Sempre venho dar dicas no meu blog para que você possa ser uma boa profissional e trabalhar a sua marca pessoal. Eu acredito que muitas vezes estamos cansadas de ouvir conselhos e não entender na prática como eles funcionam, por isso hoje vou falar sobre a Gisele Bündchen e o seu branding.
Quando lhe perguntam qual a top model brasileira mais famosa, o que você responde? Com certeza, a resposta é Gisele Bündchen.
Mesmo já tendo encerrado a sua carreira nas passarelas ela ainda é um rosto que está em evidência a todo tempo e um nome difícil de ser esquecido. Mas, como ela faz isso? O que tem de diferente que fez com que fosse conhecida e reconhecida no mundo todo?
A questão é que Gisele Bündchen não é apenas uma modelo, ela é uma marca. Ele soube investir no seu branding, ou seja, administrou e administra a sua marca muito bem e sabe o que quer. Faz co-branded com marcas famosas e que tenha a ver com suas crenças e valores. Gisele conversa muito bem com os formadores de opinião da moda, do design da música, do cinema das artes de um modo geral.
Ela se vê como um produto e toma cuidado com suas ações e a forma que transmite uma mensagem.
Na gestão de imagem e carreira de Gisele há 4 pontos importantes de seu marketing pessoal que vou destacar : estudo da essência da marca, identificação dos atributos, estratégia de posicionamento e a comunicação.
Como é o branding Gisele Bündchen
Gisele não nasceu pronta. No começo de sua carreira, ela era bastante diferente. Quando começou a atuar como modelo tinha apenas 14 anos e era uma garota tímida, que mal conseguia encarar as câmeras.
Hoje, ao vê-la é possível notar a diferença. Ela aparece desinibida, fala muito bem e separa a sua vida pessoal da profissional. Não expor a sua vida fora do trabalho faz parte do branding da modelo, ela sempre evitou fazer certos comentários e dar a sua opinião sobre assuntos polêmicos.
Mesmo quando havia alguma suspeita sobre fatos de sua vida, por exemplo, de um namoro, a mídia fazia suposições e somente algum tempo depois ela aparecia para desmentir ou confirmar o fato, evitando escândalos e polêmicas.
Até hoje ela tem esse cuidado. Quando posta fotos com os filhos nas redes sociais, evita mostrar seus rostos, pois afirma que ela escolheu ser famosa, não eles.
Outra característica que faz parte da sua marca pessoal é a simplicidade. Ela é vista usando roupas simples e dizem que nos bastidores trata a todos com respeito, independente de quem sejam. Eu pude ver isso de perto.
Gisele se enquadra completamente no que as marcas estão buscando. e precisam. Ela é uma modelo que sempre lutou por causas sociais e ambientais importantes , como por exemplo o não ao desmatamento da Amazônia, e ainda tem características em sua marca pessoal que são imprescindíveis para que uma marca se torne top of mind, como: a transparência, a autenticidade, a consistência de sua imagem, a relevância em meio ao seu público e ainda tem uma grande história por trás de seu sucesso.
Mas somente isso não foi suficiente para que ela fizesse sucesso. O seu corpo foi o que lhe impulsionou na carreira e, diferente de muitas modelos, Gisele o aceitava como era. E foram as suas curvas, nariz (que já foi muito criticado por ser grande) e até mesmo imperfeições que a fizeram famosa.
Só que isso não bastava. Quando pisava nas passarelas, ela assumia uma postura esperada pelas marcas. Em uma entrevista, a modelo falou que desfilar era como se fosse uma atuação, ela estava representando um personagem.
Talvez por esse motivo, mesmo sabendo que poderia receber críticas, aceitou atuar como atriz. E ela representou uma brasileira, origem que assume com orgulho.
O branding de Gisele Bündchen, todo seu investimento em marketing pessoal, não se limitou às passarelas e filmes, ela estampou muitas campanhas de muitos produtos, diversas marcas famosas tanto no mercado de luxo como em mercados de produtos mais populares, como a lendária campanha no Brasil para C&A e sempre fez as vendas dos produtos decolarem.
No Barrashopping onde ela foi ao lançamento de uma campanha de moda, a saia plisada preta que vestia ( me lembro até hoje!) em minutos desapareceu da vitrine. Além disso, o shopping ficou lotado quando ela por lá passou por apenas 20 minutos, estavámos bem preparados para chegada da Ubermodel, mas não foi possível sua permanência muito tempo para sua própria segurança. Os fãs choravam ao vê-la de perto.
Ela também investiu em produtos que levavam o seu nome e criou a sua própria marca. As marcas querem se associar a ela por não haver nada que a desmereça. Maravilhoso, né?
Eu tive oportunidade de trabalhar com Gisele em uma campanha de natal do Grupo Multiplan em 2005, seu profissionalismo e simplicidade me encantaram. Ela chegou com sua cadelinha Vida gravamos em Nova York no Green Street Film Factory, foi sensacional, ela nos prometeu uma boa foto em cada 10 clics e assim foi. Não preciso nem dizer que a campanha foi um enorme sucesso.
O que eu posso dizer sobre o trabalho de Gisele Bündchen sobre sua marca pessoal é que ele foi sempre muito bem-feito. Ela não é apenas uma modelo, ela é a Gisele Bündchen. Um rosto conhecido mundialmente que representa ao mesmo tempo a simplicidade e o luxo e que inspira muitas pessoas.
A sua simplicidade e a responsabilidade que sempre teve com os trabalhos, fez com que a sua marca ganhasse reconhecimento e conseguisse causar o impacto que ela planejou.
Eu sou sua fã vi bem de perto seu comportamento e sua dedicação com o trabalho e a admiro como administradora de negócios e de sua marca pessoal. Hoje Gisele Bündchen é uma super celebridade, mas acredito que isso só foi possível porque ele trabalhou o seu marketing pessoal, afinal, quantas promessas de modelos surgiram e sumiram?
Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal