Ser influente requer coragem

Eu sempre digo em meus artigos sobre a importância de trabalhar a sua marca pessoal, o quanto isso contribuirá para fortalecer a sua imagem e permitirá que atinja os seus objetivos mais facilmente. E quando se consegue cumprir essa etapa você começa a ser influente.

Junto com a influência e reconhecimento surgem também as críticas, afinal, quanto mais se expuser, maiores as chances de ser visto. Por mais que você estude e se prepare, nem sempre conseguirá agradar a todos.

Por isso, somente quem tem coragem consegue ser influente. Pense em grandes nomes como Ivete Sangalo, Anitta, Marina Ruy Barbosa, Costanza Pascolato, Angela Merkel, Michelle Obama, Oprah Winfrey e muitas outras.

Todas são influentes, as suas opiniões são vistas e seguidas por muitas pessoas, mas, mesmo assim, recebem críticas. Entretanto, elas possuem coragem, confiam nelas mesmas e deixam a sua marca pessoal por onde passam.

Os desafios a serem superados por pessoas influentes

Se está trabalhando para se tornar uma referência no seu segmento, isso é ótimo! Mas, vou lhe dizer uma coisa, você precisará estar preparada para lidar com muitos desafios.

Um deles é ter coragem. Essa coragem pode ser para falar o que pensa, não ter medo de suas crenças, manter sua ética e não deixar de ensinar e ajudar os outros e evoluírem.

Será preciso você lidar com o seu medo de se expor, eu falei sobre isso há pouco tempo no artigo “Como lidar com o medo de se expor”, vale a pena rever. Ser influente só é possível com a exposição e será necessário lidar com as duas coisas.

Outro desafio será aprender algo novo todos os dias, pois, não conseguirá influenciar ninguém com ideias ultrapassadas. As pessoas estão em busca de novidades, querem seguir alguém que possa ajudá-las a descobrir o mundo.

As barreiras não acabaram ainda, será preciso aprender a reagir às críticas. Existem as que são positivas, que te ajudarão a crescer e a construir uma marca pessoal ainda mais forte. Por outro lado, existem as críticas maldosas, que não possuem fundamento e só querem te deixar para baixo. Nesses casos será preciso respirar fundo e não se deixar abalar.

As decisões difíceis também fazem parte da rotina de pessoas influentes e empreendedoras. Mesmo que muitas vezes não se sinta confortável terá de optar por um caminho.  

Como ser influente

Apesar de todos esses desafios a serem superados é possível se tornar uma pessoa influente, basta usar a sua coragem e seguir algumas dicas.

Tenha argumentos sólidos

As pessoas somente te levarão a sério se conseguir demonstrar para elas o que está falando. Hoje temos muitos charlatões que se dizem isso ou aquilo, que fizeram X ou Y, mas, na verdade, estão apenas contando histórias.

Dê  exemplos com fatos e dados, faça comparações com outras situações e até mesmo mencione suas fontes para dar mais credibilidade a sua fala.

Seja flexível e se reinvente

É preciso se adaptar ao seu público. Se quer ser influente como as mulheres empreendedoras precisará adotar uma postura com a qual possam se identificar e confiar em você. Se quer influenciar alunos de uma graduação durante uma palestra, deverá ser mais despojada, adotar uma linguagem mais jovem.

O importante é se adequar a cada situação, tendo coragem para se adaptar e conseguir ser influente.

Motive as pessoas

A motivação é muitas vezes o empurrão que os outros precisam para dar os próximos passos. Se conseguir motivar alguém a sair do lugar, se tornará uma referência para essa pessoa. Com isso, passará a não influenciar somente ela, mas outras que ouvirão a história do que você conseguiu fazer e começarão a te seguir.

Esteja atualizada com o mundo

Quer ser influente? Saiba o que está acontecendo no mundo e tenha uma opinião sobre os fatos. Se for questionada sobre algo, saberá do que se trata e poderá argumentar sobre o que for preciso.

As pessoas começarão a confiar em você, afinal, demonstrará que busca se atualizar e que é uma boa influência.

Ser influente é ótimo para fortalecer a sua marca pessoal e irá lhe dar coragem para motivar outras pessoas. Espero que minhas dicas possam ter ajudado e, quem sabe, eu não começo a te seguir e sou influenciada por você.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!

Jac Lopes

Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais!

Posts relacionados