Dizem que por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher. Eu já ouvi essa frase várias vezes, só que nem sempre isso é bem uma verdade. Se parar para observar o branding pessoal da Michelle Obama, vai ver que ela nunca esteve à sombra do marido.
Michelle sempre foi uma mulher que se destacou e, mesmo não sendo a presidente dos Estados Unidos, chamou a atenção do mundo. Ela ganhava destaque enquanto criava a filhas, acompanhava Barack Obama em seus compromissos de presidente, abraçava as suas crenças e atuava em prol de suas causas.
Eu posso dizer que ela não é qualquer mulher, afinal, não deve ser nada fácil quando o mundo inteiro está te observando e buscando os seus erros.
O mais interessante é que mesmo tendo uma infância simples, ela nunca desistiu dos seus sonhos e sabia que seus esforços seriam recompensados. E foram!
Sua mãe era dona de casa e seu pai funcionário da usina de água, mas nem por isso ela recebeu uma educação ruim. Seus estudos fizeram com que ela se formasse em duas universidades renomadas, Princeton e Harvard.
Depois de formada e trabalhando em um escritório de advocacia, foi direcionada a orientar um jovem advogado, o futuro presidente dos Estados Unidos e marido, Barack Hussein Obama.
Desde cedo, é possível perceber que foi ela quem orientou e ajudou um futuro presidente ao mesmo tempo cuidava de suas filhas. O branding pessoal da Michelle Obama começou muito antes dela chegar na Casa Branca, pois sempre foi fiel a seus valores e investiu neles.
Como primeira dama ganhou mais visibilidade e pode investir em coisas que acreditava. Ela criou a campanha “Let’s Move” que ajudava a combater a obesidade infantil e em jovens. Se engajou na iniciativa “Let Girls Learn” para que meninas e jovens pudessem estudar.
Michelle também lutava pelo direito das mulheres e isso ficava nítidos em seus comentários e postagens em redes sociais. Isso a tornou um símbolo de mulher forte e exemplo a ser seguido.
Enquanto lutava pelo que acreditava, ganhou cada vez mais visibilidade e, sem perceber, acabou se tornando uma referência em diversos assuntos, inclusive em moda pelo jeito elegante e único de se vestir.
O branding pessoal da Michelle Obama foi se desenvolvendo em todos os pontos, a cada aparição que ela fazia era espontânea e isso a aproximava das pessoas.
Uma das coisas que sempre notei é que ela estava à vontade em qualquer ambiente. Não importava se era um encontro de presidenciáveis ou uma visita a uma instituição carente, ela estava sempre disposta a conhecer as pessoas e a recebê-las bem.
Branding pessoal da Michelle Obama
Quando conheci um pouco melhor a história da Michelle pude entender porque ela possui uma marca pessoal tão forte que não a fez ficar a sombra de um presidente. Ela se preparou para ser uma pessoa que não passa despercebida e sempre teve os seus ideais como um norte para sua vida.
Ela soube aproveitar as oportunidades que a vida pública lhe deu. Era autêntica e investia no que acreditava, ao mesmo tempo buscava tornar a vida das pessoas melhor. Quem não vai admirar alguém que luta para incentivar o estudos, preza por uma vida mais saudável e ainda cuida bem da família?
O branding pessoal da Michelle Obama é um caso que merece ser destacado, pois mesmo após deixar de ser a primeira dama, ela continuou em evidência. Mesmo que busque uma vida menos pública, continua dando a sua opinião e sempre defende as causas em que acredita.
Se depois de ler tudo isso ainda está um pouco confusa do que o branding pessoal da Michelle Obama tem de especial, eu te respondo. Ela é transparente, acredita nos seus valores e representa algo para as pessoas.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!
Jac Lopes
Especialista em Marketing e Branding de Marcas e de Pessoas
Embaixadora da Ponto Pessoal