O que eu aprendi sobre marca pessoal no PBEX Experience 2017

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Hoje eu resolvi fazer um post um pouco diferente aqui para o blog. Dessa vez não vou abordar um assunto, mas, um evento que eu tive o prazer de participar, o PBEX Experience.

O PBEX Experience ou Personal Branding Experience Brasil 2017, reuniu vários especialistas da área e aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro. Foram várias palestras de speakers nacionais e internacionais para que pudéssemos aprender e refletir sobre marca pessoal e o quão ela é importante nos dias de hoje.

A anfitriã e organizadora do evento foi a DANIELA VIEK® , uma especialista que atua na área de personal branding desde 2004, junto com HENRIQUE ALEXANDRE da YOUBRAND.

Os dois são alguns dos maiores especialistas de personal branding no Brasil.

A Daniela Viek apresentou um novo nome para o networking, capital relacional e mostra a importância de construirmos relacionamentos.

Aliás, Já falei sobre ela aqui no blog no artigo 5 Mulheres de Sucesso para seguir no YouTube. Vale a pena visitar o canal dela para ter uma amostra do que foi o evento e o que ela tem de conhecimento.

Para mim foram dois dias incríveis onde pude aprender muito sobre marca pessoal – um assunto ainda novo em nosso país – e ampliar ainda mais minha visão sobre esse mundo. As palestras foram realizadas por pessoas que eu admiro muito e que deram dicas muito valiosas.

Eu sempre que posso trago informações e compartilho o meu conhecimento e, nesse caso não poderia ser diferente. Quem me acompanhou esses dias no meu Instagram viu que eu postei no meu stories um pouquinho do que estava acontecendo no evento e agora vai saber mais detalhes.

O que eu aprendi sobre marca pessoal no PBEX Experience

Queria transmitir tudo o que aprendi durante todos esses dois dias, mas a verdade é que foram tantas informações maravilhosas (e o melhor, vi que estou indo pelo caminho certo) que seria impossível explicar tudo em um único texto.

Por isso, fiz um apanhado com os momentos que considero mais importantes do PBEX Experience e que podem contribuir com a construção da marca pessoal de vocês.

Para organizar melhor as informações, resolvi ressaltar alguns palestrantes (dentre tantos que marcaram presença no evento) e então fazer um breve resumo sobre o que apresentaram e me fizeram ver.

Espero que gostem!

Ricardo Silva Voz

Sua voz é linda e impactante, forte, decidido. Mostrou a importância de alinhar o tom de voz a seu corpo. Sua voz e suas expressões físicas tem o poder de mudar o ambiente que você está.

Conexão com sua audiência é o mais importante no processo de comunicação, tem que gerar empatia. O que mais legal:

“Fale sempre o nome das pessoas com um sorriso, isso gera conexão imediata”.

Outra dica excelente:

“Olhe para você e veja se compraria o que você vende”.

Achei essas duas colocações incríveis porque sempre fiz isso intuitivamente.

André Streppel

Ele abriu sua palestra  de terno bem elegante, se apresentando como uma executivo, um homem com valores bem sedimentados.

No primeiro template fez a conexão com a plateia dizendo: “Sou pai, marido, escritor, executivo e velejador.”

Durante a palestra mostrou todas as dificuldades que passou desde pequeno e foi, aos poucos, despindo o executivo e mostrando o velejador que quebrou recordes por seu país – e se orgulha muito do seu feito.

Todos vibramos e fizemos conexão imediata com ele.

O velejador fez o processo de personal branding pelo Método You e criou sua marca pessoal “a quatro mãos” com especialistas altamente conceituados..

André me fez ver que, quando você é visto como uma pessoa com erros e acertos, recebe mais atenção e cria conexão imediata com sua audiência através dos seus valores.

Ou seja, nós somos muito mais do que uma imagem profissional.

Anderson Tamborim

Ele trabalha com a polícia civil analisando microexpressões e avaliando a verdade no que é dito. De acordo com a expressão facial é possível saber o que a pessoa está sentindo naquele momento e a que sentimento está ligada. E que o sorriso só é verdadeiro quando a arcada superior aparece.

Ele reforça que todos somos indivíduos emocionais tentando ser racionais e que sempre as emoções acabam predominando.

Aprendi a importância de ser verdadeira nas expressões faciais – e que nada melhor do que expressar felicidade através de um sorriso real.

Fábio Bandeira de Mello

Ele falou sobre networking estratégico e do Administradores.com. Focou em 3 palavras: relacionamento, conexão e troca. Pessoas com bons resultados estão a todo momento fazendo essas palavras acontecerem.

Outro ponto que ele citou a teoria de Stanley Milgram, que diz que todas as pessoas no mundo estão conectadas por aproximadamente 6 pessoas de distância. Porém, mais recentemente o Facebook diz que essa distância é de apenas 3,5 pessoas.

E quanto mais pessoas se conhece, mais chance se tem de sucesso profissional, uma vez que 80% dos empregos são conquistados por QI (quem indica).

Eu realmente sou prova viva que essa estatística é real, das 9 empresas de segmentos bem diferentes que trabalhei em todas eu me recoloquei por indicação, pelo forte capital relacional ou networking como chamamos no jargão executivo, que fiz ao longo da minha carreira.

O Fábio também apresentou alguns insights para construir um networking estratégico.  

  • Exista, pois quem não é visto não é lembrado
  • Quer ser personagem? Faça teatro. No mundo corporativo é preciso ser sincero e transparente
  • Networking não é questão de inteligência e sim de paciência
  • Esteja aberto 24 horas, em todos os lugares
  • Importante entender de algum assunto para gerar conectividade
  • Nunca almoce sozinho
  • Trate as pessoas como bebês, interagindo e dando atenção o tempo todo
  • 1 vez por dia mande conteúdo que faça diferença para alguém do seu círculo
  • Goste das pessoas e saiba seus nomes
  • Gere valor sem pedir nada em troca

Felipe Nasser

Especialista em neuromarketing e personal branding, ele explicou como funciona o processo químico do cérebro.

Felipe reforçou a importância de contar histórias e que nesse campo as mulheres ganham muito espaço. Outro ponto reforçado é que devemos fazer parte das histórias que contamos e que devemos demonstrar a nossa exclusividade nelas.

Com esse palestrante minha conexão foi imediata! Achei incrível entender como o cérebro age o tempo todo nos ajudando a fazer link com as pessoas e as histórias que contam.

No meu blog você pode ver como descrevi minha carreira profissional e vida pessoal em forma de biografia, tenho uma grande história e quero sempre contá-la para inspirar outras pessoas.

Talaya Waller

A Talaya é uma palestrante internacional e que diz que precisamos comunicar a nossa história de uma maneira que ninguém mais faça.

Ele fala sobre os casos de CEOs que são seguidos por serem quem são e não pelas empresas em que atuam. Deixa clara a importância de não vincular a sua marca pessoal a uma empresa, para que ela não seja perdida em caso de desligamento.

E que os Millennials vão precisar construir bem a sua marca pessoal, pois tendem a mudar cerca de 15 vezes de emprego sem se apegar a marca.

Tana Storani

Essa é uma expert em Linkedin e reforça a importância de saber falar inglês para fortalecer a sua marca pessoal.

Ela disse da relevância que essa rede social pode ter e que deve ser usada todos os dias, pois quanto mais você usar, mais vai aparecer.

É importante se conectar às pessoas estratégicas para conseguir uma melhor visibilidade. Vi o quanto estar com forte presença na ferramenta e me preocupar em colocar bons posts faz toda diferença.

Aliás, publicar com frequência no Linkedin tem me trazido excelentes resultados de visibilidade para minha marca pessoal.

Adriano Tadeu Barbosa

Muito simpático e elegante, Adriano é especialista em imagem pessoal e reforça o que eu já falei algumas vezes, que todos nós somos um produto que precisamos nos vender e trabalhar a imagem.

A construção da marca pessoal deve envolver propósitos, pois sempre vamos buscar por pessoas e não por empresas.

Ele diz que conhecimentos técnicos todos têm, porém, demonstrar o nosso lifestyle nos torna mais humanos e demonstra nossos valores. Nós devemos separar a vida profissional da particular, mas em alguns momentos elas irão se cruzar.  

Eu tenho certeza disso e sempre cuidei para que os cargos de liderança que eu ocupava como diretora não me transformassem em uma pessoa inacessível e pedante. Sempre mantive minhas amizades de infância e todos que são importantes na minha vida pessoal.

Sempre cuidando, é claro, da minha marca pessoal.

Fernando Palácios

É o maior especialista em Storytelling. Chamado de Pedro Alvares Cabral do país, mostrou a importância de contarmos histórias. Por meio delas podemos demonstrar as nossas dificuldades, como fazemos para superá-las e alcançarmos o queremos.

Sempre devemos usar verbos de ação para conseguirmos nos conectar com os ouvintes e usar histórias que criem com eles conexões. Quando se ouve uma história legal, ela acaba sendo passada para frente e a sua marca pessoal é divulgada.

Carlos Camara

Esse especialista em apresentações corporativas também falou de como contar boas histórias e como usar as apresentações de maneira correta.

Dentre as dicas de apresentações que ele trouxe estava a de criar um roteiro antes de tudo, pensando na mensagem a ser passada e quem será a sua audiência. É preciso que a história contada consiga ligar dois pontos, deve-se ter um de partida e outro de chegada.

Quando for montar a apresentação prefira colocar imagens e coloque apenas uma mensagem por slide. Quanto mais limpa a apresentação estiver é melhor, assim você será o foco. É preciso trabalhar as cores e contrastes de forma estratégica para atrair a atenção aos pontos de destaque.

Ele citou algumas fontes de onde podemos conseguir insumos para as apresentações: www.pexels.com, www.fontsquirrel.com e Flaticon

Nancy Vásquez

A simpática mexicana irá sediar o próximo Pbex de 2018 em sua terra natal. Falou sobre o valor da marca pessoal e me deixou com uma pontinha de preocupação com a pergunta: “ Você sabe quanto vale a sua marca pessoal?”

Espero revê-la no México no próximo Pbex e até lá descobrir quanto vale a minha marca pessoal.

Esse é um resumo do que foi apresentado nas palestras, mas eu digo que vale muito a pena seguir cada um desses profissionais brilhantes nas redes sociais e aprender mais.

Além deles existem muitos outros palestrantes que foram valiosíssimos para agregar conhecimento como:

Ilana Berenholc que falou sobre os introvertidos;

Luiza Alano que mostrou a arquitetura com neurociência;

Olímpio Araújo que mostrou o valor das mídias sociais e do marketing para marca pessoal;

Silvana Lages que mostrou seu programa para que as mulheres se reinventem e sejam cada dia mais felizes;

Jackson Aquino que nos fez uma pergunta muito incomoda: Porque nos sentimos bem perto de quem não nos julga?  

Separei também algumas frases que me marcaram e que espero que te façam pensar.

“A riqueza está na diversidade. Tem lugar e espaço para todos, tenha coragem de ser você mesmo” (Silvana Lages)

“As pessoas entendendo o que você diz, farão o que você quer” (Ricardo Silva Voz)

“Não apenas fale de seus feitos… Conte como aconteceram e comprove as suas habilidades.” (Fernando Palácios)

“Olhe o que todos olham, mas faça o que ninguém faz” (Felipe Nasser)

Sempre que eu participar de eventos venho aqui compartilhar com vocês o meu aprendizado.

Também sugiro seguir os seguintes palestrantes no Instagram:

👀Palestrantes do Pbex 2017👀

Os nacionais:

André Streppel@andre.streppel; Anderson Tamborim@anderson_tamborim; 

Adriano Tadeu Barbosa@adrianotadeubarbosa; Carlos Câmara@cecamara;

Fábio Bandeira de Mello @fabiobandeirademello;

Felipe Nasser@fenasser84; Fernando Palácios@wwriter; 

Jackson Aquino @prjacksondeaquino; Luiza Alano @arqluizaalano; 

Olimpio Araújo Jr@gestordemarketing; Ricardo Silva Voz@ricardosilvavoz; 

Silvana Lage@silvanalages;

E os internacionais:
Henrique Alexandre@henrique_alexandre;

Ilana Berenholc@ilanaberenholc; Nancy Vásquez @nanvancy; Talaya Waller@talayawaller ;

Tana Storani @tanastorani

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

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