O mundo dos negócios, na maior parte das vezes é comandado por homens, mas as mulheres têm mostrado que elas merecem o seu espaço. Cada vez mais investindo em capacitações e trabalhando as suas marcas pessoais, elas se tornam empreendedoras de sucesso.
Em alguns casos elas são grandes empresárias, mas nem todos sabem quem está no comando das organizações que elas criaram. Por isso, resolvi selecionar algumas dessas empresárias para que possa saber o que elas comandam e quem são de verdade.
Maria Sharapova
Conhecida por ser uma das melhores tenistas do mundo, Maria Sharapova possui muitas outras habilidades que fazem parte da sua marca pessoal. Depois de uma lesão no ombro, o que a impediu de jogar, ela se tornou garota propaganda de várias marcas conceituadas o que fez com que sua imagem fosse fortalecida.
Mas ela não apenas cede a sua imagem para essas empresas, gosta de participar da criação dos produtos como sapatos, joias e óculos.
A empresária também possui um produto próprio, a Sugarpova. A empresa de doces vende para muitos países e pela internet. Os produtos lembram Sharapova a todo momento, três deles são em formato de bolas de tênis e os demais relacionados a coisas que a atleta gosta.
A esportista, modelo e empreendedora consegue conciliar bem todas as suas funções e faz com que seu patrimônio cresça a cada dia.
Zhou Qunfei
Zhou Qunfei nasceu no sul da China, em um povoado agrícola. Quando criança sua mãe faleceu e seu pai ficou cego, ela precisou trabalhar junto com os irmãos na criação de animais. Aos 16 anos teve de abandonar a escola para se dedicar ao trabalho e foi para uma grande cidade.
Começou trabalhando em uma fábrica de vidros de relógios com um salário baixíssimo, de US$ 1 por dia. Ela conseguiu crescer dentro da empresa por mérito e se tornou chefe. Aos 22 anos decidiu que isso era pouco e montou uma pequena fábrica em seu apartamento com o dinheiro que recebeu e com a ajuda da sua família.
Ela investiu no seu produto e no começo dos anos 2000 recebeu uma ligação da Motorola a convidando para ajudar a desenvolver uma nova tela para os celulares. Ela fez um bom trabalho e conseguiu o contrato.
Em 2007, a sua empresa Lens Technology foi convidada a fornecer a telas para os iPhones. Hoje, ela tem como clientes a Samsung e Apple e sua empresa é notória no mundo todo e a empresária é conhecida por seu esforço e dedicação.
Cristina Junqueira
A empresária possui graduação e mestrado em engenharia da produção e MBA na Northwestern University/Kellog School of Management.
Ela atuou em instituições bancárias como Boston Consulting Group e Itaú Unibanco, sendo que nesta última foi a superintendente mais jovem da empresa, com apenas 25 anos. Isso permitiu que ela conhece bem e o que o mercado precisava e como ele funcionava.
Após pedir demissão começou a negociar sobre um novo empreendimento e com isso conseguiu reunir um investimento de US$ 180 milhões. Foi assim que junto com 2 sócios lançou a Nubank.
Ela oferecia um cartão de crédito que não exigia renda mínima e posteriormente foi criada a NuConta, uma conta-corrente digital. Dessa forma a instituição passou a ser um banco digital e que tem crescido no mercado.
Depois de conhecer essas histórias, espero que esteja mais inspirada para começar o seu próprio empreendimento. Mas, para isso não deixe de trabalhar bem a sua marca pessoal, afinal, nenhuma delas chegou onde está por acaso o histórico e esforço ajudaram muito.
E você que ainda não é uma empresária, gostaria de investir em que ramo? A sua marca pessoal está sendo trabalhada para entrar nesse mercado?
Gostou desse texto? Então aproveite para ler mais artigos no meu blog e se tornar meu seguidor no Instagram.
E lembre-se: a sua Marca é Você!
Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal