Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter são apenas algumas das plataformas sociais mais utilizadas. Aí você fala: Eu conheço todas elas e tenho conta, inclusive estou sempre postando e faço muito sucesso nas redes sociais.
Eu sei que você como boa parte das pessoas usa essas ferramentas para diversas finalidades como se comunicar, se atualizar, etc. Mas já parou para pensar qual o impacto que elas podem ter na sua vida real?
Imagine só quanto tempo você passou tentando construir o seu branding pessoal para ter uma boa imagem. Agora considere que com apenas uma postagem pode colocar tudo a perder.
Lembra que algum tempo atrás eu falei aqui no blog sobre como as pessoas te veem? Se quiser rever o artigo é só clicar no link Imagem pessoal: como você é vista pelas pessoas?
Na época eu disse que as pessoas lhe veem da forma como você se mostra e as redes sociais vão ajudar na construção da sua marca pessoal. Só que para isso, é preciso se mostrar como realmente é.
Não espere sucesso nas redes sociais se está fingindo ser outra pessoa
Tudo bem que nem sempre as coisas saem como a gente planejou, mas será que precisa mesmo querer sempre ser superior aos outros? Tenho conhecidos que vivem postando fotos e comentários como se suas vidas fossem as melhores do mundo. A impressão que dá é que estão sempre passeando e viajando e acima de tudo, não têm nenhum tipo de problema.
Conhecendo-os pessoalmente, sei que a história não é bem assim. Alguns estão desempregados e não têm dinheiro para fazer tudo o que aparentam, outros levam uma vida monótona e me arrisco dizer que até chata.
Agora fala a verdade você já fez isso também? Espero que a sua resposta seja não, pois caso contrário poderá ter algumas complicações. Mas se já fez ainda pode mudar e fazer as coisas certas, afinal é a sua imagem que está em jogo.
O grande problema de fingir ser quem não é nas redes sociais é que uma hora ou outra as pessoas descobrem. Aí você vai perder credibilidade e a sua imagem fica abalada por ser uma pessoa “falsa ou montada”.
Olha só a enrascada que você vai se meter. Só porque está na moda você fala que está estudando sobre coaching e que isso tem mudado a sua vida. Aí, por acaso, encontra um antigo chefe seu que começa a conversar sobre o assunto já que ele viu na sua rede social essa informação.
Mas o que você falou, não era bem verdade e não consegue argumentar com ele afinal você não sabe quase nada sobre o assunto. De que adiantou ter vários comentários em seu post e fazer sucesso nas redes sociais, se nada disso era você de verdade?
Não queime o seu lado profissional nas redes sociais
Ficar “mentindo” nas redes sociais apenas para ser vista e reconhecida, você já deve ter notado que não dá muito certo. O problema é que essas falsas postagens que visam apenas fama, podem também atrapalhar a sua vida profissional.
Ou você nunca ouviu falar que as empresas analisam os candidatos nas redes sociais antes de contratar?
Pois é, se queria ser descolada, saindo para beber todos os dias, se mostrando muito culta ou qualquer outra coisa que seja em exagero, cuidado isso pode estar lhe prejudicando.
Lembra que já falamos sobre a falta de sucesso pessoal e profissional? Nesse caso não adianta querer colocar a culpa na internet, afinal foi você quem fez essas publicações. Você pode ter acabado com sua marca pessoal que demorou tanto tempo para construir.
A sua imagem precisa ser a mesma nas redes sociais e fora dela. Você não pode se mostrar como uma maluca no mundo virtual e querer ser a pessoa mais certinha no mundo real. Ninguém vai acreditar! Sem falar que outros profissionais e gestores podem ficar sabendo e começar a te ver de uma forma errada.
Mas, não ache que sendo você mesma não conseguirá sucesso nas redes sociais. Se souber valorizar os seus pontos fortes e mostrar a sua competência, pode conseguir muito seguidores e admiradores.
Quer aprender como não cometer esses erros nas redes sociais? Eu posso te ajudar! Por que não começa me contando o que já postou de errado que não condiz com você?
Ou entre em contato.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!
Jac Lopes