Quer ser competitivo? Construa os atributos estratégicos da sua Marca Pessoal

Você é um produto que está todos os dias à venda na vitrine profissional.

Yes, we are for sales!

Quando começamos a lidar com a nossa Marca Pessoal, compreendemos que estamos diariamente em uma grande vitrine, sendo vistos e notados constantemente pelas pessoas, pelo nosso network e pelo mercado.

Mas quer saber o que nos diferencia realmente no mercado que atuamos? Os nossos atributos, tema pouco comentado, tem um efeito prático enorme na vida de todos os executivos e profissionais liberais.

Por diversas vezes, sempre destaco que nós somos produtos e precisamos identificar o principal atributo da nossa Marca Pessoal. Até porque uma marca não é apenas um nome ou um logo e o que a diferencia da concorrência é o que ela oferta.

Se pensar em produtos, porque você escolhe uma loja de roupas em vez de outras? Quando vai viajar dá preferência para qual companhia aérea? A sua escolha sempre tem um motivo, alguns mais objetivos e outros do ponto de vista subjetivo.

Agora pense em Marcas Pessoais, o que faz com que você goste mais de uma pessoa do que outra? E se eu falar em top model brasileira famosa, em quem você pensa? E na primeira dama americana que fez diferença? Uma profissional que sirva de referência?

A escolha dos nomes sempre estará atrelada a algum atributo da sua Marca Pessoal, a credibilidade que se consegue passar. Ela reflete uma associação que se consegue fazer com a marca, sendo que ela pode ser emocional ou funcional. É claro que esses pontos normalmente não surgem repentinamente, existe o personal branding atuando como background para ajudar nessa construção.

Atributos de uma marca

Muitas vezes você gosta de um produto ou pessoa e nem sequer identificou o atributo da sua Marca Pessoal, mas, ele é que te chama a atenção.

Se você pretende construir a sua Marca Pessoal para atingir os seus objetivos, precisa entender qual o principal atributo da sua marca Você S.A e os secundários que a tornam consistente. Mas, já parou para pensar que atributos podem ser esses?

Existem vários que você pode utilizar para fortalecer o seu nome, eu fiz uma lista com alguns deles. Olha só:

  • Inspiração – Diz respeito ao seu poder de inspirar as pessoas, dar motivação para que elas possam seguir em frente ou começar um novo desafio, ela vai atender a uma necessidade não satisfeita.
  • Confiança – Como a sua marca foi trabalhada permite que as pessoas confiem nela e não precisem se preocupar com o que você fará?
  • Relevância – O seu conteúdo, a mensagem que transmite condiz com o modo como age? De alguma forma consegue ajudar os outros com o produto você?
  • Comprometimento – A sua marca consegue cumprir com o que promete e tem a atenção voltada para a audiência?
  • Autenticidade – A marca precisa se comportar de acordo com os seus valores e objetivos. Ela está alinhada com o seu propósito ou a todo momento muda as suas prioridades?
  • Emoção – Consegue cativar o seu público e criar uma conexão com a sua audiência? Se conseguir mexer com a emoção do seu público de alguma forma terá atingido esse objetivo.
  • Intelectualidade – Está a todo momento criando tendências, gerando conteúdo e agregando valor? Nesse caso a marca está sempre inovando e buscando ideias para agregar conhecimento.

Esses são só alguns exemplos do principal atributo da sua Marca Pessoal, mas, você pode ter muitos outros.

Como identificar o principal atributo da sua Marca Pessoal

Se você está trabalhando o seu branding precisa conhecer o principal atributo da sua Marca Pessoal e se isso não estiver no seu planejamento e estratégia deve repensar com urgência o que exatamente está fazendo.

Pense! Qual o principal atributo da sua Marca Pessoal? Se respondeu rapidamente isso é ótimo, mas se ficou pensando por um tempo considerável, que tal verificar com quem lhe acompanha e como eles te veem?

Uma forma de identificar os seus atributos é perguntando para quem te conhece. Você pode fazer isso pessoalmente, só que na maioria das vezes as pessoas acabam intimidadas e falam algo só para te agradar.

Fazer um post nas redes sociais pode fazer com que haja um pouco mais de sinceridade nas respostas, muitas pessoas ainda pensam que por ser algo virtual de certa forma estão mais protegidas.

Uma maneira de ter respostas mais consistentes é como um questionário mais elaborado. Você pode começar com perguntas abertas como:

  • O que você espera de uma profissional de personal branding?
  • Quando pensa em profissional de branding, qual a primeira mensagem que vem à sua cabeça?
  • Quais características positivas de uma profissional de personal branding?
  • Quais características negativas de uma profissional de personal branding?

Depois faça perguntas fechadas sobre você e coloque as alternativas. Pode questionar, por exemplo, seus atributos positivos e os negativos em questões separadas.

Ao final do questionário terá uma real noção de qual o principal atributo da sua Marca Pessoal na visão da sua audiência.

Agora já sabe que é preciso conhecer bem a sua Marca Pessoal e como ela é vista e que o principal atributo da sua 3 pode ser o que te diferencia dos concorrentes.

Procuram-se Especialistas

 

Construa os Atributos Estratégicos da sua Marca Pessoal

Seja um especialista em sua área! Se você levar isso realmente à sério, fará um grande favor para a sua carreira profissional.

As pessoas estão em busca por especialistas, preferem expor as suas dores, buscar soluções sobre os seus desafios e problemas. Generalistas são a porta de entrada, mas após determinado ponto, os especialistas entram em cena.

Ser especialista é focar naquilo que você faz de melhor. Você já deve ter ouvido a frase: foca que expande!

A chave do seu sucesso está diretamente relacionada aos seus atributos e os seus diferenciais competitivos estão certamente relacionados com a sua especialidade, ou seja, naquilo que você foca em seu mercado.

Vou me tomar como exemplo: até aqui, você já deve saber que eu foco no meu assunto principal, que é sobre Marca Pessoal. Esse é o meu core business, o que entrego de melhor para o meu público, pois além da minha formação e experiência, são assuntos que vivencio e que trabalho mais ativamente.

É claro que existem assuntos próximos relacionados, como por exemplo, negócios, marketing e vendas, mas o meu foco principal é sobre como construir a sua marca pessoal com sucesso. As pessoas me procuram por isso, porque sabem que sou especialista em Marca Pessoal.

E você, como é notado pela sua audiência e com quais atributos é visto?

Então, que tal usar o espaço para comentários e citar o seu principal atributo da sua Marca Pessoal? Podemos checar se a sua percepção é a mesma que a minha.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

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