Você já deve ter se perguntado como promover a sua marca pessoal e, se me segue, já recebeu algumas dicas de como fazer isso. O problema é que existem erros comuns em marketing pessoal que podem ter o efeito contrário das dicas que dou.
Imagine que está trabalhando para passar uma imagem positiva e de uma profissional bem-sucedida, mas, de repente, um deslize pode colocar tudo em dúvida. Por isso é preciso ter atenção em suas atitudes para que não cometa erros.
Para te ajudar, separei alguns erros comuns em marketing pessoal que podem comprometer a sua marca pessoal e como evitá-los.
Ficar presa a sua antiga profissão
Você pode querer mudar de carreira ao longo da sua vida ou se tornar uma empreendedora e ter o seu próprio negócio. Se optar pela transformação não deixe que seu passado fique te perseguindo e seja um obstáculo para as novas conquistas.
Deixou de ser uma gerente comercial e abriu a sua loja de vestuário? É nisso que você deve investir e começa a divulgar o seu conhecimento em moda e administração. Mesmo que sua experiência nesse novo setor não seja tão ampla, divulgue as suas conquistas em vez de ficar falando da antiga carreira.
As pessoas precisam conhecer sua nova aptidão e, a partir daí começarão a surgir as oportunidades que você deseja.
Deixar seu perfil obsoleto
Outro dos erros comuns em marketing pessoal é deixar de atualizar os seus perfis nas redes sociais. Se as pessoas por algum motivo perderam seu contato ou estão em busca de profissionais com determinado perfil, a internet pode ser um meio fácil para te encontrar.
As redes sociais e seu site são maneiras de buscar informações sobre você, porém, se esses canais não estiverem atualizados surgirão dúvidas. Você continua realizando o mesmo trabalho? Mudou de profissão? Saiu do país?
Se as informações estão obsoletas não será possível entrar em contato com você e nem saber do seu paradeiro. Por isso, mesmo que esteja sem muito tempo, se dedique a atualizar o seu perfil nas redes sociais e a fazer publicações, pelo menos, semanais nelas e no seu blog.
Ao fazer isso os outros saberão que continua atuando e como entrar em contato e novos trabalhos podem surgir.
Um dos erros comuns em marketing pessoal é achar que seguidores são tudo
Eu já falei no meu blog a importância de ter likes em vez de seguidores. Pode surgir uma dúvida: os números ajudarão a promover a sua marca pessoal e contribuir de forma positiva com o seu marketing? Sim, números são importantes desde que sejam verdadeiros.
Tem gente que paga ferramentas para conseguir um grande número de seguidores, só que esses não estão interessados no negócio e nem em você. Resultado: eles não converterão em negócios e oportunidades, ou seja, não tem grande valia.
Se quiser ter uma grande quantidade de seguidores preze pela qualidade. Use hastags que possam ser de interesse da sua audiência, siga influenciadores que possuem os mesmos interesses que os seus e faça postagens direcionadas.
Aos poucos a quantidade de seguidores começa a aumentar e eles compartilham suas postagens por gostarem delas. Isso atrai mais pessoas interessadas no seu marketing pessoal e logo os números crescem.
Falar apenas sobre você
Possíveis clientes, parceiros de negócio e sua audiência possuem interesse em te conhecer melhor, saber sobre sua rotina e seus feitos. Só que apenas isso não basta, eles querem conhecer o que a sua marca pessoal tem a oferecer.
Não deixe que um dos erros comuns em marketing pessoal faça você pensar que a sua vida é o centro das atenções. Ofereça mais a quem lhe segue, publique conteúdos relevantes e que possam ajudar a esclarecer dúvidas.
Equilibre o seu conteúdo, deixe que a maior parte seja de assuntos que sua audiência precisa, mas, não deixe de falar de você ou sobre suas experiências em menor escala.
Depois de ler tudo isso, identificou se estava comentando alguns dos erros comuns em marketing pessoal? Eu espero que não, mas, se estiver as minhas dicas vão te ajudar a consertar a sua estratégia e lhe render uma marca pessoal forte como a minha.
Está na dúvida se está cometendo outros erros comuns em marketing pessoal? Deixe seu comentário com a sua dúvida, eu posso responder ou quem sabe ela até rende um post.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes