Você consegue identificar quando uma pessoa trabalhou muito bem na construção da sua marca pessoal? Essa não deveria ser uma tarefa difícil, afinal, os esforços e reconhecimento são bons indícios.
Esses resultados são adquiridos porque, durante muito tempo, a pessoa buscou ressaltar as suas qualidades e fez questão de mostrá-las para o mundo. Houve um investimento na carreira, comportamento e aprendizado.
Eu já falei várias vezes aqui no blog que gosto de me inspirar em pessoas de sucesso e que me ajudam na construção de marca pessoal. Por isso, hoje separei alguns exemplos que podem ser vistos como verdadeiros cases de sucesso.
As mulheres, principalmente, me inspiram muito e sempre procuro entender de onde partiram e até onde chegaram. Claro que o futuro sem esforço e trabalho não existe, a fama pode ser passageira e marca pessoal se constrói no do dia a dia – ou seja, é uma vida inteira de investimento.
Os exemplos abaixo são de pessoas que me identifico muito. Uma é médica e eu sou farmacêutica.
Outra é presidente de empresa e eu sou executiva.
A terceira é uma das minhas melhores amigas e quem me influenciou muito a estar hoje divulgando meus conhecimentos na internet.
Cada uma com uma história inspiradora e que vai te levar a pensar: Por que eu não posso? O que eu tenho que fazer para ter uma marca pessoal de sucesso como elas?
Dra Rosa Celia
A história da Rosa Celia teve muitos obstáculos. A primeira delas foi aos 7 anos, quando sua mãe a deixou em um colégio interno, no qual ficou por 11 anos sem ver a família. Por conta disso, ela se tornou uma criança forte e sabia que precisava assumir as rédeas de sua vida, buscando pelo autoconhecimento e se adaptando às mudanças do mundo.
Ela sabia que queria fazer medicina e, quando terminou a escola, voltou para a casa de sua mãe, uma mulher que mal reconhecia. Porém, enfrentou muitas dificuldades financeiras para arrumar um emprego, fazer sua faculdade e lidar com as doenças na família.
Mas seus objetivos eram claros e se inspirou em muitos modelos de bons exemplos para atingir sua meta.
Aprendeu também que não deveria fazer as coisas mal feitas e que pensar nos outros era importante. Após se formar em medicina, percebeu que não havia muito conhecimento em doenças cardíacas de crianças.
Batalhou por uma bolsa de estudos e foi estudar Cardiologia pediátrica em Londres.
Foi lá que ela se especializou no assunto e se tornou uma referência, sendo que 2 anos depois estava em Nova York apresentando um trabalho pelo National Heart Hospital no American College of Cardiology, sendo reconhecida por colegas de trabalho.
O seu trabalho não parou, ela teve reconhecimento nos Estados Unidos e voltou para o Brasil para continuar a sua jornada, tendo sua marca pessoal reconhecida no seu meio. Ela fundou o Pro Criança Cardíaca e sempre teve o foco e determinação como aliados.
Paula Bellizia
Esse é um exemplo de marca pessoal forte que conseguiu se destacar, especialmente em um segmento em que os homens são os que ocupam os mais altos cargos. Paula Bellizia é nada menos que a presidente da Microsoft Brasil.
Ela é formada em Ciências da Computação e possui pós-graduação. Sua trajetória começou com ela na área de Marketing, por 7 anos, onde iniciou construção de sua reputação. Após esse período, foi gerente na Telefônica, passou pelo Facebook e foi presidente da Apple no Brasil.
Paula sempre pensou que as características que um líder deve ter são criatividade, comunicação, capacidade de solucionar problemas, foco e pensamento crítico. Foi pensando dessa forma que ela se destacou nos negócios, assumindo riscos e aprendendo com outros líderes.
Essas atitudes deram muito certo, a construção de sua marca pessoal foi bem feita e ela passou a ser vista como ótima profissional e líder. Tanto que foi convidada pela Microsoft para ser líder no Brasil.
Helena Alkhas
Hoje Helena Alkhas é um nome reconhecido quando se fala em personal organizer. Sempre teve uma marca pessoal forte e determinada.
Ela começou o seu negócio em outro país, junto com sua família e com praticamente nenhum dinheiro, apenas buscando informações e aprendizado na internet.
Foram anos e anos de dedicação e aprendizado.
Estudou muito, leu, participou de muitos eventos e buscou tudo que podia para diariamente conciliar sua vida pessoal e profissional. Morando nos Estados Unidos, ela buscava uma oportunidade de trabalho, mas não queria deixar de cuidar de perto de seus três filhos. Ela tinha absoluta certeza que a vida que ela queria para ela e sua família era mais simples.
Não queria estar ausente do crescimento dos seus três filhos .
Viu na profissão de Personal Organizer uma grande oportunidade para fazer o que gostava. Isso porque sempre gostou de organizar da casa e cuidar de sua família. Mesmo sem experiência e com uma enorme força de vontade, conseguiu fazer alguns pequenos trabalhos com o conhecimento que adquiriu online.
Em pouco tempo começou a ganhar reconhecimento com sua dedicação junto a seus clientes e as indicações para novos trabalhos começaram a aparecer.
Mesmo não tendo a pretensão de ser dona de uma empresa, as coisas foram acontecendo e ela se transformou em uma grande empreendedora. É hoje uma renomada P.O nos USA e no Brasil, mas isso só foi possível porque sempre buscou aprimorar as suas competências, investiu em conhecimento e no relacionamento com suas alunas.
Já sendo reconhecida profissionalmente, continua buscando aprendizado e como fortalecer ainda mais sua marca pessoal. As redes sociais têm sido as suas aliadas.
Helena é uma empreendedora que consegue conciliar a sua vida pessoal com a profissional, ser bem-sucedida em ambas e ter uma enorme rede de relacionamentos que cultiva com muito amor e dedicação.
Quem a procura para aprender sobre como ser uma personal organizer é sempre atendida com muito carinho e atenção, mantém lives semanais em seu grupo no Facebook e já formou muitas profissionais – tanto nos EUA como no Brasil.
O lema de Helena é: “ A vida pode ser mais simples. Mais tempo. Mais vida”, ela provou que realmente pode com sua determinação buscar a simplicidade e conciliar vida profissional e pessoal.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais.