Vida profissional e familiar: como conciliar as duas?

Hoje eu vou falar de um assunto que aflige muitas pessoas que me acompanham: como conciliar a vida profissional e familiar. Confesso que demorei algum tempo para entender como fazer isso mas, hoje eu tenho meu trabalho e aproveito bons momentos com a minha família, sem que uma coisa interfira na outra. Prezo muito pelos minutos de qualidade que tenho com eles e sim tenho muitos bons momentos que são bem planejados. Não pode ter só trabalho na vida a família é muito importante, sempre.

O que eu posso te dizer é que é possível chegar a esse patamar, mas para isso será preciso parar de arrumar desculpas. Não adianta me dizer que não tem tempo para nada e que tem que escolher entre a sua carreira e sua família, isso não é verdade. Já falei a pouco tempo em como administrar melhor o seu tempo para conseguir fazer tudo que deseja, se ainda não viu o artigo é só conferir agora: Não faltam horas! A sua administração do tempo que está ruim.

Ou seja, você pode sim ter uma carreira de sucesso e tempo para a família, mas para isso precisará trabalhar a sua marca pessoal ressaltando os seus pontos fortes. Aproveite as suas qualificações para investir na carreira e seguir um caminho que domina, tornando o seu trabalho mais simples e consequentemente “encontrando” mais tempo para dedicar à sua família.

Se eu, como uma executiva bem conceituada no mercado e com uma agenda cheia tenho tempo de lazer com a minha família, você também consegue. Vou te dar algumas dicas de como fazer isso.

Arrume tempo para sua vida profissional e familiar

Tudo é uma questão de tempo. A vida profissional e familiar precisam estar equilibradas, com tempos bem divididos. Não importa se você trabalha 10 horas por dia de segunda a sexta, que tal aproveitar o final de semana para ficar com a família? É assim que você vai conseguir conciliar tudo sem precisar abrir mão de algumas coisas da vida.

Programe seu tempo; se está em casa das 20:00 às 22:00, então esse é o momento de ter uma vida familiar. Aproveite para curtir o marido, brinque com as crianças, curta os seus pais, enfim, não interrompa esse seu momento com nada que seja do trabalho – a organização é fundamental nesse ponto.

A transformação digital veio para ajudar

Se você acha que se dedicar ao trabalho te torna uma mãe relapsa, puro engano. Você pode estar em contato com o seu filho o tempo todo, sem que ele se sinta sufocado e sem que você se sinta culpada pela ausência.

A transformação digital nos trouxe a tecnologia que aproxima pessoas, mesmo quando essas estão distantes. Você não precisa sair do trabalho para saber se o seu filho foi bem na prova, mande uma mensagem perguntando e ele te responderá. Isso não vai atrapalhar a sua vida profissional e familiar se for feito no momento adequado. E mesmo que seu filho esteja morando fora do país por um intercâmbio ou no College, como o meu está, existem o Skype, Whatsapp, e todas as redes sociais para estarem juntos.

Outra dica é programar 10 minutos do seu almoço trocar mensagens com os seus parentes. Te garanto: você não só vai se sentir melhor, mas também será muito mais produtiva ao longo do dia.

Esteja presente de corpo e alma nos momentos com a família

Uma das coisas que causa a sensação de que não conseguimos conciliar a vida profissional e familiar é não estar presente por inteiro. Não adianta falar que tirará o dia para ficar com a sua família e dar um passeio se está a todo momento pensando no relatório que precisa entregar na segunda-feira.

Se você está fazendo isso, não está conseguindo conciliar nada, está mentindo para si mesma. Tenha um “botão” de desligar! Você precisa curtir os momentos e não pode estar presente neles somente de corpo, deixe que sua mente também esteja lá.

Elimine as atividades inúteis

Quanto tempo você perde assistindo programas que não acrescentam nada, navegando no Facebook sem intuito nenhum ou enrolando para fazer uma tarefa? Tudo isso é tempo desperdiçado que você poderia usar para fazer as coisas que sente falta, como passar mais tempo com seu filho ou terminar um relatório.

Tem coisas que a gente prefere não ver e ficar colocando a culpa em outras pessoas, falei um pouco sobre isso no artigo “Sem sucesso pessoal e profissional? Não coloque a culpa na sua falta de estilo”. Reconheça que você é a grande responsável por não conseguir tempo para trabalho e entes queridos.

Por isso, reveja quais são suas atividades e o que anda fazendo, muitas delas são inúteis e podem ser eliminadas.

falta de tempo ou falta de prioridade?
Será falta de tempo ou falta de prioridade?

Se você se esforçou para construir a sua marca pessoal, não deixe que ela se perca porque você não consegue organizar a sua vida profissional e familiar.

Mude isso agora! Organize melhor suas atividades, continue construindo a sua carreira e dedicando seu tempo para marido e filhos. Você pode dar conta de tudo!

E você acha que consegue conciliar a vida profissional e familiar depois dessas dicas? Me conte quais são suas dificuldades, assim consigo te ajudar ainda mais!

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

Posts relacionados