foi e que gostaria de entender o que aconteceu, a pessoa acaba confessando.

A verdade é que é preciso usar o seu feeling para reconhecer as mentiras de colaboradores e cada uma delas pode necessitar de estratégias diferentes.

O que fazer quanto perceber uma mentira?

Da mesma forma que não há uma regra para reconhecer as mentiras de colaboradores, também não há uma regra do que fazer.

Cada situação deve ser vista como única.

Os motivos que levam uma pessoa a mentir podem ser os mais variados possíveis. Pode ser que um colaborador não tenha conseguido terminar de fazer uma apresentação porque estava sobrecarregado e ele acabe falando que perdeu o arquivo.

Nesse caso ele pode estar com vergonha de assumir as responsabilidades: a de que está sobrecarregado e de não fez o que foi pedido. É preciso sentar para conversar com ele, dizendo que ele precisa pedir ajuda quando não der conta do trabalho e que mentir não é o melhor caminho.

Eu tive uma funcionária que faltava no trabalho e falava que estava doente. Só que com tempo essas ausências foram ficando mais frequentes a ponto de eu achar que ela estava agindo de má fé. Só que depois descobri que ela apanhava do marido e não ia trabalhar porque tinha medo e vergonha. Ela precisava mais ajuda do que uma bronca – e foi o que eu fiz.

vergonha

Mas, também existem os casos de mentiras de colaboradores que prejudicam os outros, essas merecem atitudes mais enérgicas. Falar que o trabalho foi feito por você para “ganhar pontos” com o gestor, sendo que foi outro colega que fez é inadmissível.

Nesse caso além de orientação o colaborador pode levar uma advertência.

Há casos também em que um colaborador mente sobre o outro para passá-lo para trás em uma oportunidade interna. Ele simula uma mentira para que o outro não seja bem visto e acabe perdendo a oportunidade, se descobrir isso cuidado. Afinal, você não vai querer na sua equipe alguém que mente para prejudicar os outros.

Lidar com as mentiras de colaboradores não é uma tarefa fácil, isso porque primeiro é preciso identificar que ela existe. Depois precisará entender os motivos e saber qual providência tomar. Mas, o que eu sempre acho válido nessas horas é usar a sua intuição e bom senso.

Lembre-se: a sua marca é você!

Jac Lopes

Importante: Quer saber como construir uma marca pessoal de sucesso?

Participe do meu Webinar gratuitamente no dia 13 de setembro às 21hs ( horário de Brasília) e veja o como eu construí minha marca pessoal.

Clique aqui para reservar o seu lugar. As vagas são limitadas.

Posts relacionados