Não faltam horas! A sua administração do tempo que está ruim.

JacPostAdministraçãodoTempo

 

Queria ser que nem você que encontra tempo para tudo!

Quantas vezes eu já não ouvi essa frase? A minha resposta para ela é bem simples: cuide da administração do tempo.

Eu, como todo mundo, só tenho 24 horas no dia. A diferença é que eu aprendi a dividir bem todas elas para aproveitá-las da melhor forma possível, fazendo tudo o que quero e preciso. No começo pode parecer um pouco complicado, mas se você se organizar garanto que fará coisas que acha que nunca conseguiria por questão de tempo.

Sabe aquele curso que você sempre quis fazer, mas não começou porque te “falta tempo”? Está na hora de parar de procrastinar usando esse argumento como desculpa. Aliás, já falei aqui no blog que com planejamento é possível conquistar toda e qualquer meta.

Mas vamos lá. Para que você consiga usar bem o seu tempo, primeiro vai precisar entender onde que ele é gasto atualmente. E não venha me falar que você acorda, vai para o trabalho, volta e já está na hora de dormir, que não sobrou tempo para mais nada…

Tudo bem que gastamos tempo indo e voltando do trabalho, mas ele não precisa ser perdido. Como você aproveita esse momento em que está em trânsito? Já pensou que pode ir ouvindo algumas aulas sobre um assunto que sempre quis aprender? Ou mesmo um podcast?

E se a questão é estar sobrecarregada, com muita coisa para fazer, então é hora de repensar como as coisas são feitas. Sabe aquela história de fazer várias coisas ao mesmo tempo? Não funciona!

Quando você faz várias coisas ao mesmo tempo, ou você começa mas não termina a maioria delas ou faz tudo “meia boca”.

Mas, só dizer o que está errado ou o que não deve ser feito, não vale muita coisa. Para te ajudar separei algumas dicas simples para você fazer uma melhor administração do tempo e, consequentemente, conseguir fortalecer a sua marca pessoal.

Olha o que eu aplico no meu dia a dia e que você também pode fazer.

1. Organize a sua agenda para cuidar da administração do tempo

Ter uma agenda é fundamental. Primeiro para não esquecer de nenhum compromisso, depois porque ela ajuda a encontrar tempo. Coloque na agenda tudo o que precisa ser feito, incluindo o horário de começar a terminar cada atividade.

Comece a seguir o seu planejamento e não faça nada para sabotá-lo. Logo vai perceber que  algumas coisas que pareciam impossíveis agoram podem ser realizadas simplesmente porque você organizou o seu tempo na agenda.

2. Tenha metas claras (e as cumpra!)

Além da má administração do tempo, um dos problemas mais comuns que vejo hoje é a falta de metas claras. Se sua meta não é virar um chef de cozinha, por exemplo, por que vai perder tempo cozinhando todos os dias?

Para cumprir metas regularmente e ser mais feliz, você precisa priorizar aquelas atividades que te dão mais prazer e te aproximam do seu objetivo final.

E se você estabelecer metas para uma atividade e se propor a cumprí-las, vai perceber que a administração do tempo fará toda a diferença. Se deseja aprender alemão, por exemplo, estabeleça 4 horas de estudo por semana.

Coloque essas informações na sua agenda e você vai ver que, com o tempo, conseguirá cumprir tudo o que planejou, chegando cada vez mais perto do seu objetivo.

3. Faça uma coisa por vez

Falei que fazer várias coisas por vez não é bom, pois acaba sendo um desperdício de tempo. Imagine que você está fazendo um relatório bastante complexo que envolve cálculos e gráficos, de repente pausa e lê um e-mail sem muita importância que acabou de receber. Na sequência recebe uma mensagem no WhatsApp e lá vai você responder e começar a conversar com a pessoa.

Só nessas ações lá se foram pelo menos 10 minutos, sem contar os outros minutos que você vai precisar usar para retomar a atividade!

Quando for fazer alguma atividade, se concentre nela. Se for muito longa, estabeleça horários para pausa e relaxamento.

Uma técnica que pode ajudar bastante é a Pomodoro. Ela consiste, basicamente, em realizar uma tarefa em “blocos” de 25 minutos, separados por pausas de cinco minutos para relaxamento e ócio criativo.

tecnica do pomodoro

Te digo uma coisa, se começar a cuidar melhor da administração do tempo, logo vai perceber que não faltam horas no seu dia – muito pelo contrário.

Vinte e quatro horas são suficientes para fazer tudo o que precisa. É só começar a colocar em prática as dicas que listei e logo você vai ter mais tempo para a sua família, sua aprendizagem e seu branding pessoal.

Já pensou em tudo o que gostaria de fazer a não conseguiu por má administração do tempo? Depois de ler essas dicas, o que pretende incluir na sua agenda? Deixe a sua resposta nos comentários e vamos continuar esta conversa!

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!

Jac Lopes

Posts relacionados