É só chegar ao final do ano que as pessoas começam a fazer a sua lista com promessas.
Entra ano e sai ano parece que a sua lista não mudou ou que teve poucas alterações e, mesmo assim, insiste em apontar tudo o que acha que vai fazer (mas que no fundo sabe que não sairá do papel).
Mas então onde está o erro? Por que tantas pessoas têm esse mesmo problema?
A verdade é que isso já se tornou uma tradição, porém acaba sendo uma forma de enganar a si próprio. Se seus objetivos não irão lhe proporcionar o que você realmente deseja, não passam de palavras.
Estudiosos dizem que só o fato de você escrever as suas metas aumenta a chance de que elas se realizem e tem mais você pode ter até 20% a mais de sucesso se você compartilhar com alguém. Olha que máximo!
Se você tem metas você tem clareza sobre o que quer e onde quer chegar , além disso precisa se comprometer com sua metas, consequentemente vai se preparar melhor para executá-las. Quer ter foco em algo?Tenha metas.
É preciso que as suas metas estejam alinhadas com o seu propósito de vida, falei um pouco disso no artigo 10 Dicas para construir sua marca pessoal no mundo corporativo.
Aliás, muitas das dicas que dei servem também para metas de ano novo.
Se a ideia é fazer com que as suas metas de ano novo se transformem em realizações, então é preciso pensar diferente. Vou te ajudar a fazer com que sua lista não se repita todos os anos.
Torne as suas metas de ano novo realizáveis
Antes de começar a escrever sua metas para o ano novo, liste as suas principais conquistas do ano que passou, olhe onde você foi melhor, o que te fez mais feliz, onde sentiu mais orgulho, como você se desafiou e tudo aquilo que realmente conquistou.
É importante olhar tudo que deu certo no ano que passou para analisar que estratégias, atitudes e hábitos você fez que funcionaram super bem e que no novo ano você precisa repetir e ou intensificar.
Já parou para pensar que na sua lista muitas das coisas que estão lá são o que os outros dizem que você precisa fazer?
Você realmente está insatisfeita e precisa arrumar outro emprego ou as pessoas que vivem dizendo que seu emprego é ruim? Você diz que vai começar a ir à academia quando gosta mesmo é de praticar esporte ao ar livre?
Pense na relação entre o que pretende fazer e o que tem a ver com o seu propósito de vida e marca pessoal.
De que forma isso poderá ajudar a chegar onde deseja? Quando não existe nenhuma relação das metas com os seus propósitos elas não te levarão a lugar algum.
Primeiro vem a falta de motivação. Enquanto escrevia a sua lista até parecia estar animada, mas no dia 1º de janeiro a motivação já não era mais a mesma. O que antes parecia ser uma grande objetivo se tornou tortura.
O resultado você já sabe qual é…
Ache uma motivação para as suas metas e veja quais são as recompensas que elas podem te trazer. Agir apenas de forma racional, nesse caso, não será de grande valia.
Temos que ver algum benefício no que pretendemos fazer, já que isso envolve emoções.
Vou te dar um exemplo. Se você fuma sabe que o cigarro faz mal, mas dizer que irá parar de fumar por esse motivo não funciona. Pense em quantas vezes você já repetiu para si mesma que o tabaco é prejudicial e, mesmo assim, não abandonou o vício.
Busque uma motivação para parar de fumar e que esteja ligada com o seu propósito. Pode ser ter mais fôlego para brincar com seu filho, não causar infelicidade às pessoas que precisarão cuidar de você quando os problemas começarem a aparecer…
Perguntas interessantes são: O que eu quero realmente me desenvolver e me aprimorar, eu faço isso todo ano, porque para minha marca pessoal o aprimoramento contínuo é fundamental.
O que eu gostaria de experimentar pela primeira vez? Isso gera experiência e você vai poder contar novas histórias com novas experiências. Eu também faço isso. Por exemplo, uma viagem a um lugar inusitado, como eu fiz nos USA a Yellowstone, o parque do Catatau, ou a Sedona lugar onde os ET.s aparecem, eu não vi nenhum, mas esse lugar eu sempre coloco em minhas boas histórias.
Que coisas que me fazem tão bem, no meu caso dançar, que eu abandonei e que agora posso e devo retomar?
Enfim, pare e pense em tudo que você amaria ter de volta na sua vida e que vai te dar uma nova energia ou aquilo que você não quer mais e precisa abrir mão.
Faça um planejamento e realize as suas metas
Agora você já sabe que é preciso ter uma motivação na sua meta para que ela possa ser realizada e que envolver as emoções é um ótimo caminho. Mas, somente isso pode não ser suficiente, então, faça um planejamento.
Como a maioria das pessoas sabe que as metas não vão sair do papel acabam não levando isso tão a sério, mas se você se planejar pode realizar todas as que tiver proposto.
Comece fazendo um filtro.
Se tiver uma infinidade de metas não cumprirá nem metade delas. Você vai precisar ter foco e por isso acho que estabelecer no máximo 5 metas que serão cumpridas é muito melhor do que 20 esquecidas.
É o que eu sempre digo: FEITO É MELHOR QUE PERFEITO.
Agora é hora de estabelecer como elas serão atingidas, determine prazos para que sejam cumpridas e coloque quais passos terá que dar.
Está pronta para começar a sua lista com as metas do ano novo? Qual item acrescentará e que lhe ajudará na formação de sua marca pessoal?
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais!