Normalmente, quando se fala em um profissional bem-sucedido, as pessoas logo pensam que ele nasceu em família rica e que só chegou onde está por QI – o famoso “quem indica”.
Porém, eu sou uma prova viva de que isso não é sempre verdade. Existe muita gente competente que consegue crescer profissionalmente apenas se esforçando e sabendo o que quer.
Vou te contar de forma resumida um pouco da minha trajetória profissional e como fiz para me tornar uma executiva de sucesso. Afinal, hoje eu posso lhe dizer que acabei me tornando uma referência no meu segmento.
Nasci em uma família de classe média, mas que sempre priorizou a educação. Por isso, estudar sempre esteve no meu caminho.
Por conta disso hoje sou formada como farmacêutica, tenho MBA em Marketing por duas universidades ESPM – RJ e IBMEC-RJ, Mestrado em Gestão de Empresas pela EBAPE FGV- RJ e possuo muitas horas de cursos no Brasil e no exterior.
Eu sempre soube que seria uma farmacêutica
Com 19 anos entrei para a faculdade e logo que me formei estava estagiando como propagandista em uma farmácia. Lá me destaquei por estudar muito e apresentar os produtos aos médicos de maneira única.
Eu tinha propriedade para falar do assunto e uma postura que fazia com que eu chamasse ainda mais a atenção.
Por conta disso acabei sendo contratada por outra farmácia, como Gerente de Marketing de uma equipe de mulheres propagandistas. Mais uma vez pelo bom trabalho, fui convidada pelo laboratório DARROW para trabalhar como “Gerente de Produtos Júnior”.
Foi nele que ganhei meu primeiro prêmio de Marketing da Revista Abril com o produto Proderm.
Meu trabalho ficou ainda mais conhecido após isso, e logo estava na Knoll-Basf Farma, para cuidar de um produto que só existe no Brasil, a Neosaldina. Você deve se lembrar do sorriso da Neosa.
Então, fui eu que ajudei a criar.
Isso aumentou as vendas do produto, me rendeu mais um prêmio e um convite para trabalhar na Schering Plough.
Desenvolvi muitos projetos dentro da empresa mas, por conta da família acabei retornando para o Rio de Janeiro e deixando a empresa. Por meio de indicação fui chamada por um headhunter para um processo seletivo para uma vaga de Diretora de Marketing de uma rede de Shopping Centers.
Lembra que eu sempre reforço a importância de ter um bom networking? Foi isso que me permitiu participar desse processo seletivo e conseguir a vaga.
Fui entrevistada pelo Sr. Isaac Peres, uma referência nesse segmento e alguém que admiro até hoje. Ao final da entrevista eu estava contratada.
Trabalhei na Multiplan por 7 anos e fiquei conhecida como “A Dama dos Shoppings”.
Em 2007 fui convidada para atuar com o marketing do Grupo Trigo e desenvolvi um excelente trabalho. Passei também pela Universidade Anhembi Morumbi, Maria Filó e a Beleza Natural.
Nessa última empresa pude aprender muito e lidar com empreendedores de origem humilde, mas cheios de garra e determinação.
Em 2017 voltei para Rio e comecei a atuar como executivo do West Shopping e paralelamente estou colocando um sonho em prática, de ajudar outras mulheres a fortalecer o seu personal branding.
O meu segredo para ser uma executiva de sucesso
Ao ler toda a minha história você deve pensar que tudo foi fácil mas posso lhe dizer que tive que superar muitos obstáculos. Um deles foi ter de ficar longe da minha família várias vezes e morar em vários estados do país.
Mas lembra quando eu falo da construção da marca pessoal? Que devemos reforçar os nossos pontos fortes?
Não lembra? Então lê o artigo Reconheça seus talentos e construa sua marca pessoal.
Enfim, tive de superar muitas barreiras. Me uni aos melhores e sempre continuei a aprender, mas nunca fiz nada sozinha, escolhia os talentos certos, empresas parceiras, fornecedores e outros. A troca que tinha com eles ajudava cada vez mais a eu ser uma executiva de sucesso.
Acho que o grande segredo de ter me tornando uma executiva de sucesso é uma combinação de fatores: ter construído uma boa reputação, transmitir confiança, ter uma rede relacional forte, não parar de aprender e ajudar as pessoas a crescerem. Esse ultimo, ajudar as pessoas as crescerem, me deu um forte capital relacional ou networking que tem me ajudado muito ao longo da minha carreira.
E você sabe como construir um bom capital relacional? Se quiser podemos conversar sobre isso é só me mandar uma mensagem.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
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