Hoje eu queria começar o meu artigo já te fazendo refletir, pois, quando se pensa nas habilidades mais valorizadas de uma líder, muita gente consegue listar algumas. A questão é: essas são características de uma líder ou de alguém que ocupa um cargo de chefia?
Eu dou dicas sobre marca pessoal e elas são voltadas para líderes, não chefes. A diferença é que a líder consegue transformar a sua equipe e a empresa na qual atua. Ela é capaz de motivar a todos, atingir resultados e tudo isso usando a parceria.
Não que o chefe não consiga fazer isso, mas na maioria das vezes consegue atingir metas apenas dando ordens, sem se envolver ou engajar as pessoas de verdade. E essa diferença entre elas é que faz uma grande diferença no resultado final.
Para que você não confunda mais esses dois personagens, resolvi listar algumas habilidades mais valorizadas em uma líder. Se você não possui elas, então é hora de começar a rever a sua marca pessoal, afinal, sei que deseja chegar longe.
Habilidades mais valorizadas em uma Líder
Agora que já consegue distinguir entre os dois, espero que esteja trabalhando a sua marca pessoal para ter a habilidades mais valorizadas de uma líder, ser uma excelente profissional e ter a melhor equipe. Veja quais são as competências que você precisa desenvolver.
1. Ser boa ouvinte
A líder é aquela que escuta, presta atenção em tudo o que está sendo dito, reflete para depois dar uma opinião. Ela costuma ser atenciosa com todos, independentemente de cargo ou posicionamento.
Por saber ouvir, as pessoas acabam confiando nela, sabem que podem expor qualquer situação e que terão um suporte para resolvê-la. Isso também resulta em acolhimento pela líder e gera confiança na equipe, sabendo que não estarão sozinhos.
2. Ter empatia
Uma das habilidades mais valorizadas em uma líder é a empatia, pois só se ocupa essa posição por conquistar as pessoas ao seu redor. Ela sabe prestar atenção aos demais, disponibiliza um tempo para entender a situação, o que o outro está sentindo e se coloca no lugar dele.
Consegue entender cada um dos membros da sua equipe por saber o que estão passando, lida bem com os seus sentimentos e sabe como pode ajudar. Conhecer cada pessoa do time ajuda a aumentar a empatia. Uma vez que o histórico e características são conhecidos, qualquer situação que venha a acontecer é mais fácil de ser compreendida.
3. Saber o que quer
Ter um foco, uma meta, é essencial. Só se sabe para onde quer ir quando você sabe onde quer chegar, e a líder é assim.
Seus objetivos são bem claros e por isso consegue vender a ideia para os demais e esses a colocam na liderança. Sabe qual caminho seguir para chegar onde deseja e como lidar com as adversidades.
O foco e a persistência são habilidades mais valorizadas em um líder porque isso gera clareza nos seus passos e que os conduzidos a seguirão por uma caminho seguro.
4. Conseguir mediar conflitos
Nem tudo são flores, em alguns momentos podem surgir conflitos de interesse e, nesse momento, uma das habilidades mais valorizadas em uma líder entra em ação. Por conseguir ouvir as partes, consegue compreender o que está acontecendo.
Após entender a situação, consegue propor uma solução que seja satisfatória e assim eliminar qualquer conflito que possa ter existido. Ela pode ser uma intermediadora e até mesmo uma apaziguadora que todos respeitam por agir com imparcialidade.
5. Ter paixão pelo que faz
Quando você faz as coisas sem gostar, qual o resultado? Com certeza, não é nada bom: você fica na média e não chama a atenção.
Quando se tem paixão, tudo muda. A líder que sabe o que é isso consegue resultados surpreendentes, tudo parece ficar perfeito. A dedicação é completa, garantindo que se consiga o melhor no que é feito.
Em uma reunião, as pessoas que a estão ouvindo falar não querem que aquele momento tenha fim, um projeto por ela elaborado dará certo, enfim, tudo parece ser mágico. O segredo da paixão no que faz é isso: encantar e conseguir superar as expectativas suas e dos demais. É o famoso brilho nos olhos.
6. Saber delegar
Delegar não é pedir que alguém faça uma tarefa, mas saber quem a fará e como. Uma das habilidades mais valorizadas em um líder é delegar.
Quando consegue fazer isso, teve o feeling de entender o potencial de cada membro, definiu suas estratégias e objetivos e direcionou a pessoa correta, ela consegue delegar sem precisar impor. É como se o seu pedido fosse um convite a uma atividade
Dificilmente quando uma tarefa é delegada por um líder, ela é rejeitada ou má aceita. Além disso, os resultados costumam ser muito bons, os trabalhos são bem feitos e os prazos cumpridos.
7. Querer aprender
Uma mulher na liderança tem consciência que não sabe tudo, que sempre pode aprender mais para melhorar a sua marca profissional, o seu lado pessoal ou profissional.
Qualquer oportunidade de aprender é bem recebida, mesmo que isso envolva adquirir conhecimento com alguém que ocupe um cargo abaixo do seu. Ela terá humildade de admitir que não sabe e se sentirá feliz que alguém esteja compartilhando o seu conhecimento.
Para retribuir, uma líder costuma dividir o que sabe. Assim, ela aprende e depois compartilha.
8. Ser um bom exemplo
Ser alguém em quem as pessoas querem se espelhar é mais uma das habilidades. Porém, a líder não faz isso propositalmente, apesar da sua marca pessoal envolver a visibilidade e ser uma referência.
Por conta de sua postura e conhecimento, acaba sendo um exemplo de profissional e pessoa exemplar. Ela é ética, respeita os demais, tem um objetivo, sabe mediar conflitos e está sempre aprendendo.
Vai dizer que depois de ler essas características também não vai achar que uma verdadeira líder é um bom exemplo a seguir.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais.