Medo de se expor? Chega vamos à luta!

JacPostVamosàLuta

Falar em público, dar opinião, dizer o que pensa! Tudo isso são coisas que muitas pessoas gostariam de fazer, mas acabam deixando de lado pelo medo de se expor. E aí deixam de trabalhar o branding pessoal.

Pense em quantas vezes você já quis dizer para o seu chefe que a sugestão dele não era boa, mas, preferiu ficar calada com o medo de uma demissão? E para os colegas de trabalho o que já quis dizer, porém, manteve o silêncio para não ser odiada? E na sua vida pessoal, quantas vezes deixou de falar apenas para agradar os amigos?

Com certeza, são muitas as situações que você já se calou por medo de se expor. Esse medo pode ser causado por diferentes motivos: vergonha, não querer desagradar os outros, receio de perder o emprego, etc. Você sabe bem quais foram os motivos que a levaram ao silêncio.

Mas, eu lhe pergunto: Ao ficar calada, ao deixar de se expor, o que ganhou com isso? Acho, que na maioria das vezes essa atitude não lhe fez bem pois, você estava indo contra o que acredita. Pode ser que nesse primeiro momento tenha sido melhor se abster, mas já pensou o que você deixou de ganhar por não se manifestar?

O medo de se expor lhe impede de ter conquistas

Sabe aquela famosa frase: “Mas, e se…” Pois é! Mas e se você tivesse falado a verdade para seu amigo. Mas, e se você tivesse dado a sua opinião para o seu chefe. Mas, e se você falasse para o seu colega de trabalho que o que ele estava fazendo poderia ser melhorado?

Todos esses “Mas, e se” poderiam trazer resultados muito melhores dos que você conseguiu ficando quieta. Tudo bem que algumas coisas poderiam não ter saído como planejou, mas é nessas horas que você precisa usar o seu personal branding.

É ele que fará com que você saia do senso comum, sendo única e mostrando as suas habilidades. Nós já conversamos sobre você ser você mesma e mostrar a sua marca pessoal, lembra? Se já esqueceu é só dar uma olhadinha no artigo “Seja você mesma, você é sua MARCA!”.

É preciso que você se mostre, coloque a sua opinião e assim consiga ter conquistas. Eu mesma, hoje sou uma profissional muito bem conceituada e reconhecida no mercado. Mas, acha que consegui isso ficando quieta?

Pelo contrário, eu precisei me expor, colocar a minha opinião e mostrar a minha marca pessoal. Muitas vezes eu me desentendi com colegas, meus superiores, CEOs, nada fácil, mas se eu acreditava, eu ia até o fim. E às vezes o fim pode ser até demissão.

No começo não é fácil se expor, mas, quando você percebe o que pode ganhar com isso, quer arriscar cada vez mais. Você constrói confiança e reputação e tem que se expor.

Se jogue, se exponha, crie seu branding pessoal

Se quer ter a sua marca e alcançar os seus objetivos, vai ter que se expor. E não pense que essa exposição será negativa. Pelo contrário, você pode conseguir muitos admiradores da sua marca e do seu trabalho.

Tudo bem que algumas pessoas não gostarão, por se sentirem ameaçadas. Mas, quem já conseguiu agradar a todos? Nem Jesus Cristo, né?

Já diz o ditado popular “quem não arrisca não petisca”. Ele é verdade e eu posso lhe dizer isso por experiência própria. Consegui muitas conquistas e, para isso precisei me expor, mas, não foi ruim.

Agora, eu tento mostrar para as pessoas que é preciso arriscar. Claro que tudo com um pouco de planejamento para alcançar seu objetivos, pois, fazer sem pensar pode não ser muito bom. Se você arrisca, constrói uma reputação e ela é quem vai permitir que você seja uma mulher de sucesso.

As pessoas que estão na média, dificilmente construirão uma carreira de sucesso. É preciso se expor, pensar diferente, dar sua opinião e assim conquistar o seu espaço. Lembre-se que as mulheres empreendedoras não tiveram medo de se expor e hoje colhem os frutos positivos do “risco” que correram.

Se você também quer chegar a algum lugar, confie em você e nas coisas que acredita. Não tenha medo de se expor e deixe que os outros vejam o seu verdadeiro branding pessoal. E mesmo que não esteja agradando a todos, saiba que isso faz parte do processo.

Deixe-me ajudar. Me conte qual o seu medo de se expor e o que acha que já perdeu por conta dele. Ou entre em contato.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!

Jac Lopes

Posts relacionados